O artigo de hoje traz as principais informações para que você conheça o programa de fidelidade Flying Blue. Aqui vamos mostrar como acumular milhas no programa, como alcançar e usufruir dos status elite e como aproveitar as melhores oportunidades. Este é um programa interessante para quem quer viajar para a Europa em classe executiva, especialmente se for partir dos Estados Unidos.
Flying Blue (que aqui vamos abreviar por FB) é o programa de passageiro frequente da Air France e da KLM. Este é um dos maiores programas de fidelidade da Europa. Ele é o único que serve como programa de fidelidade para muitas companhias aéreas (todas estão listadas no fim deste artigo), que não pertencem ao mesmo grupo.
Aqui você encontra:
Status do Programa Flying Blue
Como Alcançar Status
O programa Flying Blue tem um sistema diferente de cálculo de milhas, chamado eXperience Points, que é abreviado por XP. Em cada voo você acumula um certo número de XP. Esses pontos XP dependem da classe da sua reserva e da distância voada, conforme mostra a tabela abaixo.

Fonte: Programa Flying Blue
Analisando a tabela você pode perceber que alguns voos são extremamente desvantajosos como, por exemplo, um voo doméstico de costa a costa nos EUA, que rendem apenas 2XP. Apesar disso, se você fizer um voo curto internacional, como de Amsterdã (AMS) para Bruxelas (BRU), em classe executiva, acumulará 15XP.
Os status no programa são alcançados conforme a quantidade de pontos XP acumulados. Ao se inscrever no FB você se torna um membro Explorer (status inicial) e depois pode buscar os demais status: Silver, Gold e Platinum. Portanto, temos o seguinte:
- FB Explorer – Ao se inscrever no programa
- FB Silver – Após atingir 100XP
- FB Gold – Ao atingir 180XP
- FB Platinum – Após conquistar 300 XP
Note que quando você atinge o próximo nível, a quantidade de XP necessária para este status atingido é deduzida do seu saldo. Ou seja, serão descontados 100XP quando você atingir o status Silver) e o excesso de XP fica na conta.
Avaliando a necessidade de pontos XP para cada nível e os descontos realizados em cada conquista, você perceberá que é necessário acumular um total de 580XP para ir do status inicial até o Platinum.
Benefícios do Status Explorer
Explorer é o nível inicial, e não oferece grandes benefícios. Com este status você:
- Acumula 4 milhas por euro gasto
- Tem desconto de 10% na sua primeira bagagem despachada paga
Benefícios do Status Silver
Silver é o segunda status e te beneficia com:
- Uma bagagem despachada extra gratuita em voos da aliança SkyTeam
- Seleção gratuita de assentos durante uma reserva
- Desconto de 25% nos assentos Economy Comfort
- Acúmulo de 6 milhas por euro gasto
O status Silver também permite alguns serviços prioritários, mas eles são limitados aos aeroportos centrais da SkyTeam (embarque prioritário atrás dos viajantes SkyPriority e da classe executiva). Os membros da aliança SkyTeam são listados no fim deste artigo.
Benefícios do Status Gold
O próximo status é o Gold, que permite:
- Acesso SkyPriority (com check-in prioritário, despacho de bagagem, embarque e serviços de bagagem como prioridades)
- Acesso a qualquer sala VIP SkyTeam, desde que esteja em um voo SkyTeam partindo de tal aeroporto
- Levar um convidado para o lounge gratuitamente
- Desconto nos lugares Economy Comfort de 50%
- Acúmulo de 7 milhas por cada euro gasto.
Benefícios do Status Platinum
Por fim, com o status Platinum você terá:
- Os mesmos benefícios do Gold
- Assentos Economy Comfort gratuitos
- Acúmulo de 8 milhas por euro gasto
- Acesso a um serviço de atendimento exclusivo para clientes Platinum, com atendentes dedicados a um suporte especial
E, caso você consiga permanecer com o status por 10 anos consecutivos, você recebe o status Platinum for Life, que nunca mais espira.
Validade dos Status
Cada nível de status é válido apenas por um ano, exceto para o Platinum for Life. Portanto, se você atingir o status Platinum em 31 de março, seu novo status durará apenas até 31 de março do ano seguinte.
Entretanto, a perda de status acontece por níveis, ou seja, se você for Platinum e não voar por um ano, você cairá para o nível Gold. Isso é o que chamamos de Soft Landing no mundo dos programas de fidelidade.
Outra curiosidade do programa é que se você reduzir um nível durante uma licença maternidade, poderá solicitar ao atendimento ao cliente para restabelecer seu nível anterior.
Como Acumular Pontos
Algumas pessoas consideram que é fácil acumular milhas no programa Flying Blue. Vamos lá conferir as principais maneiras disponíveis para o acúmulo de milhas que existem atualmente.
Cartões de Crédito
O meio mais conhecido, obviamente, é voando com a Air France, KLM e seus parceiros. Porém, também é possível transferir pontos dos cartões AMEX, Capital One, Citi e Chase (cartões de bancos internacionais).
No Brasil a Flying Blue tem parceria com os cartões AMEX emitidos pelo banco Santander, através do programa Membership Rewards.
Todos os pontos são transferidos na proporção de 1:1, com exceção dos pontos Capital One, que são transferidos na proporção de 2:1,5. Ocasionalmente surgem bônus nas transferências da AMEX, Capital One e Citi, já o Chase raramente fornece bônus de transferência. É válido saber que essas transferências geralmente levam entre 24 e 36 horas.
Cada banco tem requisitos específicos para liberação do cartão e também para pontuação e cobrança de taxas anuais. Como essas informações podem ser alteradas sem aviso prévio, vamos deixar o link para que você consulte no site da Flying Blue.
Hospedagens
A Flying Blue também é parceira da RocketMiles. Isso permite que você ganhe milhas em estadias em hotéis em todo o mundo. Falando em hotéis, existe ainda a parceria com a ALL Accor programa muito conhecido no Brasil.
Voando Air France ou KLM
O acúmulo de milhas por voar com a KLM e a Air France é baseado no custo da passagem em euros, sem impostos e taxas, multiplicado pela quantidade de milhas correspondente ao seu status (4, 6, 7 ou 8 milhas por euro gasto, conforme citado acima).
O Flying Blue concede milhas resgatáveis com base em quanto você gasta e não em quanto você voa. Ou seja, você ganhará milhas com base nos gastos em viagens. Além disso, você ganhará milhas não apenas com base na passagem aérea, mas também nas taxas acessórias, como pagamento de assentos premium, bagagem etc.
Voando com Parceiros
Você pode ganhar milhas Flying Blue sempre que voar com as companhias aéreas SkyTeam ou qualquer um dos parceiros da Air France e KLM fora da aliança.
Se você estiver voando em uma companhia aérea parceira, ganhará milhas com base na classe da cabine e na distância do voo. Neste caso, as milhas Flying Blue são realmente milhas. Voar na primeira classe e na classe executiva renderá mais milhas do que voar com passagens econômicas com desconto.
Como o preço do bilhete que você paga para outras companhias aéreas não é conhecido pelo Flying Blue, os ganhos existentes para todas as companhias aéreas parceiras seguem uma determinada tabela. Isso permite oportunidades, como reservar uma ótima oferta de classe executiva na Delta em vez da KLM para obter 200% da distância voada em vez de apenas uma quantidade fixa de milhas por euro gasto.
O parceiro mais útil da Flying Blue nos EUA é a Delta. Nos voos da Delta, você pode ganhar até 300% das milhas voadas como milhas prêmio para passagens de primeira classe com tarifa integral, ou apenas 25% das milhas voadas para as passagens econômicas básicas mais baratas.
No Brasil a GOL é a parceira local da Air France e da KLM e caso queira, ao invés de pontuar na Smiles, você pode inserir o seu número de associado do programa Flying Blue na sua reserva para que as milhas sejam creditadas nesse programa. Atenção para o fato de que você não pode acumular milhas em ambos no mesmo voo!
Você pode encontrar uma lista completa dos parceiros e taxas de ganhos do Flying Blue aqui no site do Flying Blue.
Comprando Milhas
Na maioria dos casos, comprar milhas é caro, mas se você estiver próximo do valor necessário para um resgate e o valor desse resgate for realmente bom, pode valer a pena. Você pode comprar milhas na hora que precisa ou pode esperar por uma promoção, que costuma acontecer com frequência.
O bônus para milhas compradas normalmente ficam em torno de 100%. Poder comprar milhas com o bônus e usá-las para resgastes Flying Blue Promo ou bilhetes baratos da classe executiva pode representar uma ótima opção de utilização dos pontos do programa.
Nós publicamos regularmente as campanhas de compra bonificada de milhas do programa Flying Blue. No caso de uma bonificação de 100%, o milheiro sai por volta de US$ 15,25.
Além disso, o Flying Blue oferece a opção de pagar 12,5% ou 25% das milhas necessárias em dinheiro ao reservar um resgate de passagem a uma taxa bastante favorável.
As promoções recentes pediam um mínimo de 10.000 milhas para uma primeira reserva com pontos para hotéis, 4.000 milhas para uma primeira reserva com Rocketmiles e 4.000 milhas para cada aluguel Avis de três dias ou mais.
Para quem tem acesso aos cartões americanos, a compra de milhas não é o meio mais interessante, já que é possível realizar transferências destes cartões.
Compras Bonificadas
Assim como diversos programas brasileiros fazem, existe um portal de compras online do programa Flying Blue. Ao acessar o site você deve selecionar seu país de localização para ver o parceiros disponíveis.
No Brasil não há muitas opões de parceiros para compras. Ganham destaque os programas de hotéis e de aluguel de carro.
Transferências Livelo
Além dos cartões de crédito AMEX emitidos pelo banco Santander no Brasil, os brasileiros também podem transferir pontos Livelo para o programa Flying Blue na proporção de 2:1. Isto é, há um deságio de 50% já que são necessários 2 pontos Livelo para se gerar 1 milha Flying Blue.
Se considerarmos a compra de pontos na Livelo com 50% de desconto, é possível gerar o milheiro no Flying Blue a R$ 70, o que é mais barato que comprar pontos diretamente no programa mesmo com o costumeiro bônus de 100%.
Por último, aqui você encontra a lista de todos os demais parceiros (hotéis, aluguel de carro, bancos, lojas on-line e outros) onde é possível acumular milhas no programa Flying Blue
Vantagens do Programa Flying Blue
O Flying Blue é parceiro de todas as principais moedas de pontos transferíveis nos EUA, portanto, acumular milhas por lá é fácil. Já no Brasil, eu diria que a melhor opção é a transferência da Livelo, os acúmulos por programas de hotéis e voando GOL.
O FB libera muito espaço de bilhetes com milhas nos voos da Air France e KLM. Com um pouco de flexibilidade, você poderá ganhar prêmios de classe executiva dos Estados Unidos à Europa por cerca de 53.000 milhas.
O programa libera disponibilidade para marcações de voos com 360 dias de antecedência. Isso é ótimo para quem gosta de planejar suas viagens, pois é possível fazer reservas com quase um ano de antecedência. Quando a Air France e a KLM liberam seus horários, eles geralmente disponibilizam um bom número de assentos a preços baixos.
O call center do programa tem atendentes simpáticos e ligar para eles pode ser bastante agradável em comparação com alguns outros call centers brasileiros. Eles têm centros de serviço em todo o mundo, mas seus agentes europeus são geralmente os mais bem treinados e mais dispostos a ajudar com solicitações complicadas.
Um grande diferencial é que o programa Flying Blue permite que você reserve resgates antes de transferir milhas. Você pode congelar voos da Air France, KLM e parceiros por até 72 horas antes de transferir os pontos. Isso permite que você garanta o preço, para que a disponibilidade não desapareça antes de você fazer uma transferência. Há uma taxa para fazer isso, mas é um valor razoável, em torno de US$15.
O Flying Blue também tem taxas muito mais baixas do que outras operadoras europeias, como a British Airways ou a Lufthansa, por exemplo.
Se você precisar fazer alguma alteração em um bilhete emitido pelo Flying Blue, as taxas de alteração também são bastante razoáveis. São cerca de US$55 para fazer uma alteração ou cancelar uma passagem. Você também pode cancelar a passagem até duas horas antes do check-in, dando bastante flexibilidade.
É possível fazer diversas combinações de voos, como por exemplo voar da América do Sul para a América do Norte via Europa, dos Estados Unidos para a Ásia via Austrália ou dos Estados Unidos para a África via Europa. As rotas terão que aparecer no site do Flying Blue para poder reservá-las.
Validade das Milhas
As milhas expiram se a sua conta não tiver atividade durante 18 meses. Basta uma pequena transferência ou compra de 1.000 pontos para evitar que todas as suas milhas expirem, por isso é fácil mantê-las ativas.
Em tempos normais, as milhas são válidas por dois anos após seu voo mais recente com a Air France, KLM, Aircalin, Kenya Airways ou TAROM. Fazer um voo estende a validade de todas as milhas por mais dois anos. As milhas ganhas com aluguel de carros, estadias em hotéis e parceiros de experiência também estendem a validade das milhas em dois anos.
Limitações do Flying Blue
Infelizmente, o Flying Blue tem algumas limitações que você deve conhecer.
Você não pode criar itinerários manualmente, como pode fazer com alguns outros programas. Um roteiro deve estar disponível da origem até o destino, ou seja, significa que você não pode fazer emissões em multi destinos. E se você fizer uma reserva com uma empresa parceira, isso pode ficar ainda mais problemático.
Outra questão é que você não pode mesclar cabines em alguns itinerários emitidos com milhas Flying Blue. Se um bilhete da classe executiva não estiver disponível em todos os trechos, geralmente não é possível misturar segmentos da classe econômica e da classe executiva no mesmo bilhete.
Melhores Formas de Usar as Milhas
Um dos melhores usos das milhas Flying Blue são, obviamente, voando com a Air France ou KLM, especialmente se conseguir reservar seus bilhetes prêmio (ou prêmio-promo). O programa publica todos os meses essas promoções e oferece de 20 a 50% de desconto em bilhetes – prêmio selecionados na Air France e na KLM. Neste caso a janela de reserva é normalmente de um mês, enquanto a janela de viagem é de dois meses. Fique de olho no Pontos pra Voar que todos os meses publicamos as promoções assim que o Flying Blue as divulga.
Há uma coisa importante a ser observada com relação aos Prêmios Promo: nenhuma alteração ou cancelamento é permitido nesses casos, mesmo pagando taxa. Assim, você deve certificar-se de reservar apenas viagens que tem certeza de que pode fazer.
Além dos Prêmios Promo, resgatar milhas Flying Blue por passagens comuns na Air France e KLM pode ser um valor interessante. Na classe executiva podem custar 53.000 milhas dos EUA para a Europa (mais taxas).
Se você deseja resgatar milhas para voos domésticos nos Estados Unidos, vale sempre a pena conferir as tarifas e a disponibilidade do Flying Blue. Muitas vezes, os voos da Delta podem ser reservados por tarifas muito mais baixas via Flying Blue do que com o Delta SkyMiles.
Os voos para o Havaí, por exemplo, começam em 35.000 milhas ida e volta na classe econômica dos EUA. Não é raro ver o mesmo itinerário começar em 75.000 mils SkyMiles. Claro, vale a pena sempre comparar com a Smiles também, que é uma boa opção para emissões internas no EUA.
Dica Extra
Dada a facilidade de acumular milhas Flying Blue, conhecer alguns truques na hora de resgatá-las ajudará você a maximizar suas milhas.
O Flying Blue possui uma tabela de prêmios oculta para voos de parceiros. Os voos prêmio na Air France e na KLM podem variar muito. Se você tiver flexibilidade de datas, geralmente poderá encontrar ótimas ofertas nos voos dessas empresas.
Mensalmente, são divulgadas algumas opções como “Promo Awards”. Esses são bilhetes específicos da Air France e da KLM que podem ter descontos de até 50% no preço de um bilhete de milhagem. Se você puder aproveitar um Prêmio Promo, obterá um ótimo valor por suas milhas.
Se você partir dos Estados Unidos e voar para a Europa, sempre vale a pena procurar algo com a Delta Airlines. As sobretaxas para viagens na Delta são muito mais baixas do que para viagens na Air France, KLM e Virgin Atlantic. Um bilhete prêmio da Delta de Los Angeles a Paris pode custar 72.000 milhas + US$ 12 em taxas, por exemplo. O mesmo bilhete prêmio na Air France ou KLM pode exigir menos milhas, mas as taxas seriam mais de US$200.
Para se cadastrar e acessar todas as informações sobre o programa é só clicar aqui.
Empresas Parceiras
Além da Air France e da KLM, o Flying Blue também é o programa das seguintes empresas:
TAROM – Sede em Bucareste, Romênia
Aircalin – Sede em Numeia, Nova Caledônia
Air Corsica – Sede em Córsega, França
Chalair – Sede em Aix en Porvence, França
E, ainda, como a Air France e a KLM fazem parte da aliança SkyTeam, se você ganhar o status elite com o programa, terá o status SkyTeam Elite ou Elite Plus. Consequentemente poderá ganhar e resgatar milhas para viajar nas operadoras SkyTeam.
Os parceiros SkyTeam do Flying Blue são:
Aeroflot
Aerolíneas Argentinas
Aeromexico
Air Europa
ITA Airways
China Airlines
China Eastern
Czech Airlines
Delta Air Lines
Garuda Indonesia
Kenya Airways
Korean Air
Middle East Airlines
Saudia
Vietnam Airlines
XiamenAir
A Flying Blue tem também outras companhias aéreas parceiras fora da aliança SkyTeam. E os parceiros não-aliados são:
Air Mauritius
Bangkok Airways
Chiena Southern
Copa Airlines
Gol
Japan Airlines
WestJet
Ou seja, você tem diversas opções de empresas para usufruir das milhas Flying Blue.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos e promoções sobre programas de fidelidade, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.