Gratificação, caixinha, gorjeta, tips ou propina, quantas vezes você se perguntou se deveria ou mesmo queria pagar aquele valor extra pelo serviço prestado no restaurante, cabeleireiro, ou mesmo ao manobrista do estacionamento? E quando você está viajando, pior ainda! Quanto oferecer de gorjeta em outros países?
Aqui você encontra:
Quanto Dar de Gorjeta em Diferentes Países
Fizemos uma investigação e aqui você encontra o que descobrimos sobre o assunto em vários países ao redor do mundo!
Gorjeta no Brasil
No Brasil, o valor cobrado pela taxa de serviço é de 10% e na maioria dos restaurantes já vem incluído no valor total da conta. Vale ressaltar que o pagamento continua opcional, a critério do cliente.
Imposta pelo uso e costumes, a gorjeta usual no Brasil é aquela que percebemos como adicional na conta do restaurante, geralmente 10% de serviço como retribuição à qualidade de atendimento e dos serviços prestados.
Mas e em outros países, como funcionam as gorjetas? Vamos conferir!
Japão
Não é costume dar gorjetas no Japão e na verdade, oferecer dinheiro extra pelo serviço prestado pode ser considerado rude e em algumas situações visto como um insulto.
A maioria dos restaurantes japoneses solicita o pagamento da conta na saída do estabelecimento, não permitindo que as garçonetes e garçons recebam qualquer quantia em dinheiro. O mesmo se aplica a táxis e serviços nos hotéis.
China
Alguns restaurantes chegam a recusar a gorjeta. Não se preocupe em deixar algum dinheiro para o garçom ou atendente, entretanto a conta pode vir com um adicional de 10% a 15% de taxa de serviço.
Estados Unidos
Diferente do Brasil, a maioria dos estabelecimentos não incluem a taxa de serviço na conta, mas espera-se que você dê entre 18% e 22% do valor total da conta em gorjetas nos restaurantes.
Não dar gorjeta ou acrescentar menos que 18% ao total da conta, pode fazer de você um cliente de certa forma antipático. Se o pagamento for em cartão de crédito, escreva no recibo o valor a adicionar, faça a conta e pague o total.
Reino Unido
De uma maneira geral, dar gorjeta em restaurantes em Londres não é obrigatório, vai depender da sua satisfação com o serviço recebido. Assim como nos EUA, em pagamentos com cartão de crédito, pode-se adicionar o valor no total a pagar.
Alguns estabelecimentos podem cobrar 12,5% de taxa incluído na conta se você estiver com um grupo grande de pessoas. O normal, no entanto, é 10%.
Nos pubs e bares, a gorjeta é opcional e pode ser deixada em uma bandeja (tipping tray).
Argentina
Apesar de não ser obrigatório, alguns restaurantes mais turísticos fazem questão de avisar aos seus clientes que “propina não incluída”, quer dizer, serviço não incluído na conta.
A palavra propina significa gorjeta. Pode-se considerar entre 10% e 15% do total da conta, mas também vai depender de cada um. Alguns pesos a mais são muito apreciados por quem entregou um bom serviço.
França
Na França, assim como no Brasil, o serviço já vem incluído na conta e é 15% do valor. Para se certificar se o serviço já foi incluído, basta procurar por “service compris” na nota. No país espera-se também uma gorjeta extra, caso o atendimento tenha sido muito bom.
Qatar
A maioria dos restaurantes inclui a taxa de serviço no valor da conta, mas o valor fica com o estabelecimento. Se quiser ser simpático, pode oferecer entre 10 a 15% de extra. Se o restaurante for no hotel, não haverá a cobrança, mas você pode oferecer a gorjeta.
Portugal
Os portugueses costumam deixar gorjetas, mas mantém o hábito de acordo com a disponibilidade no bolso, como fazemos no Brasil. De 5 a 10% da conta é o valor estimado para acrescentar no total a pagar.
México
Assim como nos EUA, no México a gorjeta é uma questão cultural. Espera-se do cliente entre 10% e 15% do valor da conta. Fique atento pois em muitos restaurantes o valor já vem incluído no valor da conta.
Canadá
No Canadá existe o costume de dar 15% do valor da conta. Os garçons realmente esperam por isso. No entanto, se você não achou que foi bem atendido, pode se sentir a vontade não dando nenhum tipo de gorjeta. Essa atitude é equivalente a uma reclamação quanto ao atendimento.
Dubai
Em Dubai, normalmente nos menus está escrito que taxas e gorjetas já estão incluídas no valor. No entanto recomenda-se que seja deixado um valor entre 10% e 15% do total da conta, caso tenha gostado muito do atendimento.
Austrália
Na Austrália, a gorjeta é uma pratica que ainda divide opiniões. Não é muito costume dar gorjeta e tampouco ela é mencionada nas contas. Isso porque no país os trabalhadores são bem remunerados, logo não esperam ser recompensados como parte do pagamento, como nos EUA. Mas claro que se o atendimento for excelente, nada impede do cliente gratificar o atendente em forma d agradecimento.
Itália
Na Itália a gorjeta não é obrigatória, mas a grande maioria dos restaurantes esperam algo entre 10% e 15% por cento.
Como sempre fique atento e confira se o valor já não veio incluso na conta apresentada.
Globe Tips
Obviamente, não se pode acreditar em tudo, mas o aplicativo Globe Tips pode te ajudar a descobrir quanto oferecer de gorjeta em diferentes países ao redor do mundo.
Aqui você pode acessá-lo no Apple Store.
Tome Nota
Ser grato por ter sido bem atendido pode ser demonstrado com um sorriso e um “muito obrigado”, mas se o costume local for deixar um extra como reconhecimento, por que não?
Além disso, você pode simplesmente arredondar o valor da sua conta e dizer para o atendente “keep the change“, que significa “fique com o troco”, tenha certeza que isso deixará o atendente muito feliz.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler mais sobre destinos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.