O Itaú oficializou uma série de atualizações nos contratos de seus cartões de crédito. Entre as mudanças destaca-se a descontinuação do Aviso Viagem, muito comum na maioria dos cartões créditos dos diferentes bancos. A partir de agora, não é mais necessário informar o banco sobre deslocamentos ao exterior para usar o cartão normalmente fora do país.
A função já vinha perdendo utilidade com o tempo, à medida que os sistemas antifraude se modernizaram. Agora, o encerramento foi incorporado ao contrato e a funcionalidade foi removida do aplicativo.
Segundo o banco, as transações internacionais seguem liberadas sem necessidade de ativação prévia. No entanto, vale destacar que os clientes devem se atentar às taxas envolvidas nas transações internacionais por meio dos cartões do Itaú (aproximadamente 9%, considerando IOF e Spread).
As mudanças foram informadas aos clientes por email e confirmam medidas que já vinham sendo aplicadas na prática.
Transações Recusadas
Além da mudança no Aviso Viagem, o Itaú incluiu no contrato uma explicação mais clara sobre situações em que transações com o cartão podem ser recusadas. Isso pode ocorrer mesmo quando há limite de crédito disponível. O banco alerta que operações feitas fora do uso convencional do cartão, como compras diretas, têm maior chance de serem negadas.
Isso inclui, por exemplo, pagamentos realizados em casas de apostas, tentativas de quitar boletos ou contratar empréstimos com o cartão de crédito, bem como o uso em plataformas de recarga de moeda estrangeira ou envio de PIX. Além disso, entram nessa categoria depósitos, aportes em investimentos e transações frequentes ou repetidas em um mesmo estabelecimento.
O contrato ainda aponta uma situação específica: compras realizadas em estabelecimentos comerciais nos quais o cliente, ou o portador de um cartão adicional, seja sócio. Nesses casos, o Itaú se reserva o direito de recusar a operação, mesmo que todos os demais critérios estejam regulares.
Na prática, o banco direciona os clientes a utilizarem o cartão apenas para o consumo tradicional. Outros usos, sobretudo os que envolvem intermediação de terceiros ou transferência de valores, têm sido cada vez mais restringidos – o que exige atenção por parte dos usuários.
A recomendação é usar o cartão preferencialmente para compras tradicionais. Operações intermediadas por apps de pagamento e outros usos não convencionais podem ter alta chance de recusa.
Demais Atualizações
O Itaú também esclareceu outros pontos contratuais importantes:
- Cartão adicional: mantém o limite mensal renovável definido pelo titular;
- Fatura: será enviada apenas digitalmente quando não houver previsão de versão física;
- Bloqueio e cancelamento: pode ocorrer em caso de inadimplência ou deterioração do perfil de crédito;
- Limite garantido: permite ampliar o limite atrelando investimentos como garantia;
- Juros rotativo: limitações de juros aplicam-se apenas ao parcelamento ou uso do rotativo do próprio cartão;
- SCR (Sistema de Informações de Crédito): autorização formalizada para consulta e registro das operações.
Para Saber Mais
Neste link você encontra outras promoções para acúmulo de pontos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





