Em meio ao crescimento da aviação e do turismo no Rio de Janeiro, o governo federal decidiu restabelecer as restrições operacionais do Aeroporto Santos Dumont, medida alinhada ao processo de concessão do Aeroporto do Galeão.
O governo federal decidiu revogar a medida que flexibilizava as restrições operacionais do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o prefeito Eduardo Paes e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Crédito: Ricardo Stuckert
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o tema voltou à pauta diante do crescimento da aviação e do turismo no estado do Rio de Janeiro, o que motivou a discussão de uma agenda estratégica conjunta para o setor. Com isso, o Santos Dumont volta a operar sob as regras anteriores, mantendo limitações que impactam a distribuição de voos entre os aeroportos da capital fluminense.
A medida ocorre em paralelo ao processo de venda assistida do Aeroporto Internacional do Galeão, que segue o cronograma definido no acórdão 1260/2025 do Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão está marcado para o dia 30 de março.
Segundo o governo, conforme solução acordada com a concessionária e validada pelo TCU, eventuais restrições operacionais impostas ao Santos Dumont podem gerar reequilíbrio econômico-financeiro no contrato de concessão do Galeão. A avaliação é que a decisão contribui para garantir segurança jurídica e previsibilidade regulatória aos investidores interessados no processo.
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos Pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




