No mês passado, a empresa FS Treni Turistici Italiani (TTI) anunciou que foi inaugurado o trem turístico que liga Roma a Cortina d’Ampezzo. Saiba mais detalhes lendo este artigo.
Aqui você encontra:
FS Treni Turistici Italiani
A empresa FS Treni Turistici Italiani (TTI), pertencente à Ferrovie dello Stato Italiane (FS Italiane), promoveu a primeira viagem do Espresso Cadore, tendo como ponto de partida Roma, e destino final a belíssima estação de esqui Cortina d’Ampezzo. Esta é a porta de entrada para as incríveis Dolomitas – uma cadeia de montanhas localizada no norte dos Alpes italianos que, não a toa, foi considerada Patrimônio Natural pela UNESCO.
O objetivo central da empresa é promover viagens sustentáveis e lentas, em que o próprio trajeto represente uma experiência especial aos passageiros.
O Espresso Cadore
O trem leva este nome porque, na verdade, seu destino final é a estação Calalzo di Cadore e de lá os viajantes são conduzidos de ônibus até Cortina d’Ampezzo.
O trajeto é convenientemente feito de madrugada. Assim os passageiros descansam com todo conforto nos vagões-leitos, embalados por aquele delicioso movimento do trem.
A Viagem
Ao entrar no vagão, cada passageiro é levado por um condutor até sua respectiva cabine. Depois, ele carrega as malas para o vagão de bagagens. Caso houver esquis ou bicicletas, podem ser deixados neste mesmo compartimento.
Após se acomodarem, caso desejem, os passageiros podem se dirigir ao vagão restaurante, escolher uma mesa, devidamente guarnecida com toalhas e guardanapos de tecido, pratos de cerâmica e copos de vidro.
Os passageiros podem escolher entre as opções de cada uma das quatro etapas do menu: duas opções de entrada, três opções de primeiro prato, três de segundo e duas sobremesas. E para acompanhar, há uma carta de vinhos à disposição.
As cabines oferecem camas com lençóis de algodão. E nos banheiros é oferecida uma necessaire com itens como máscara de dormir e pente.
De manhã o condutor acorda os visitantes no horário escolhido antecipadamente. O café da manhã pode ser tomado no restaurante ou na cabine, tendo ao fundo a linda vista das Dolomitas.
Horários
- Ida – Até 25 de fevereiro o trem funcionará todos os finais de semana, com uma viagem noturna, saindo da estação Termini de Roma nas sextas-feiras às 21h40, com chegada na estação de Calalzo di Cadore no sábado às 07h57. De lá até Cortina d’Ampezzo são cerca de 50 minutos.
- Volta – Já a viagem de volta acontece às 21h00 do domingo, com previsão de chegada a Roma às 06h40 da segunda-feira.
Existem paradas intermediárias tanto no trajeto de ida como no de volta nas cidades de Orte, Orvieto, Treviso, Ponte nelle Alpi e Longarone – Zoldo.
Os Trens
Os trens utilizados pela FS Treni Turistici Italiani são compostos por vagões das décadas de 1980 e 1990 que passaram por uma super modernização com fins turísticos.
Eles oferecem cabines com camas beliches que comportam quatro ou seis pessoas, além de cabines com leitos contendo pia e kit de viagem.
Além disso os passageiros têm a disposição um vagão-restaurante que, além do serviço de bar (disponível durante toda a viagem), oferece jantar até as 22h30. Mas tudo é pago à parte. Só o café da manhã está incluso no preço do ticket.
Preços
Os preços dependem do tipo de acomodação escolhida:
- Beliche de 6 lugares para mulheres ou homens, ou para uso misto com familiares, amigos ou outros passageiros – Euro 160,00 por pessoa
- Cama de 4 lugares para uso exclusivo (cabine completa 1 pessoa) – Euro 610,00 por pessoa
- Lugar em beliche de 4 lugares para mulheres ou homens, ou para utilização mista com familiares, amigos ou outros passageiros – Euro 210,00 por pessoa
- Carruagem cama individual para uso exclusivo, jantar incluído – Euro 385,00 por pessoa
A esses valores deve ser acrescentado o valor de 10,00 € por pessoa referente ao ônibus que leva os passageiros da estação de Calalzo, em Cadore até Cortina d’Ampezzo. Este valor é para os trajetos de ida e volta.
Maiores informações podem ser obtidas aqui.
A FS Treni Turistici Italiani afirma ainda que passará a operar rotas de médio e longo percurso, ligando as principais cidades italianas a locais com as atrações mais procuradas.
A empresa informa também que oferecerá viagens com trens históricos, com serviço de visitas guiadas, degustações e percursos a pé.
Se você deseja saber mais sobre os serviços oferecidos pela empresa FS, clique aqui.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.