Má notícia! A partir de setembro de 2025, o programa de fidelidade LATAM Pass passará por mudanças significativas em seu sistema de concessão de upgrades para as cabines Premium Economy e Premium Business.
Essas alterações vão impactar os passageiros frequentes da companhia, especialmente os que pertencem às categorias mais altas do programa LATAM Pass, como Black Signature e Black.
A Nova Regra para Upgrade de Cabine
Até agora, o upgrade de cabine era um dos benefícios mais valorizados pelos clientes elite da LATAM, concedido de acordo com a categoria elite do cliente, o fato de possuir um cartão cobranded Itaú LATAM Pass e a disponibilidade de assentos.
A nova política, no entanto, adiciona uma enorme camada de restrição: a partir de setembro, os upgrades só serão concedidos se houver assentos disponíveis que não tenham sido vendidos, alocados por questões operacionais ou ocupados por passageiros que venceram um leilão de upgrade ou pagaram pelo upgrade instantâneo.
Isso significa que a chance de um cliente elite conseguir um upgrade cortesia diminuirá drasticamente, uma vez que a prioridade da empresa será preencher as cabines superiores por meio de leilão ou upgrade instantâneo, gerando mais receita.
O que eu considero inaceitável é o fato da LATAM alterar as regras no meio do ciclo de status do cliente, que investiu no programa com base nas regras até então vigentes e de uma hora para outra, viu seu benefício alterado inesperadamente.
O correto seria anunciarem essas mudanças a partir de abril de 2026, dando tempo para os clientes decidirem se investiriam ou não no programa durante o período de qualificação atual.
Upgrade por Leilão e Upgrade Instantâneo
Upgrade por leilão: no upgrade por leilão, o cliente faz uma oferta com o valor que estaria disposto a pagar para viajar em uma cabine premium e aproveitar todos os seus benefícios. A cobrança no cartão só será efetivada se a oferta for aceita.
Upgrade Instantâneo: no upgrade instantâneo, o cliente paga um valor fixo para garantir o upgrade de cabine de forma imediata. As ofertas podem ser feitas a partir da compra do bilhete até 12 horas antes da decolagem, sempre que houver disponibilidade na cabine Premium Economy ou Premium Business.
Antecedência da Confirmação do Upgrade
Outro ponto relevante da atualização é a mudança na antecedência com que os upgrades são confirmados, conforme a categoria elite do cliente LATAM Pass:
- Clientes Black Signature e Black terão seus upgrades confirmados a partir de 6 horas antes do voo.
- Clientes Platinum, Gold Plus, Gold e LATAM só terão a confirmação a partir de 2 horas antes do voo.
Além disso, a LATAM destaca que, em casos de necessidade operacional, o upgrade poderá ser revogado até o momento do embarque. Isso já era uma prática vigente e continuará sendo aplicada conforme as circunstâncias exigirem.
Novidade: Upgrade com Milhas LATAM Pass
Apesar das restrições anunciadas, a LATAM também traz uma novidade a partir de setembro de 2025, quando será possível solicitar Upgrade de Cabine instantâneo ou por Leilão utilizando milhas LATAM Pass.
Essa funcionalidade oferecerá aos passageiros uma nova forma de acesso ao upgrade de cabine, independentemente da sua categoria no programa LATAM Pass e será uma alternativa viável, especialmente para quem deseja garantir o conforto de uma cabine superior sem depender exclusivamente da disponibilidade por trechos cortesia.
Tome Nota
Embora essa seja uma péssima notícia para os clientes elite da LATAM, que investiram na companhia para usufruirem dos upgrades de cabine cortesia, as mudanças nos critérios de upgrade representam uma reestruturação na estratégia da empresa para equilibrar fidelização e rentabilidade.
Por outro lado, a introdução dos upgrades com milhas LATAM Pass oferece uma via alternativa e mais democrática para toda a base de clientes.
O que vocês acharam das novas regras para Upgrade de Cabine do LATAM Pass?
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outros artigos sobre o LATAM Pass no nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.