Edit – 26 de outubro de 2025
Após publicação deste artigo, a concessionária do Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM) anunciou o adiamento da cobrança da taxa de conexões internacionais, que passará a ser cobrada a partir de 07 de dezembro. Assim, a LATAM suspendeu o benefício de remarcações gratuitas antes anunciado pela companhia.

A LATAM anunciou flexibilidades comerciais para passageiros com conexões internacionais em Lima, oferecendo remarcações gratuitas sem multa ou diferença de tarifa, após a concessionária do aeroporto implementar a nova taxa de conexão internacional.
A partir de 27 de outubro de 2025, a concessionária que administra o Aeroporto de Lima começará a cobrar a taxa de conexão internacional (TUUA). Para amenizar o impacto nos passageiros, a LATAM anunciou flexibilidades comerciais para quem tiver voos internacionais com conexão no aeroporto peruano.
Remarcações Sem Custo
Os passageiros LATAM que fariam conexão em Lima, poderão remarcar gratuitamente seus voos, sem multa e sem diferença de tarifa, mantendo a mesma data de viagem. A alteração pode incluir a mudança do ponto de conexão de Lima para outro aeroporto LATAM, como Bogotá (BOG), São Paulo (GRU) ou Santiago (SCL), ou ainda optar por um voo direto, sujeito à disponibilidade.
A flexibilidade vale para passagens emitidas antes de 23 de outubro de 2025 com conexões internacionais em Lima entre 27 de outubro e 2 de novembro de 2025.
Suspensão da Rota Lima-Orlando
Devido à nova taxa, a LATAM também decidiu suspender temporariamente a estreia da rota direta entre Lima (LIM) e Orlando (MCO), que estava prevista para 26 de outubro. A empresa informou que a decisão é uma medida de adaptação frente à implementação da Tarifa Unificada de Uso do Aeroporto (TUUA).
Tarifa Unificada de Uso de Aeroporto (TUUA)
A Tarifa Unificada de Uso de Aeroporto (TUUA) é uma cobrança aplicada pelos serviços de infraestrutura e operação do terminal de Lima, incluindo áreas de embarque e desembarque, sistemas de bagagem, transporte interno, sinalização e segurança.
Até agora, essa taxa era cobrada apenas de passageiros que iniciam ou encerram sua viagem no aeroporto. A novidade é a introdução de uma TUUA de transferência, voltada para passageiros em conexão internacional que permanecem no terminal apenas para trocar de voo.
A medida, que entrará em vigor a partir de 27 de outubro de 2025, foi determinada pela concessão do novo terminal ampliado, e busca cobrir os custos operacionais e de manutenção da infraestrutura utilizada por quem está em trânsito. Para conexões internacionais, o valor será de US$ 12,67 por passageiro.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a LATAM Airlines, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





