O Itaú começou a comunicar seus clientes sobre o fim da política de desconto e isenção de anuidade baseada em gastos mensais nos cartões de crédito vinculados a companhias aéreas. A mudança passa a valer já a partir da próxima fatura, e atinge portadores dos cartões Visa Infinite e Mastercard Black.
O David, leitor do Pontos Pra Voar, compartilhou com a equipe do site o comunicado recebido do Itaú informando que o cartão Azul Itaú Visa Infinite deixará de oferecer qualquer tipo de abatimento na anuidade com base no volume de gastos. A mesma mensagem também foi enviada a clientes que possuem o LATAM Pass Itaú Mastercard Black, de acordo com relatos de outros leitores.
Como funcionava a regra até agora
Até então, o Itaú mantinha critérios simples para a concessão de desconto ou isenção total da anuidade nos cartões co-branded das companhias aéreas. Nas versões Visa Infinite e Mastercard Black, a política vigente permitia:
-
50% de desconto na anuidade com gastos mensais a partir de R$ 10.000 na fatura;
-
Isenção total da anuidade para quem atingisse R$ 20.000 ou mais em gastos mensais.
Essas condições eram amplamente divulgadas pelo próprio banco e sempre fizeram parte do apelo comercial desses cartões, especialmente entre clientes de alta renda que concentram despesas no cartão de crédito para maximizar benefícios.
O que muda a partir de agora
Com a nova comunicação, o Itaú informa que nenhum valor de gasto mensal será mais considerado para desconto ou isenção da anuidade. Isso significa que os clientes passarão a pagar a anuidade integral, independentemente do volume de despesas realizadas no cartão.
A mudança entra em vigor a partir da próxima fatura, o que reduz o tempo de adaptação para os clientes impactados.
Alcance da decisão ainda é incerto
Até o momento, não está claro se a decisão será restrita apenas aos cartões Azul Itaú e LATAM Pass Itaú ou se poderá ser estendida a outros produtos do banco. O Itaú ainda não detalhou se haverá novos critérios alternativos para isenção ou se a cobrança integral de anuidade passará a ser a regra definitiva nesses cartões.
O Pontos Pra Voar entrou em contato com o Itaú em busca de esclarecimentos adicionais sobre o alcance da medida e possíveis mudanças futuras. Assim que houver um posicionamento oficial do banco, o site atualizará seus leitores.
LATAM Pass reduz pontuação bônus dos cartões co-branded
Na semana passada, noticiamos aqui no Pontos Pra Voar que o programa LATAM Pass comunicou uma nova alteração nos benefícios dos cartões de crédito co-branded emitidos em parceria com o Itaú. A mudança afeta diretamente os assinantes do Clube LATAM Pass e diz respeito ao bônus adicional de milhas concedido sobre os gastos realizados no cartão.
Até então, clientes recebiam um bônus promocional de 70% sobre a pontuação padrão. A partir de 1º de fevereiro de 2026, esse percentual será reduzido para 50%, diminuindo a quantidade final de milhas acumuladas a cada dólar gasto.
Somando as duas atualizações recentes, o cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Black perde consideravelmente sua atratividade.
Para Saber Mais
Neste link você pode ler outros artigos sobre Programas de Fidelidade que publicamos recentemente no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.






