O Grupo LATAM anunciou a saída do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, conhecido como Chapter 11, onde se encontrava desde maio de 2020.
A empresa disse que sai do processo mais eficiente, com uma liquidez de mais de US$ 2,2 bilhões e uma dívida US$ 3,6 bilhões menor em seu balanço patrimonial.
“Hoje é um marco importante para a LATAM. Estamos satisfeitos por concluir uma transformação significativa e sair do nosso processo de reorganização com uma posição financeira fortalecida e um compromisso renovado com a excelência operacional”, disse no documento o CEO do grupo, Roberto Alvo.
Atualmente, o grupo LATAM conta com uma malha aérea de 144 destinos em 22 países e prevê recuperar mais de 85% da sua capacidade global até o fim de 2022, em comparação com 2019.
Entre 2021 e 2022, a LATAM adicionou 10 novos destinos no Brasil e planeja operar 36 novas rotas até 2023.
No início do mês de outubro, o Departamento de Transportes dos EUA aprovou a Joint Venture entre Delta Air Lines e LATAM Airlines Group, LATAM Airlines Brasil, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Peru e LATAM Airlines Paraguai, conforme publicamos aqui.
A parceria passou a permitir que os passageiros tenham acesso a mais de 300 destinos entre a América do Norte e a América do Sul.
“A joint venture entre a Delta e a LATAM ajudará o crescimento do mercado entre a América do Norte e a América do Sul, proporcionando benefícios significativos e necessários para os clientes. Aplaudimos o DOT por esta aprovação final”, afirma Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines. “Agora vamos trabalhar com a LATAM para transformar a experiência de viagem de todos os nossos clientes e criar novas oportunidades para nossos funcionários”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.
Desde então, as duas companhias aéreas alcançaram vários marcos, incluindo:
- acúmulo/resgate mútuo de milhas e benefícios recíprocos para os passageiros;
- terminais compartilhados em aeroportos como Nova York (JFK), São Paulo/Guarulhos (GRU) e Santiago (SCL);
- acesso mútuo a 53 salas VIP Delta Sky Club nos Estados Unidos e 5 salas VIP LATAM na América do Sul, incluindo o novo e exclusivo Delta Sky Club em Los Angeles (LAX) e o novo LATAM Lounge Santiago, no Chile, o maior da América do Sul.
Segundo a LATAM, no dia 15 de novembro será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária para renovar o conselho de administração do grupo.
O que vocês acharam da saída da LATAM do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos?
Para Saber Mais
Para conferir outras publicações sobre a LATAM no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.