Imagine aquela empolgação para chegar a Paris, querer aproveitar logo a Torre Eiffel, mas ao invés disso você está com a cara quase arrastando no chão. Bem-vindo ao grande vilão das viagens: o jet lag e aqui deixo algumas dicas de como evitar esse problema.
Aqui você encontra:
Jet Lag
Ao fazer viagens muito longas, principalmente para o leste aonde a mudança de fuso horário será mais drástica a depender do destino, o corpo dá sinais de algo não vai bem: sonolência, insônia, irritabilidade, dor de cabeça, problemas de estômago.
Ele é um transtorno temporário que se manifesta quando o relógio biológico do nosso corpo está fora de sincronia com um novo fuso horário. É uma espécie de fadiga que atinge o organismo de qualquer viajante, seja ele experiente ou não. Por isso, fazer alguns passos antes da sua viagem pode ser essencial para minimizar ao máximo, ou até mesmo evitar, os efeitos do jet lag.
Dicas de como Evitar o Jet Lag
Água Hoje, Água Amanhã, Água Sempre
Parece até conselho de mãe, mas é um fato: beber bastante água antes da viagem e durante o voo faz toda a diferença nos sintomas do jet lag. Manter o corpo bem hidratado evita a fadiga naturalmente.
Tenha uma Rotina Alimentar
Antes de embarcar, o oposto da água vale para as refeições: nada de exagero! Deixe de lado as comidas mais pesadas, como as frituras, e evite o consumo de álcool e cafeína.
Ao chegar no destino, pense que seu corpo já está sofrendo para se adaptar a um novo fuso horário e por isso, você não deve comer a qualquer hora. Com a confusão biológica, é natural que o viajante sinta fome fora de hora e nas refeições normais não tenha fome alguma. Por isso, principalmente nos primeiros dias, mantenha uma rotina.
Treine o Novo Fuso Horário
Mudar gradativamente o seu horário de dormir e de acordar antes de viajar, sempre de acordo com o horário do seu destino, é uma das melhores dicas do que fazer. Procure saber corretamente o fuso que está o país visitado e inicie a mudança gradativamente em casa, tanto para descansar quanto também para refeições.
Durante o voo, já altere o seu relógio e já tente seguir os hábitos de acordo com o novo lugar.
Não Durma Quando Chegar
Escolher um voo noturno pode ser uma boa ideia, pois ajuda a se ter uma adaptação mais rápida e fácil – e o voo também! Tente dormir o máximo que puder para aproveitar tudo quando desembarcar. Por outro lado, se seu voo chegar ao destino à noite, tente se manter ligado e atento durante todo o dia.
Já dormir assim que chegar da viagem torna a adaptação muito mais lenta e difícil e provocará um efeito bola de neve. Tome um bom banho para ajudar no relaxamento e, se estiver muito cansado, tire um cochilo rápido de no máximo 20 ou 30 minutos.
Busque a Luz
A luz, seja ela natural ou artificial, dá sinais ao nosso corpo de quando ele deve dormir ou acordar. Pensando nisso, durante o dia no seu destino, tente se expor à luz ao máximo para ajudar na tarefa.
À noite, evite dispositivos eletrônicos como celulares, notebooks e tablets (e até mesmo ver TV). Tome um banho relaxante e aproveite para dormir.
Acessórios e Medicamentos
Alguns acessórios podem ajudar muito a tornar um ambiente mais confortável para dormir, como:
Máscara de dormir, para bloquear a entrada de luz;
Almofada para o pescoço, para ficar mais confortável dependendo do voo;
Spray ou óleo de lavanda que você possa cheirar ou usar, já que ajuda a induzir ao sono.
E há também a opção de se utilizar os medicamentos, com a devida recomendação médica. Mas tome cuidado, pois eles podem te “dopar” demais e fazer com que você perca um dia inteiro de passeio.
O importante é que, após a sua primeira experiência em um voo de longa distância, você já terá um aprendizado para a vida toda e vai passar a entender quais táticas funcionam mais positivamente com o seu corpo. Algumas delas podem não te auxiliar muito, mas com o tempo todo mundo consegue se achar.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.