E a semana começa com grandes anúncios! Logo no começo da manhã, de acordo com o site de notícias Blomberg, a IAG dona da British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling, anunciou a compra da espanhola Air Europa por US$1.1 bilhão de dólares. Ainda de acordo com o comunicado, a Air Europa e a Iberia continuarão operando como empresas independentes e mantendo suas respectivas marcas.
É bem cedo para se discutir as consequências de tal anúncio, porém algumas conclusões são imediatas:
- A IAG se consolida como o maior grupo de empresas aéreas da Europa, deixando o Grupo Lufthansa e Air France – KLM para trás.
- O grupo IAG irá dominar as rotas entre a Europa e a América do Sul.
Agora será interessante ver como os fatos irão se desenrolar e com certeza ainda teremos muitas negociações pela frente. Afinal de contas, o Grupo IAG praticamente dominará o mercado aéreo na Espanha. Quais serão as concessões que a União Europeia e o governo espanhol exigirão para aprovar a compra?
Impactos no Brasil
Aqui temos dois pontos a considerar. Primeiro, a IAG aumenta sua presença no Brasil, já que a Air Europa opera em São Paulo, Salvador, Recife e em breve chegará a Fortaleza. Com isso o grupo chegará a cinco cidades atendidas no Brasil, pois temos também os voos da Iberia e British Airways para o Rio de Janeiro.
Mas, o mais interessante é ver como ficarão os planos da Air Europa de criar uma empresa aérea no Brasil. Se seguirem a diante, acho que será bem interessante para os passageiros brasileiros e principalmente para quem, como nós, vive atrás de milhas e pontos!
Oneworld
Obviamente nada foi dito a esse respeito ainda, mas eu imagino que se a transação for aprovada a Air Europa deverá deixar a Sky Team e se juntar à Oneworld. Com certeza uma boa notícia para os clientes da Oneworld e algo não tão bom para os passageiros frequentes da Sky Team.
E agora um pouco de futurologia, se a Air Europa for adiante com os planos de criar uma empresa no Brasil e se realmente migrarem para a Oneworld, o Brasil voltará a ter uma empresa em uma das três alianças globais! Claro que aqui muita água terá que passar embaixo da ponte antes que isso se materialize, mas sonhar não custa nada!