Neste post eu compartilho com vocês como foi o meu último voo na classe executiva da Iberia entre Londres e Madri a bordo de um dos seus A320.
Em tempos de aviões no chão devido ao covid-19, vamos falar de aviões no ar e matar um pouco a nossa saudade de voar!
Check-in
Meu check foi no Terminal 5 da British Airways no Aeroporto de Heathrow que é de onde a Iberia opera seus voos. E como eu tenho o cartão Emerald na OneWorld, eu fiz o check-in na First Wing – confira mais detalhes sobre a ela neste post da Bia.
O que era para ser uma tarefa de 5 minutos levou quase meia hora. Como British Airways e Iberia estão “teoricamente” integradas, era de se esperar que tanto faz em qual balcão o passageiro faz o check-in, certo?
Bem … as coisas não são exatamente assim! Como o meu bilhete era da Iberia, a funcionária que estava me atendendo teve que chamar uma supervisora para que ela conseguisse fazer o meu check. Aparentemente os sistemas não estão integrados!
Check-in resolvido aí vem o aborrecimento com as malas, se bem que eu já sabia que isso iria acontecer! Mas mesmo assim, sempre fica aquele fio de esperança achando que uma alma caridosa irá facilitar a sua vida!
Meu destino final era São Paulo e como eu estava viajando com dois bilhetes separados, a funcionária não despachou a minha mala até o destino final. Tive que fazer imigração em Madri, despachar a mala e passar pela segurança novamente. Esse processo leva una 90 min!
Dramas à parte, segui para o lounge e ainda tive tempo de comer um “burger” antes do embarque!
Detalhes do Voo
- Rota: Londres – Madri
- Aeronave: A320
- Poltrona: 1F
- Horário de Partida: 15:40h
- Horário de Chegada: 19:15h
- Duração: 02:30h
Embarque
Em se tratando de Terminal 5 eu diria que o embarque foi relativamente organizado! As prioridades e os grupos foram respeitados.
Aqui aproveito para comentar algo interessante. Eu estava na poltrona 1F e vejam na foto abaixo onde o cidade da 1D “guardou” a bagagem de mão dele!
O pior de tudo é que a tripulação não disse nada. Aí quando já estávamos na fila para decolagem eu chamei a comissária e disse a ela que não estava confortável com aquela mala onde estava, pois numa emergência poderia causar problemas. Sei que foi “o chato”, mas regras são regras!
Aliás, a Iberia é bem relapsa nesses detalhes. Por exemplo, nesse mesmo voo colocaram o vídeo de segurança e simplesmente sumiram para a galley!
Cabine
A cabine da classe executiva da Iberia no A320 segue o padrão europeu onde os assentos são os mesmos da econômica. A única diferença é que o assento do meio é bloqueado.
Como todos as outras empresas, não há sistema de entretenimento. Ou melhor, há sim – a janela para apreciar um lindo pôr do sol como o da foto abaixo!
Serviço de Bordo
O serviço de bordo começou com a tripulação oferecendo uma bebida. Minha opção foi a Cava da foto principal, mas logo desisti. Muito doce!
Na sequência distribuíram o menu para o jantar e eu optei pelo bife. Estava bem saboroso e cozido ao ponto.
Depois do jantar, como a Cava era muito doce, mudei para o Gin & Tonic e segui com ele até o fim do voo.
Embora relapsos com o quesito segurança, como eu mencionei acima, a tripulação foi super simpática durante o voo. Ofereceram bebidas várias vezes e inclusive ficaram de papo com alguns passageiros.
Como Reservar
Eu fiz a reserva através do Executive Club da British Airways. Para este voo eu usei 19.250 Avios e paguei £0,50 de taxas.
Algumas Palavras
Voo regular, bem no estilo intra-europeu e sem grandes novidades! Mas ainda assim agradável para quem gosta de voar.
Para Saber Mais
Clicando aqui para saber mais sobre a classe executiva europeia da Iberia.
Clique aqui para ler outros reviews de voo em nosso site.