O grupo LATAM espera superar sua capacidade doméstica e de carga pré pandemia no mês de janeiro. No entanto, incluindo os voos internacionais, as operações como um todo ainda estarão em torno de 85% dos níveis de 2019.
Quatro das cinco subsidiárias do grupo – Brasil, Colômbia, Equador e Peru – excederão sua capacidade doméstica pré-COVID este mês, com a única exceção sendo o Chile. A maior recuperação doméstica será no Equador (143% da capacidade doméstica de 2019), seguida de perto pela LATAM Colômbia com 130%, LATAM Peru com 122% e LATAM Brasil com 120%.
“ Os dados das operações domésticas de janeiro (Brasil, Colômbia, Equador e Peru) superam os níveis do mesmo período de 2019, com exceção do Chile, cuja recuperação foi mais lenta em comparação com o restante dos mercados”. Afirma o grupo LATAM
Quanto ao desempenho de dezembro, a LATAM atingiu 85,2% de sua capacidade pré-pandemia, mas apenas 80% na receita por passageiro por quilômetro (RPKs) devido a uma queda na taxa de ocupação de 5,1 pontos percentuais, atingindo 78,4% no mês.
Setor Internacional
Embora as operações domésticas tenham se recuperado totalmente, o grupo aéreo está ficando para trás no setor internacional, com apenas 71% da capacidade internacional recuperada, a LATAM estima que operará cerca de 85% de sua capacidade total em 2019 medida em assentos por quilômetro disponíveis (ASKs).
Somente a LATAM Colômbia está perto de restabelecer sua capacidade internacional pré-COVID em 97%, também é a única subsidiária definida a exceder seu nível pré-pandêmico geral em cerca de 113% de sua capacidade de janeiro de 2019. Internacionalmente, Brasil, Chile e Peru estão todos atrasados na marca de 70-75%, enquanto o Equador operará pouco mais da metade de seus níveis internacionais pré-COVID em 56%.
Durante o mês de janeiro, o Grupo LATAM operará mais de 1.400 voos domésticos e internacionais por dia em 144 destinos em 22 países. Se adicionarmos a isso as operações de carga, o grupo vai operar 1.590 voos diários neste mês. A LATAM comemorou recentemente ser nomeada uma das companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2022, ficando em 4º lugar com um desempenho de pontualidade de 86,31% em 451.651 voos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.