O Aeroporto de Vila Oliva, planejado para atender Gramado, Caxias do Sul e toda a região da Serra Gaúcha, voltou ao centro das discussões entre autoridades locais. Em reunião nesta última semana, os prefeitos reafirmaram a urgência do projeto e definiram estratégias para destravar o início das obras.
Prefeitos de ambas as cidades mobilizaram-se para destravar burocracia e pressionar por início imediato da construção do novo terminal na Serra Gaúcha. O encontro, realizado na Prefeitura de Caxias do Sul, contou com a presença dos prefeitos Adiló Didomenico (Caxias do Sul) e Nestor Tissot (Gramado), além de secretários municipais.
Melhoria na Infraestrutura dos Aeroportos Regionais do RS
O foco da reunião entre os prefeitos das cidades da serra gaúcha foi alinhar ações para viabilizar o início das obras do aeroporto. Trata-se de um sonho antigo de ambas as regiões. O início das obras e expansão de opções alternativas ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é considerado essencial após as enchentes de 2024. Durante o período, o Estado sofreu com a fragilidade da infraestrutura regional e faltas de opções para conectar a região com o restante do país.
Segundo o Prefeito de Caxias do Sul, o projeto já possui licenciamento ambiental e recursos federais garantidos.
“Este equipamento será uma alternativa estratégica para o Estado em termos de infraestrutura aeroportuária, e a enchente do ano passado reforçou essa urgência. Os processos estão bastante avançados”, afirmou o prefeito.
Além disso, o Aeroporto de Vila Oliva é uma demanda estratégica para a Serra Gaúcha. O turismo regional tende a se beneficiar muito com o projeto, ainda mais com a possibilidade de pouso de jatos no novo aeroporto.
A recente mobilização de Gramado e Caxias do Sul por meio de suas prefeituras é um sinal de que o projeto avança e está na lista de prioridades.
Pressão por Liberação em Brasília
Para acelerar os trâmites pendentes, os prefeitos pretendem ir a Brasília em julho. A agenda inclui reuniões com autoridades e parlamentares, com o objetivo de pressionar órgãos federais por celeridade e garantir apoio político ao projeto. Nestor Tissot, prefeito de Gramado, destacou o caráter complementar do aeroporto.
“O Aeroporto de Vila Oliva terá capacidade para atender tanto o transporte de cargas e o setor industrial, quanto o turismo, atraindo novos públicos para a região”, disse.
Além dos dois representantes, também participaram da reunião o vice-prefeito de Caxias, Edson Néspolo, e os secretários municipais de Trânsito, Planejamento e Governança.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





