Quem segue minhas aventuras por aí sabe que sempre que posso me hospedo em algum Sofitel ou InterContinental, pois são os hotéis de luxo dos programas onde eu acúmulo meus pontos. Porém, eu estava disposto a testar o Mandarin Oriental Kuala Lumpur, uma vez que vários amigos já haviam se hospedado lá e gostaram bastante.
Vamos ver como foi a minha estadia?
Check-in no Mandarin Oriental Kuala Lumpur
Cheguei no hotel por volta das 19:00h e o check-in estava super tranquilo e fui atendido imediatamente – provavelmente devido ao horário e por ser sábado. Assim que entreguei o passaporte e a atendente localizou minha reserva no sistema e viu que meu quarto era com acesso ao Club Lounge, ela me levou para a recepção da mesma para que eu fizesse o meu check-in lá.
Ao chegarmos, um outro atendente já estava me esperando e a primeira coisa que ele fez foi me oferecer uma bebida. O atendimento foi super rápido e ele me concedeu todos os benefícios que eu havia selecionado no momento da reserva. Explico!
Fans of Mandarin Oriental
A rede de hotéis Mandarin Oriental não tem um programa de fidelização nos moldes que estamos acostumados onde se acumula pontos com a sua reserva. Ao invés, os associados do programa (que é gratuíto) têm a opção de escolher três benefícios para serem usados durante a estadia.
Atualmente, os benefícios oferecidos são:
- Early check-in
- Late check-out
- Café da manhã (todos os dias durante a estadia)
- Crédito para tratamento de spa ou jantar
- Upgrade de quarto
- Internet de alta velocidade
- Presente para ocasiões especiais
- Serviço de passar roupa
Na minha opinião, o café da manhã, upgrade de quarto e late check-out ou early check-in (dependendo do horário do seu voo) são os melhores benefícios. Clique aqui para ler um artigo sobre o programa que eu publiquei há algum tempo.
Como eu já havia reservado um quarto com acesso ao Club Lounge e minha partida seria bem cedo, eu escolhi apenas o upgrade de quarto como benefício. E digamos que eu não me dei bem!
A minha reserva foi um quarto Club Deluxe City View e o meu upgrade foi para um … Club Deluxe Park View. Eu devo ter ficado no mesmo andar e só fui mudado de um lado para outro. A vista era super legal e eu não posso reclamar porque o hotel entregou o benefício que eu pedi, pois eles vendem esses quartos a preços diferentes.
Quarto
Como eu disse acima o meu quarto era um Club Deluxe Park View em um andar alto, bem alto diga-se de passagem e de um modo geral eu gostei bastante do quarto. O espaço, embora um pouco pequeno para ser honesto, era bem aproveitado, decorado na medida certa e com tudo o que você espera de um hotel de luxo.
A cama e os travesseiros eram super confortáveis. Eu simplesmente apagava todos os dias e só acordava com o despertador me torturando na manhã seguinte. Nem o jetlag me impedia de dormir!
Um ponto super positivo é que ambos os criados mudos tinham tomadas e entradas USB de fácil acesso. Ah se todo hotel fosse assim!!
Um outro detalhe que eu achei ótimo foi esse controle em um dos criados que regulava a luz do quarto todo. Bastava apertar um botãozinho e tudo se apagava. Olha que maravilha! Afinal de contas, quem aí nunca saiu andando pelo quarto tentando descobrir como apagar todas as luzes antes de dormir?Além do “botão mágico”, havia um rádio relógio e o controle remoto, com o guia de canais, que era sempre colocado no criado mudo quando eles faziam o serviço de abrir a cama (turn down service). Atenção máxima aos detalhes para oferecer todo conforto aos hóspedes.
Do lado da cama e próximo à janela havia um sofá com uma mesinha de centro e próximo a ela uma escrivaninha que contava inclusive com vários materiais de escritório. Ideal para quem está numa viagem de trabalho!
Havia até um pequeno grampeador dentre os items disponíveis. Admito que foi a primeira vez que vi algo tão completo em um hotel.
Oposto à cama ficava a televisão. Veja na foto a posição onde o controle remoto era colocado durante o dia.
O serviço de abrir a cama (turndown) foi feito todos os dias onde as toalhas do banheiro eram trocadas, as janelas fechadas e a cama preparada para dormir. Além disso, as garrafas de água também eram trocadas.
Ao contrário do que faz a grande maioria dos hotéis, a água não ficava em garrafas descartáveis. Eram garrafas de vidro – outro ponto super positivo para o hotel. Nos dias de hoje onde é preciso combater o uso do plástico, essa é uma ótima iniciativa!
Eu usei o serviço de lavanderia e a minha camisa foi trazida para o quarto em uma caixa. Outro exemplo de atenção aos detalhes.
E para finalizar, ao chegar no quarto havia ainda um presente de boas vindas esperando por mim. Veja que, de acordo com o programa Fans of Mandarin Oriental, todos os hóspedes recebem algo.
Banheiro
O banheiro era de bom tamanho, com banheira, chuveiro tipo cascata e vaso sanitário em uma área separada com porta.
Os produtos de higiene, shampoo, sabão líquido e condicionador era da linha KAN. Havia ainda anticéptico bucal e uma caixinha com uma série de outros produtos como toca de banho, cotonetes e lixa de unha.
A pia, em mármore, era de ótimo tamanho e aqui vem outro exemplo da atenção aos detalhes. Olha como eu encontrei os meus produtos de uso pessoal ao voltar para o hotel no fim do dia. Não é sempre que se vê isso, mesmo em hotéis de luxo.
Club Lounge do Mandarin Oriental Kuala Lumpur
O lounge fica num dos andares mais altos do hotel e a vista é excelente! Além disso, é grande o suficiente de tal forma que todos os hóspedes conseguem aproveitar o espaço com conforto e privacidade.
As mesas que dão vista para o parque são as mais populares, e difíceis de se conseguir. Eu chegava cedo para o happy hour e as mesmas já estavam ocupadas.
Embora o hotel seja bem grande, durante a minha estadia o lounge sempre esteve muito tranquilo e o atendimento foi exemplar. Toda a equipe falava inglês perfeitamente e foram muito corteses todas as vezes que eu precisei de alguma informação.
De um lado do lounge é possível ver o parque e a piscina do hotel. Já do outro lado tem-se uma ótima vista das Torres Petronas. Minha sugestão é cada dia sentar-se de um lado, pois assim aproveita-se todas as vistas.
O lounge é sem dúvida um dos mais completos que eu já vi em termos da alimentação oferecida. Caso alguém queira, não precisa sair para jantar nenhum dia, pois ao contrário de muitos hotéis que oferecem apenas canapés durante o happy hour, eles oferecem refeições completas. Começando pelo café da manhã, a variedade era excelente.
Como era de se esperar, havia um cozinheiro para preparar omeletes ou outros pratos rápidos.
Havia uma grande variedade de pratos quentes, indo dos tradicionais ovos mexidos até refeições propriamente ditas – algo muito comum na Ásia. A seleção de frios e queijos também era bem completa e só não havia presunto ou bacon, já que a Malásia é um país muçulmano.
Para quem gosta, a variedade de chás era impressionante! E o mesmo eu digo sobre as opções de cereais.
Como todo bom café da manhã, haviam iogurtes de diferentes sabores e frutas secas para acompanhar os cereais. Quanto às frutas frescas, as opções normalmente oferecidas eram: abacaxi, melancia, manga e melão.
A variedade de sucos naturais e pães também era ótima. Porém, não haviam muitos bolos e outros doces.
Assim como no café da manhã, a seleção de pratos quentes durante o happy hour era excelente. Veja abaixo alguns exemplos e a única coisa a se ficar atento é com a pimenta – caso não seja a tua praia. Normalmente, os pratos malaios são bem apimentados!
Demais Restaurantes do Mandarin Oriental Kuala Lumpur
O restaurante principal do hotel, onde é servido o café da manhã, é uma ótima alternativa para quem tem acesso ao Lounge, mas quer provar algo diferente em algum dos dias durante a estadia. Como é de se esperar a variedade é muito maior e tem áreas específicas dedicadas às cozinhas chinesa, indiana e malaia, claro. A única coisa a se levar em conta é que ele não é tão tranquilo quanto o Club Lounge.
Há também outros restaurantes especializados em diferentes cozinhas. São eles:
- Mandarin Grill
- Cozinha Cantonesa
- Cozinha Internacional
- Cozinha contemporânea, que fica à beira da piscina e é o mais informal de todos
- Cozinha Japonesa
Existe ainda um bar maravilhoso e a doceria. Essa é uma perdição e é melhor nem passar perto!
O restaurante de comida cantonesa é do tipo fine dining e super elegante. Inclusive, o restaurante tem algumas pequenas salas com portas caso o cliente queira algo mais privativo.
O restaurante que fica do lado da piscina, o Aqua é ótimo para um aperitivo e uma cerveja no fim do dia.
Para quem quer tomar apenas um café e não se importa com o calor, o Café com vista para o parque é bem agradável.
Deixei o hotel bem cedo para seguir para o aeroporto e notei que havia uma estação de café preparada do lado da recepção caso os hóspedes quisessem tomar algo antes de partir. Além disso, na noite anterior me foi oferecida a opção de ter um caixa com café da manhã preparada no check-out para eu levar e comer no carro a caminho do aeroporto.
Piscina
A piscina infinita é um convite a um “tchbum” no fim da tarde, ou até mesmo no começo da noite. Há uma para crianças e outra para adultos.
Assim que o hóspede chega, um funcionário já traz as toalhas para as cadeiras.
Academia e Spa
A sala de ginástica do hotel é super completa e tem absolutamente tudo que alguém precisaria para se exercitar. Ela não deixa absolutamente nada a desejar em relação a qualquer outra academia.
E o spa também não deixa nada a desejar. Existe uma variedade de tratamentos, salas de relaxamento e banheiras de hidromassagem.
Como Reservar
Eu fiz minha reserva diretamente no site do Mandarin Oriental Kuala Lumpur, pois assim eu poderia selecionar os benefícios do Fans of Mandarin Oriental que me interessavam. E pelo que o regulamento do programa diz, só tem acesso aos benefícios do programa quem fizer a reserva diretamente com eles
Agora caso você não tenha interesse pelos benefícios do programa, aí vale a pena comparar preços com outros sites como Kaligo, Rocketmiles, Booking e Hotels, por exemplo.
Algumas Palavras
Minha estadia foi perfeita e caso eu retorne à Malaysia seguramente me hospedarei no Mandarin Oriental Kuala Lumpur novamente. Minha única observação, que eu mencionei acima, foi o fato do quarto ser um pouco mais pequeno do que eu esperava.
Se considerarmos outros hotéis de luxo na Europa, por exemplo, a relação custo benefício do Mandarin Oriental Kuala Lumpur é excelente. O hotel não é exorbitantemente caro e o serviço oferecido é ótimo.
Para Saber Mais
Clique aqui para saber mais sobre o Hotel Mandarin Oriental Kuala Lumpur.
Clique aqui para ler outras avaliações de hotéis.
Clique aqui para ler algumas sugestões do que ver e fazer em Kuala Lumpur.