A Lufthansa anunciou mudanças importantes em seus voos para o Brasil. A partir de 30 de março de 2025, a companhia suspenderá temporariamente o voo direto entre Aeroporto de Guarulhos, São Paulo e Munique. Além disso, irá reduzir a frequência da rota entre o Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, e Frankfurt.
Suspensão Operação São Paulo e Munique
A rota entre São Paulo (Guarulhos) e Munique, operada com o Airbus A350-900, deixará de ser regular apenas quatro meses após o seu lançamento. Inaugurado em dezembro de 2024, o voo vinha sendo operado três vezes por semana e registrava uma média de ocupação superior a 93%. Foram cerca de 13 mil passageiros transportados no período.
Entretanto, apesar do bom desempenho, a Lufthansa atribui a suspensão à falta de aeronaves em meio a desafios de frota. A previsão é que a ligação entre São Paulo e Munique retorne como operação sazonal. Espera-se que a rota volte a operar durante o inverno europeu e o verão sul-americano. O primeiro voo da nova temporada está programado para 27 de outubro de 2025.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Lufthansa interrompe uma operação entre Munique e o Brasil. No passado, a companhia chegou a voar para o Galeão, no Rio de Janeiro, mas posteriormente optou por concentrar os voos em Frankfurt.
Redução Operação Rio de Janeiro e Frankfurt
Outra mudança importante será na rota entre o Rio de Janeiro (Galeão) e Frankfurt. A partir de 30 de março de 2025, a Lufthansa reduzirá a frequência dos atuais cinco voos semanais para três. As novas operações partirão do Rio às segundas, quartas e sábados.
Os voos partem do Aeroporto do Galeão às 16h15 e tem previsão de chegada em Frankfurt às 08h35 (+1). A rota, diferentemente de São Paulo – Munique, é operada pelo Boeing 787-900 da companhia.
Segundo a companhia, da mesma forma, a redução tem relação com a necessidade de realocar aeronaves diante das limitações de frota.
Readequação Malha Aérea e Desafios Globais
As mudanças feitas pela Lufthansa refletem o cenário global da aviação, em que atrasos na entrega de novas aeronaves e questões operacionais afetam diretamente a oferta de voos, inclusive para mercados estratégicos como o Brasil.
Mesmo com as reduções, a Lufthansa mantém presença relevante no país, com voos diários entre São Paulo e Frankfurt, além da rota do Rio de Janeiro para Frankfurt que seguirá operando, embora com menos frequências.
A Lufthansa reforçou que o voo São Paulo – Munique deverá voltar no final de 2025 como operação sazonal, aproveitando o fluxo de turistas europeus para o Brasil durante o inverno no hemisfério norte e o verão no sul.
Por enquanto, passageiros que desejarem voar com a companhia entre o Brasil e a Alemanha terão como principal opção a rota São Paulo – Frankfurt, que seguirá operando normalmente.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.