O Hotel des Arts Saigon MGallery Accor em Ho Chi Minh City, como o próprio nome sugere, é um hotel de arte. Eu diria que é quase uma galeria e provavelmente um dos hotéis mais bonitos que eu já me hospedei.
O hotel, além do bonito, é bem localizado. Tem uma equipe super simpática e o bar no terraço é um dos melhores points de Ho Chi Minh City para quem quer ver e ser visto. Vem comigo conhecer essa belezura!
Hotel des Arts Saigon MGallery Accor – Check-in
O meu primeiro contato com o hotel foi meio conturbado! Eu lhes havia escrito uns dias antes dizendo-lhes que eu estava interessado em saber mais sobre os passeios que eles ofereciam. Mas para ser honesto, eu já tinha até esquecido disso quando cheguei no hotel. Mas eles não!
Assim que o táxi parou na frente do hotel, um porteiro imediatamente abriu a porta do carro, nos cumprimentou e pediu para que entrássemos enquanto eles cuidavam das malas. E foi nesse momento que a história começou a ficar divertida. 😐
Assim que entramos, um outro funcionário me levou até uma das mesas para eu fazer o meu check-in. Me apresentei, entreguei meu passaporte e o cartão de crédito enquanto a recepcionista consultava a minha reserva no sistema. Nesse meio tempo, ela falou algo em vietnamita com um colega seu que já veio falando comigo e me convidando para mudar para uma mesa ao lado.
Eu sem entender nada fui, achando que era parte do check-in. Do nada, o cara sacou uma folha e começou a falar comigo sobre preços e opções de passeios. Ele parecia uma metralhadora de tanto que falava e minha cara deveria ser um ponto de interrogação gigante, pois eu não tinha nem ideia do que se tratava!
Quando eu finalmente entendi o que estava acontecendo, eu lhe expliquei que iria discutir com o meu amigo com quem eu estava viajando e mais tarde decidiríamos. O cara basicamente ignorou o que eu disse e continuou falando! Somente após eu repetir a mesma coisa pela terceira vez foi que ele se deu conta que não iria tirar dinheiro nenhum de mim naquele momento!
Conformado com o seu insucesso, ele me “devolveu” para a sua colega que então me disse que como eu havia feito uma reserva com acesso ao lounge, ela me levaria até lá para que eu pudesse fazer o meu check-in num ambiente mais tranquilo. Nem preciso dizer que meu amigo estava se matando de rir por causa da confusão que eu me meti!
Mas passado o encontro inicial, as coisas entraram nos eixos e tudo correu muitíssimo bem!
Assim que chegamos no lounge uma outra funcionária já nos esperava na porta, nos convidou para sentarmos e assim que ela pediu o meu passaporte e o cartão de crédito eu gelei … pois não sabia onde estavam! Mas bastou ela ligar na recepção para ser informada de que eu os havia deixado lá.
A funcionária que fez o meu check-in foi super atenciosa, reconheceu o meu status Gold no All (Le Club) e me concedeu um upgrade para uma categoria acima daquela que eu havia reservado. Como nós havíamos chegado no hotel por volta das 12:00h, eu tive que esperar até às 13:30h para ter acesso ao meu quarto.
Hotel Des Arts Saigon MGallery Accor – Quarto
O meu quarto era em um andar alto com vista para a cidade e com uma janela enorme que ia do piso ao teto. Como eu disse acima, eu recebi um upgrade no momento do check-in e passei de um Quarto Sky Deluxe Executive para um Sky Grand Deluxe Executive.
Agora vamos aos detalhes do quarto! Começando pelas tomadas para recarregar o celular e os interruptores para apagar as luzes. Os mesmos eram de fácil acesso e na parte superior do criado mudo.
O guarda-roupas, pequeno, tinha tábua e ferro de passar roupa, saco para lavanderia e um aquecedor de água. Porém, para mim, o mais importante de tudo era o cofre. Aliás, um item indispensável, já que nunca levo passaporte e muito dinheiro comigo quando saio pela cidade.
Como não poderia faltar, o quarto tinha uma mesa de trabalho. Bem pequena, mas suficiente para se usar um laptop ou fazer uma ligação, por exemplo. E eu gostei da lâmpada … bem estilosa!
Do lado da mesa havia ainda uma máquina de café espresso, com água e algumas cápsulas e uns saches de chá. Na parte inferior, que não aparece na foto, havia um mini bar com algumas bebidas.
O serviço de abertura de cama foi feito todas as noites, assim como uma pequena arrumação do quarto, fechamento das cortinas e troca das toalhas de banho. Como um mimo, eles sempre deixavam um pequeno chocolate e um papelzinho com a previsão do tempo para o dia seguinte.
No meu segundo dia, ao voltar da rua encontrei a carta da foto abaixo com uma pequena saudação. Outro mimozinho!
No mesmo dia que trouxeram a carta, deixaram também o presente de boas vindas. As frutas e os docinhos estavam ótimos!
Eu gostei bastante do presente de boas vindas, pois nunca espero por algo de valor. A autenticidade e criatividade para mim são os fatores mais importantes. E nesse quesito o hotel fez um bom trabalho.
Hotel des Arts Saigon MGallery Accor – Banheiro
O banheiro não era nada convencional! Havia um quarto de banho e outro com o toalete, com a pia entre os dois e a banheira … bem … essa ficava do lado de fora!
Veja na foto abaixo a posição da banheira em relação à porta do quarto! Admito que no começo eu achei meio estranho, mas depois achei que foi uma ideia interessante – nada comum, claro!
E já que estamos falando da banheira, note que os produtos de banho e sais eram de fácil acesso. As torneiras e o aparador de toalhas que ficavam do lado da banheira eram bem estilosos, combinando com a decoração.
A pia, em mármore, era de bom tamanho e acho que souberam aproveitar o espaço disponível muito bem. Ao invés de uma única torneira para água quente e fria, haviam duas, sendo uma para quente e outra para fria. Algo incomum nos dias de hoje, mas considerando-se o calor em Ho Chi Minh City acho que ninguém usa a torneira de água quente!
Os produtos de banho eram de uma marca vietnamita que eu não conhecia, mas me pareceram bons. Estava disponível o de sempre – gel de banho, xampu, condicionador e hidratante.
Na pia havia também uma caixa com produtos extras como escova e pasta de dentes, pente, aparelho de barbear, entre outros itens.
Esses produtos são sempre bem prático para o caso de alguém ter esquecido de trazer algo na mala.
Hotel des Arts Saigon MGallery Accor – Lounge
Sem dúvida alguma um dos pontos altos do hotel é o lounge. O atendimento é excelente, a equipe super simpática e totalmente fluente em inglês.
O lounge estava super tranquilo todos os dias que o visitei. Era como tomar café da manhã no meu próprio quarto. Ali também é onde fica o business centre para o uso dos hóspedes.
Outro detalhe é que o lounge fica em um dos andares mais altos do hotel. Com isso a vista que se tem é ótima. Perfeito para apreciar as chuvas que caem no fim da tarde.
Happy Hour
O happy hour era super agradável. Depois de passar um dia lutando contra as motocicletas nas ruas de Ho Chi Minh, era sempre um alívio poder tomar um drink num ambiente tranquilo.
A seleção de bebidas era bem completa. Havia sempre dois ou três tipos diferentes de vinho branco, dois tintos e um espumante.
Para os que gostam de algo mais forte, as opções também eram boas. Dentre outros havia, Martini, whisky, vodka e claro gin and tonic.
Cervejas, refrigerantes e água com e sem gás também estavam disponíveis. Embora os hóspedes pudessem se servir, a equipe ficava sempre de olho e assim que os copos estivessem ficando vazios eles já vinham completando-os.
A seleção de pratos durante o happy hour era bem variada. Não chegavam a ser uma refeição em si. Mas bem completos na minha opinião e ideais para se beliscar antes de sair para jantar.
Quanto aos cortes frios, dois tipos de presunto e um tipo de salame estavam sempre disponíveis.
E como não poderia faltar, haviam os queijos, azeitonas e até tomate seco. Todos os pratos estavam sempre muito bem distribuídos e eram constantemente repostos.
Em termos de canapés, as opções iam do tradicional aos mais exóticos! Mas não menos saborosos! Eu sempre procurava provar um de cada e admito que às vezes nem sabia o que estava comendo!
E para finalizar, não poderia faltar as sobremesas, com uns doces bem originais e também as frutas – a opção light!
Café da Manhã
Assim como no happy hour, o café da manhã no lounge era super agradável, com o mesmo atendimento cortês e eficiente. Além do buffet, havia um pequeno menu com alguns pratos a la carte. Como sempre, eu pedia meu prato favorito – eggs benedict!
O buffet, bem completo, atendia tanto o paladar oriental quanto ocidental. Uma boa variedade de pães e cortes frios vinha sempre acompanhada com refeições mais reforçadas – o que é muito comum nos países asiáticos.
As opções mais leves também estavam disponíveis e incluíam frutas frescas, sucos naturais e iogurtes.
Um dos detalhes que me chamou a atenção durante o café da manhã todos os dias é que o buffet estava sempre muito bem organizado. Os pratos eram constantemente reabastecidos e toda a área limpa.
Restaurante Principal
Para quem prefere o café da manhã no restaurante principal, a variedade é excelente. Como é de se esperar há muito mais opções de pratos que no lounge. Só o silêncio e a tranquilidade não são os mesmos.
Uma das coisas que chama a atenção é a variedade de cores e a forma como tudo está distribuído, ressaltando a atenção aos detalhes.
Para os amantes de comidas asiáticas no café da manhã havia uma estação de nuddles e, para a felicidade dos ocidentais, uma estação de ovos!
As cadeiras com formatos diferentes refletem o estilo em muitas residências vietnamitas (pelo menos é o que me foi dito no hotel). E o mesmo se aplica para os azulejos na parede.
Hotel des Arts Saigon MGallery Accor – Academia e Spa
Para quem gosta de malhar durante as férias, o hotel tem uma academia de ginástica relativamente completa. Não chega a ser uma academia profissional, mas atende bem às necessidades dos hóspedes – minha opinião, claro!
Já para quem prefere relaxar, o spa do hotel é super legal. Admito que não é algo que me interessa, mas eles oferecem massagens de vários tipos, com direito a banho de banheira e sala de relaxamento.
Veja o detalhe da banheira com pétalas de rosas e ao lado as cadeiras para quem quer fazer tratamento nos pés.
Hotel des Arts Saigon MGallery Accor – Bar no Terraço
O bar que fica no terraço do hotel, o Social Club, é extremamente popular. Nos dias que estive lá havia até um DJ se apresentando.
O espaço é o típico point para quem quer ver e ser visto. Eu definitivamente recomendo uma visita, mesmo que você não esteja hospedado no hotel.
Outro motivo para se visitar o bar é a vista que se tem da cidade no entardecer.
Hotel des Arts Saigon MGallery Accor – Como Reservar
Eu fiz minha reserva diretamente no site da Accor para poder ganhar os pontos do programa ALL. Além disso, eu aproveitei uma promoção na época e consegui um desconto no valor das diárias.
Outra possibilidade é usar pontos ALL como forma de pagamento das diárias. E particularmente para os leitores do Brasil, pelo menos por hora, uma boa opção é transferir os pontos do programa TudoAzul e convertê-los em vouchers ALL.
E uma terceira possibilidade é usar sites como Kaligo, Booking e Hotels.com para fazer suas reservas. Esses sites oferecem boas promoções de tempos em tempos. Apenas lembre-se que ao reservar por esses sites os seus benefícios de cliente elite normalmente não são reconhecidos.
Clique aqui para saber mais sobre o hotel.
Clique aqui para saber mais sobre a Accor.
Algumas Palavras
Eu me hospedaria no hotel novamente? Com certeza sim! A equipe do hotel é super atenciosa e a qualidade do serviço oferecido atendeu as minhas expectativas.
E como eu disse no título, o hotel é quase uma galeria de arte. Você se depara com objetos de coração e quadros por todos os lados. Além disso, a localização do hotel é excelente, pois está próximo da vida noturna de Ho Chi Minh City e dos principais pontos turísticos da cidade.
Todos os meus benefícios de cliente elite como upgrade, voucher de bebida, presente de boas-vindas e late check-out foram dados. Inclusive o reconhecimento no momento da chegada no hotel – apesar do contratempo com o concierge!
Algum ponto negativo? Os quartos do hotel não são grandes. Então, para alguém que estiver viajando acompanhado e com muitas malas, espaço pode ser um problema.
Clique aqui para ler outros reviews de hotéis.
Clique aqui para ler sobre os meus passeios em Ho Chi Minh City
Clicando aqui você lê mais sobre a minha viagem pelo Vietnã.