Uma boa notícia para você que é apaixonado por viagens de trem! A Itália inova novamente anunciando viagens com trens turísticos de luxo. Veja detalhes aqui e já comece a planejar a sua próxima viagem!
Aqui você encontra:
O Projeto
A operadora ferroviária estatal italiana lançará um projeto inovador que visa o desenvolvimento de um turismo de qualidade e, ao mesmo tempo, sustentável. Lugares menos conhecidos receberão destaque, assim como seus produtos típicos e tradições regionais. A operadora utilizará locomotivas antigas. O que, a meu ver, dará ainda mais charme a essa experiência!
O vice-primeiro-ministro e Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, falou no lançamento do novo projeto que ele faz parte de uma estratégia de turismo moderno para o país, que está sofrendo os efeitos do excesso de turismo. Em 2022 a Itália recebeu 56 milhões de visitantes e a previsão para 2023 é ainda maior: 75 milhões!
O FS Treni Turistici Italiani, como são chamados os trens turísticos italianos, terão seu lançamento em 2024. Os serviços serão voltados ao turismo de alta qualidade, assim como ao turismo sustentável e seu objetivo será o de redescobrir as riquezas da Itália – que, diga-se de passagem, são inúmeras!
A Ferrovie dello Stato Italiane pretende resgatar os tempos em que as viagens de trem eram algo típico das férias em família.
Categorias de Trens
Para isso foram criadas três categorias de trens:
Trens de Luxo
Estes trens serão liderados pelo Orient Express Dolce Vita, um trem de longa distância e superluxuoso. Além disso, o conhecido Venice Simplon-Orient-Express, cuja proprietária atual é a empresa hoteleira Belmond, também fará parte desta categoria.
Trens Expressos e Trens Históricos
Estes trens percorrerão rotas de média e longa distância, partindo das principais cidades levando seus passageiros para áreas turísticas como, por exemplo, Toscana, Milão etc. Haverá também um trem noturno que partirá de Roma indo até a cidade de Reggio Calabria no sul da Itália, passando pela rergião da Puglia em Otranto e pela Basilicata em Metaponto.
Os trens utilizados para estas rotas são das décadas de 80 e 90 e estão sendo reformados de forma a preservar detalhes originais do século 21 como: camarotes, vagões-restaurante, áreas de armazenamento para bicicletas e esquis e salas de reuniões.
Trens de Cruzeiro
Esta é a terceira categoria a ser criada. O que deu origem a ela foi o conceito de transporte de turistas a diversos lugares com pequenas pausas. Uma das rotas que os Trens de Cruzeiro farão terá como ponto de partida Roma e ocorrerá às sextas-feiras à noite.
Seus passageiros poderão jantar e dormir ao mesmo tempo em que o trem segue para a parte norte da Itália, mais precisamente para as Dolomitas, tendo como ponto de chegada a estação de Calalzo-Pieve. De lá ônibus de transfer poderão levar os passageiros amantes de esqui até a conhecida Cortina d’Ampezzo.
O trajeto dura por volta de 45 minutos. O trem fica à espera dos passageiros para retornarem à Roma no domingo a noite. Outra rota está sendo avaliada e terá duração de 5 ou 6 dias partindo do centro da Itália até sua parte sul, passando por cinco regiões, desde a Úmbria até a Puglia.
Existirá ainda a categoria omnibus-regionali – São trens regionais para viagens mais lentas e com serviços aos finais de semana a preços mais baixos. As rotas que serão escolhidas incluirão paisagens de grande interesse e regiões com tradições gastronômicas conhecidas.
Informações Adicionais
Outro detalhe a ser mencionado é que a FS Treni Turistici Italiani passará a assumir a operação dos trens antigos que hoje são operados em todo o país pela Fondazione FS, o que expandirá ainda mais a oferta de experiências ferroviárias únicas.
Por fim, citamos aqui as palavras de Luigi Ferraris, CEO da FS, quando do lançamento do projeto.
“O novo programa tem como objetivo relançar e desenvolver um turismo de qualidade e sustentável, pronto para apreciar a riqueza do nosso país, e descobrir lugares menos conhecidos. Ele disse ainda que o alvo é tornar a viagem de trem parte integrante da experiência do cliente, criando sinergias com outras atividades turísticas, desde visitas guiadas a sítios arqueológicos, caminhadas, passando por experimentação de produtos típicos, apostando assim nas tradições e nas economias das áreas [que as rotas] cobrirão”.
Para Saber Mais
Para ler mais publicações do Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.