Um assunto que gera muita polêmica é quando se fala sobre a gorjeta nos Estados Unidos. Uns entendem que é da cultura americana dar a gorjeta, já outros se recusam a dar pois alegam que quem tem que pagar o funcionário é o patrão.
Ocorre que quando visitamos um país, temos que nos adaptar à cultura dele. Se vamos ao Oriente Médio, respeitamos a forma de nos vestirmos, se vamos a Londres, andamos na mão inglesa, então por que não dar gorjeta nos Estados Unidos, se é um hábito cultural?
Esse é um valor que deve ser considerado no seu orçamento. A gorjeta é cultural. Não cabe a nós dizer se está certo ou errado, se vamos para tal país, quem tem que se adaptar somos nós.
Durante a pandemia, a faixa percentual sugestiva de gorjetas nos restaurantes, que era de 15, 18 e 21% aumentou; agora varia de 18 a 25%. Ou seja, entre gorjeta e as US tax, você poderá chegar a um aumento de até 35% do valor final da sua conta, comendo em restaurantes onde há serviço de mesa.
Há também a gratificação em hotéis, para os carregadores de malas e camareiras, motoristas de aplicativos ou táxis, ou para serviços que talvez não sejam utilizados por turistas, como cabeleireiros, massagistas etc.
Mas existe alguma forma de fugir das gorjetas? SIM! Não vá em restaurantes onde há serviços de mesa. Carregue suas próprias bagagens. Não peça serviço de quarto e ande apenas com transporte público.
Se analisarmos, no montante final do orçamento, o valor gasto com as principais gorjetas, acaba sendo irrisório perto dos demais custos. Portanto, adicione esse valor em seu cálculo na hora do planejamento. Ele não fará diferença entre o valor gasto com passagens e hospedagem, mas tenha certeza de que ele fará muita diferença no bolso daquela pessoa que lhe atendeu!
Tome Nota
Em alguns restaurantes, nas contas de mesas de grupos, a gorjeta já vem incluída na conta, junto com as tax. Fique atento para não pagar-la de forma duplicada.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre destinos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.