LATAM Pass faz alterações no programa e algumas das mudanças não são boas para os clientes

8
lientes LATAM Pass Black e Black Signature se manifestam em relação às recentes alterações no programa

O LATAM Pass anunciou hoje algumas alterações no seu programa de pontos e, infelizmente, no geral as mudanças a serem feitas não são boas para os clientes fiéis da empresa.

As mudanças vieram com um viés positivo segundo o qual a empresa lançará novas funcionalidades digitais que irão melhorar a experiência dos clientes. No geral, entre os pontos positivos e negativos do anúncio, acredito que os clientes têm mais a perder do que a ganhar com o que vem pela frente!

LATAM Wallet

A principal novidade anunciada hoje pela LATAM é a carteira digital ou Wallet, que será automaticamente criada assim que os clientes entrarem em suas contas.

Na Wallet será possível armazenar e utilizar digitalmente os créditos oriundos de reembolsos, contingências operacionais (extravio de bagagem, cancelamento de voos e atrasos, por exemplo) e Travel Voucher, ou adquiri-los com boletos, transferências bancárias (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Banrisul) e até mesmo via Pix.

Além disso, os créditos na LATAM Wallet poderão ser usados rapidamente para comprar passagens e outros produtos da LATAM (como bagagens e assentos, por exemplo).

Segundo a LATAM, a partir de outubro o resgate digital do LATAM Pass permitirá ao cliente do programa selecionar o assento e demais produtos do voo (bagagens, seguros, hotéis, entre outros) no próprio fluxo de compra e alterar ou solicitar o seu reembolso pelo canal digital, em vez do Call Centre.

Mudanças no LATAM Pass

Como eu disse acima, infelizmente, junto com a introdução da LATAM Wallet, vem algumas alterações no programa. Algumas são boas, mas outras tiraram benefícios valiosos dos clientes mais fiéis da empresa.

Vamos lá conferir cada uma delas!

Resgate de Passagens com Pontos e Dinheiro

Essa é sem dúvida uma boa notícia e que equipara o LATAM Pass com a Smiles e TudoAzul onde já, há bastante tempo, é possível combinar pontos e dinheiro numa emissão de passagem.

Canais de Atendimento para Solicitar Alteração ou Reembolso

Até agora, os clientes que quisessem alterar ou cancelar uma passagem emitida com pontos só o podiam fazer através do call centre, que todos sabemos é um verdadeiro desafio.

Com a introdução das melhorias digitais, os clientes poderão fazer tais solicitações online. Novamente, vemos o LATAM Pass se equiparando à Smiles, onde isso já é possível há algum tempo.

Resgate de Voos com Companhias Parceiras

Aqui vem um ponto interessante, pois teoricamente isso já era possível no site atual. Porém, na prática, são raros os exemplos de clientes que conseguiram fazer tais resgates online. Esperamos que, finalmente, este problema seja resolvido.

E continuando com um paralelo com a Smiles, isso já é possível na programa da laranjinha há muito tempo.

Atualização: Posteriormente ao comunicado distribuído, o LATAM Pass corrigiu a informação dizendo que a emissão de passagens com pontos usando tabelas fixas para as empresas parceiras continuará sendo feita apenas pelo call centre.

No site estarão disponíveis apenas as emissões interline com as empresas parceiras do programa, isto é, valor em reais convertidos em pontos, do mesmo modo que é feito pelo TudoAzul e Smiles.

Fonte: Melhores Destinos

Seleção de Assento e Outros Serviços Durante a Reserva

Agora os clientes poderão marcar assentos e comprar outros serviços no momento da reserva do bilhete, sem a necessidade de ir a “Minhas Viagens” após concluída a compra.

Classes Tarifárias em Voos com Pontos

Aqui vem uma das grandes perdas para os clientes do programa. A partir de 20 de outubro as passagens emitidas com pontos terão as mesmas classes tarifárias dos bilhetes pagos, isto é, Promo, Light, Plus e Top.

A principal perda aqui é a bagagem despachada que estava incluída em todas as emissões internacionais com pontos. Com a alteração, para ter a bagagem incluída no bilhete, os clientes terão que pegar as tarifas Plus ou Top, que obviamente são mais caras.

Os cupons para upgrade de cabine também foram afetados pela mudança, já que agora para usá-los os clientes terão que fazer suas reservas nas classes Plus e Top.

A única boa notícia é que os clientes poderão fazer reservas na econômica premium nacional usando pontos. Agora, se isso vale a pena ou não já é assunto para outra discussão.

Desconto de 10% em Resgates para Clientes Black e Black Signature

A partir do dia 20 de outubro este desconto deixará de existir.

Multa para Alteração de Passagens

Hoje os clientes Black e Black Signature não pagam multa para cancelar ou alterar as suas passagens. Já a partir de 20 de outubro esse benefício desaparece e passa a valer as regras do bilhete emitido.

Tome Nota

As mudanças apresentas pelo LATAM Pass como uma revolução digital que visam melhorar a experiência dos clientes, apenas a deixa em pé de igualdade com seus concorrentes ao oferecer funcionalidades há muito existentes em outras empresas aéreas.

No final das contas, os clientes fiéis, principalmente os Black e Black Signature, não têm nada a comemorar com as novidades de hoje. Em realidade, imagino que alguns irão até rever o seu relacionamento com a LATAM.

Se é que podemos dizer isso, a única coisa boa deste anúncio da LATAM é que ele foi feito com três meses de antecedência.

O que vocês acharam destas mudanças do LATAM Pass?

Para Saber Mais

Neste link você pode conferir outras publicações sobre o LATAM Pass.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.