A classe executiva dos Airbus A380 da Lufthansa passará por um processo de modernização que se inicia já nos próximos dias. O programa de retrofit prevê a substituição completa das poltronas, a incorporação de novos recursos de conforto e a modernização integral da frota do modelo até 2027.
A Lufthansa dará início, nos primeiros dias de fevereiro, ao programa de modernização da classe executiva de seus Airbus A380-800. As aeronaves retrofitadas terão novas poltronas premium em todas as oito unidades do modelo atualmente operadas pela empresa. A expectativa é que o produto já esteja em operação a partir de abril.
O primeiro avião da Lufthansa a passar pelo processo será o A380 identificado como “Mike-Charly”. Os trabalhos ocorrerão nas instalações da Elbe Flugzeugwerke (EFW), em Dresden, na Alemanha.
Modernização e renovação da frota
O retrofit do A380 está inserido em no programa de atualização dos interiores de cabine da Lufthansa. Além do superjumbo europeu, a companhia também planeja instalar novos assentos em todas as classes a bordo dos Boeing 747-8 e Airbus A350-900.
Segundo a empresa, outras aeronaves da frota existente passarão por processos semelhantes em sequência, como parte do esforço para padronizar e elevar o nível do produto oferecido em voos de longo curso.
Após a conclusão do retrofit, cada Airbus A380 da Lufthansa contará com 68 assentos na classe executiva. A aeronave também dispõe de oito assentos na primeira classe, 52 na premium economy e 371 na classe econômica, mantendo o A380 como o maior avião de longo curso da frota da companhia.
Novas poltronas de classe executiva

Créditos: Lufthansa Group
A nova classe executiva do A380 da Lufthansa será equipada com assentos fornecidos pela fabricante Thompson. As poltronas oferecem acesso direto ao corredor para todos os passageiros, largura de 58 centímetros e comprimento de cama de pelo menos dois metros quando totalmente reclinadas.
Entre os recursos adicionais estão conectividade Bluetooth e divisórias ajustáveis, que permitem maior privacidade durante o voo. A Lufthansa afirma que o novo layout foi projetado para oferecer mais conforto em comparação com a configuração anterior.
Certificação já existente acelera retorno ao serviço
A companhia informou que poderá utilizar uma certificação já existente para a nova cabine, o que elimina a necessidade de um processo regulatório prolongado. Com isso, a expectativa é que os passageiros tenham acesso à nova classe executiva do A380 poucas semanas após a conclusão das primeiras modificações.
Heiko Reitz, Hub Manager Munich da Lufthansa Airlines, afirmou:
“A Lufthansa opera a única frota robusta de A380 na UE, baseada em nosso aeroporto 5 estrelas. A modernização reforça nosso compromisso em oferecer uma experiência de voo de alto nível na aeronave de longa distância, tão popular entre nossos clientes. Os novos assentos premium oferecem mais privacidade e um conforto significativamente maior do que antes. Estamos ansiosos para oferecer aos nossos passageiros essa experiência de viagem aprimorada na classe executiva a partir de abril.”
Manutenção e cronograma do programa
Além da modernização da cabine, os A380 passarão por trabalhos de manutenção programada durante a permanência em Dresden. Após a conclusão das inspeções e modificações, o primeiro avião deverá retornar à base de Munique em abril, quando será reintegrado à operação regular.
A Lufthansa estima que todas as oito aeronaves do modelo estarão completamente retrofitadas até meados de 2027.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos que publicamos recentemente sobre a Lufthansa, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.



