O hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana abriu suas portas no segundo semestre de 2019 e é o primeiro hotel da rede na América do Sul.
Essa foi a primeira vez que eu me hospedei em um hotel da rede Fairmont e não sabia bem o que esperar. Minha única referência de hotéis de luxo na Accor, até então, era o Sofitel. Confira neste review todos os detalhes da minha estadia e quais foram as minhas impressões.
Aqui você encontra:
Check-in no Fairmont Rio de Janeiro
Assim que o meu táxi parou na frente do hotel, um dos porteiros já veio me receber. Ele me informou que se encarregaria das minhas malas e pediu para que eu seguisse direto para o sexto andar para fazer o meu check-in.
Não havia fila alguma e eu fui atendido imediatamente. Ao localizar a minha reserva no sistema, a funcionária reconheceu o meu status Platinum na Accor e me ofereceu a opção de fazer o meu check-in no lounge, já que a minha reserva era com acesso ao mesmo.
Como eu gostaria de conhecer o serviço, eu aceitei o convite e me dirigi ao quarto andar onde fui recebido pela coordenadora do lounge. Ela me ofereceu uma bebida e em questão de minutos eu estava com a chave do meu quarto em mãos.
Eu havia reservado um quarto Fairmont Gold com cama king size e vista de frente para o mar e devido ao meu status Platinum no Accor ALL me foi dado um upgrade para uma suite Fairmont Gold com vista para o mar. Além disso, recebi o voucher para a bebida de boas-vindas.
E para finalizar, me foi apresentado o mordomo que cuidaria da minha estadia. Isso é um serviço oferecido aos hóspedes com acesso ao lounge Fairmont Gold.
Fairmont Rio de Janeiro – Suíte e Banheiro
Suíte
Minutos depois de eu chegar no meu quarto a minha mala foi entregue. Na sequência o mordomo veio conferir se estava tudo em ordem e seu precisava de alguma coisa.
O quarto tinha tudo do que normalmente se espera de um hotel de luxo. Não sou um expert no assunto, mas achei que a decoração combinou muito bem com o clima do Rio de Janeiro.
A cama, de tamanho king size, e os travesseiros eram super confortáveis. De cada lado havia um criado mudo com interruptores, tomadas e também uma entrada USB.
Um detalhe que eu particularmente gostei era o interruptor master, que apagava todas as luzes ao mesmo tempo. Afinal de contas, não há nada mais chato do que, na hora de dormir, ter que ficar andando pelo quarto tentando descobrir como apagar tudo.
Como era uma suíte, havia uma mesa, umas poltronas e uma mesinha de centro. Algo útil quando se quer receber uma visita no quarto.
A suíte oferecia também uma escrivaninha de bom tamanho e com tomadas de fácil acesso. Perfeito para quem precisa trabalhar durante a estadia.
Na parede oposta à cama estava a televisão. Note que do lado esquerdo da mesma existia uma porta conectando duas suítes – ideal para famílias ou grupos de amigos viajando juntos.
O serviço de abertura de cama foi feito todas as noites e nesse momento era feita uma pequena arrumação do quarto e a troca de toalhas, caso fosse necessário. Deixavam ainda um pequeno chocolate para adoçar o sono e os chinelos do lado da cama.
Como era de se esperar estava à disposição uma máquina de café espresso, aquecedor de água com xícaras e bule.
Abaixo do kit para café e chá tinha uma gaveta com alguns produtos. Parabéns para quem teve a ideia de colocar a tal gaveta aí, pois otimizou bastante o espaço.
Logo abaixo ficava o mini-bar com um bom sortimento de bebidas. Havia até champanhe!
O guarda-roupas era de bom tamanho, tinha suporte dobrável para malas, formulário e saco para lavanderia e alguns outros produtos. E o mais importante de tudo também estava presente – o cofre.
Agora um dos melhores “detalhes” do meu quarto era a vista para a praia de Copacabana. Fiquei imaginando como seria estar ali na hora da queima de fogos na noite de Ano Novo.
Saí para passear e quando voltei o meu presente de boas-vindas estava me esperando! Cocadas e pão de mel.
Sei que tenho um ponto de vista diferente de muita gente no que diz respeito a isso, mas eu sempre olho a originalidade do presente de boas-vindas e não o valor. E nesse aspecto eu acho que acertaram em cheio com as cocadas, que diga-se de passagem estavam deliciosas!
Banheiro
O banheiro era bem espaçoso, com quartos de banho e toalete separados. Não havia banheira, mas pessoalmente eu acho que não seja ago que faça falta.
A pia era de granito e com bastante espaço. Os produtos de banho, sabonete, shampoo e condicionar, eram da linha Rose 31.
E falando em banho, o chuveiro era do tipo cascata e a pressão da água era ótima. Aliás, o chuveiro é um dos items que eu mais valorizo em um hotel, pois nada melhor que um banho relaxante depois de um dia passeando pela cidade.
Por fim, estavam disponíveis também alguns outros produtos pessoais para o caso dos hóspedes terem esquecido de trazer os seus. Havia escova e pasta de dentes, aparelho de barbear e uma bucha.
Lounge – Fairmont Gold
O lounge tem vista para a praia de Copacabana, porém parcialmente coberta pelas árvores que estão na frente do hotel – o que não chega a ser um problema. A sala é bem agradável, com mesas, poltronas e sofas.
O espaço conta também com uma varanda que, para mim, é a melhor parte. Ideal para se tomar um drink durante o happier hour enquanto se aprecia o entardecer.
O atendimento no lounge é exemplar. Todos são super amigáveis e estão sempre preparados para bater um papo caso você puxe assunto. A Raquel, uma das coordenadoras, com o seu sotaque lusitano que aqui e ali nos deixa perceber suas origens, é uma simpatia!
A sala funciona basicamente o dia todo. Começam com café da manhã, refrescos ao longo do dia, happy hour no fim da tarde com bebidas alcóolicas e canapés e à noite oferecem alguns doces.
Happy Hour
Durante o happy hour são servidas bebidas alcóolicas que incluem cervejas, vinhos tinto e branco e bebidas de doses como Whisky, Vodka, Aperol (para fazer o seu Aperol spritz) e até cachaça.
Especificamente sobre os vinhos, haviam três opções de vinho branco e três de tinto.
O espumante era de uma marca própria do Fairmont e me pareceu bom. Já no que diz respeito aos alimentos, haviam canapés, queijos, sopa, alguns tipos de pães e castanhas.
Café da Manhã
O café da manhã é bem completo. Havia um bom sortimento de pães, queijos, cortes frios, sucos naturais, linguiça e banana fritas, bolos e doces. Confira abaixo!
Além do buffet, há um pequeno menu a la carte para se escolher outros pratos. Eu pedi eggs benedict e uma mimosa para acompanhá-lo.
Fairmont Rio de Janeiro – Restaurante e Bar
Restaurante Principal
A outra opção para o café da manhã, já não tão calma quanto o lounge, é o restaurante principal. Lá o sortimento de alimentos é bem maior e a equipe tão simpática quanto.
Dentre outras opções, havia grande variedade de pães, doces, bolos, frutas, sucos, bacon e linguiça.
E por último uma vista geral do restaurante e de sua área externa.
Bar
O bar, onde eu tomei o meu drink de boas-vindas, tem uma ótima vista para o mar e também para a piscina principal do hotel.
Fairmont Rio de Janeiro – Academia, Spa e Piscinas
Academia
A academia do hotel é excelente e está bem acima da média quando comparada com outros hotéis de luxo. Todos os aparelhos são da marca Technogym e há variedade suficiente para um treino perfeito.
Spa
Para aqueles que gostam de relaxar durante a estadia, o hotel oferece um spa completo que conta inclusive com salão de cabeleireiro.
Piscinas
E para finalizar, as piscinas do hotel. E usei o plural porque o hotel oferece duas piscinas aos hóspedes. Uma para a manhã e outra para a tarde, dependendo da posição do sol.
A piscina principal, que fica de frente para a praia de Copacabana é sem dúvida a mais popular entre as duas.
Como Reservar
Eu fiz minha reserva diretamente no site da Accor. Na ocasião, eu tirei proveito de uma de suas promoções que ofereciam até 6.000 pontos ALL para três estadias de no mínimo duas noites cada.
Como o hotel está totalmente integrado à rede Accor é possível acumular pontos ALL e também usá-los para pagar as diárias. Obviamente, também é possível reservar o hotel através de outras plataformas online, mas lembre-se apenas de que nesse caso não se acumula pontos Accor ALL.
Tome Nota
E como foi minha minha experiência? Tudo correu muitíssimo bem e eu diria que o hotel superou as minhas expectativas. Acima de tudo, o atendimento foi excelente e todos foram bastante simpáticos comigo – do pessoal do lounge até os porteiros. Nesse quesito o hotel está de parabéns, pois é o fator humano que torna uma estadia especial.
Me hospedaria no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana novamente? Seguramente sim, pois o hotel atendeu a todas as minhas necessidades, a começar pela sua localização privilegiada. Está em Copacabana e a poucos minutos caminhando de Ipanema.
Faltou algo? Pensando em outros hotéis a beira mar onde já me hospedei, acho que falta um kiosk na praia. Penso que isso é algo que chamaria a atenção de muitos hóspedes como uma opção às piscinas.
Para Saber Mais
- Clique aqui para ler outros reviews de hotéis em nosso site.
- Clicando aqui você encontra mais informações sobre o hotel.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.