O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (USDOT) informou ontem, 22 de maio, que multou o Grupo LATAM em US$ 1 milhão por não reembolsar devidamente os passageiros que tiveram seus voos cancelados nos Estados Unidos.
O departamento informou que, desde março de 2020, recebeu mais de 750 reclamações de passageiros alegando que a LATAM falhou em fornecer reembolsos em tempo hábil após o cancelamento de voos de ou para os Estados Unidos. O USDOT disse ainda que a LATAM levou mais de 100 dias para processar milhares de solicitações de reembolso.
A LATAM, por sua vez, declarou em comunicado que concorda em pagar a multa, porém alega que sempre agiu de boa fé e que dado valor é inapropriado devido às circunstâncias enfrentadas na pandemia.
Durante a pandemia do COVID-19, a empresa chegou a cancelar mais de 1.000 voos por dia e o número de pedidos de reembolso no período quadruplicou. Isso levou a companhia aérea a emitir mais de US$ 62 milhões em reembolsos para passageiros com viagens para os Estados Unidos durante o período da crise sanitária.
Como consequência da grande quantidade de voos cancelados e reembolsos forçados, a LATAM se viu obrigada a entrar com pedido de recuperação judicial, forçando a redução no tamanho da empresa e a demissão de milhares de funcionários.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.