Florianópolis acaba de conquistar mais uma conexão internacional direta. A partir de 2 de dezembro, a LATAM começará a operar a rota Florianópolis–Lima com três voos semanais. O anúncio foi feito na noite de 14 de abril, durante cerimônia realizada na Casa d’Agronômica, residência oficial do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
Aqui você encontra:
Nova Rota
A nova rota representa um passo importante na consolidação de Florianópolis como um dos principais hubs internacionais do Brasil. Com a operação direta para a capital peruana, os passageiros ganham em comodidade e economia de tempo. A estimativa é que o novo voo reduza em até três horas a duração da viagem em comparação com os itinerários que exigem conexão em Guarulhos.
Além disso, segundo o governador Jorginho Mello, a novidade comprova o potencial que Santa Catarina para se tornar um hub de conexões com diferentes cidades no mundo.
Agora é a vez de um voo direto pra Lima e assim vamos intensificar o turismo e os negócios entre Santa Catarina e o Peru”, destacou o Governador.
Detalhes da Rota
A expectativa da LATAM é transportar até 43 mil passageiros por ano nessa nova operação, que passa a integrar o portfólio internacional da companhia a partir de Santa Catarina. Atualmente, além da rota Florianópolis–Santiago, a companhia já conecta o Brasil a Lima com partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.
Florianópolis (FLN) → Lima (LIM)
- Frequência: segundas, quartas e sábados
- Partida: 7h10
- Duração: aproximadamente 5h
Lima (LIM) → Florianópolis (FLN)
- Frequência: terças, sextas e domingos
- Partida: 23h40
- Duração: aproximadamente 5h
A operação será realizada com aeronaves Airbus A319, com capacidade para 138 passageiros, ou A320, que acomoda até 176 passageiros.
Investimentos e Conectividade Internacional
A nova ligação direta com Lima reforça a aposta da Latam no fortalecimento das conexões internacionais a partir de Santa Catarina. Segundo Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, destaca:
“A nova rota da Latam para Lima reforça o potencial de conectividade de Florianópolis, ligando o passageiro da Região Sul do Brasil não apenas com o Peru, mas também com a América do Norte e o Caribe. Isso irá não apenas levar mais brasileiros ao exterior, como também atrair mais turistas a Santa Catarina”.
Para o secretário de Turismo do estado, Beto Martins, o novo destino completa um ciclo de importantes conexões.
“Este novo destino completa um ciclo de importantes conexões para Santa Catarina. A LATAM ligará os catarinenses com o Pacífico e Costa Oeste dos Estados Unidos. Uma conquista importante para o movimento de passageiros internacionais que vem crescendo de forma exponencial em nosso Estado”.
Vale destacar que o aeroporto passa a contar com cinco rotas internacionais regulares e consolida-se como o terceiro maior do Brasil em movimentação de passageiros internacionais. Esses resultados acompanham um crescimento exponencial de movimentação de passageiros desde o último ano no Aeroporto de Florianópolis.
Para a secretária estadual de Turismo, Catiane Seif, a nova operação é reflexo de um esforço contínuo pela internacionalização do turismo catarinense.
“A inauguração da rota Florianópolis-Lima demonstra o compromisso do governo Jorginho Mello com a internacionalização de Santa Catarina. Este avanço turístico posiciona nosso estado como destino de excelência, oferecendo experiências inesquecíveis durante todo o ano, não apenas no turismo de lazer, mas também em negócios e eventos”.
Rota com Impacto Estratégico
A nova ligação entre Florianópolis e Lima representa mais que um voo: trata-se de uma ponte entre o Sul do Brasil e diversos destinos da América do Sul, América do Norte e Caribe. O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Monteiro Franca, também esteve presente no anúncio da rota, sinalizando o alinhamento entre a companhia aérea, o governo estadual e o governo federal na ampliação da conectividade aérea do país.
A LATAM já opera atualmente mais de 110 voos semanais em Florianópolis, conectando a cidade com destinos como Brasília, São Paulo/Congonhas e São Paulo/Guarulhos. Para o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, a nova rota “é mais uma oportunidade de consolidação do aeroporto na posição de destaque que ocupa hoje”.
Tome Nota
Com o novo voo direto para Lima, Florianópolis dá mais um passo decisivo na sua internacionalização aérea. A conexão não só encurta distâncias entre o Sul do Brasil e a América Andina, como também reforça o protagonismo do estado de Santa Catarina no turismo e nos negócios internacionais.
Além disso, com o avanço de rotas internacionais nos aeroportos do sul do país (Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba), observa-se uma mudança de perspectiva em cenário sul americano. Com esses movimentos, a centralização como hub do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ao menos para rotas na América do Sul, deixa de ser tão expressiva.
Resta saber se o Sul do Brasil terá condições de expandir suas rotas e conectividade com outros países, como por exemplo, na América do Central e do Norte e Europa.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.