A GOL anunciou nesta quinta-feira um acordo para o arrendamento de até sete Airbus A330-900neo, um passo que insere a aérea brasileira no plano global do Grupo Abra de ampliar rotas e renovar a frota com aviões de nova geração.
A GOL segue caminhando em direção à modernização de sua frota, mas, desta vez, o movimento tem alcance que vai além da própria companhia. A aérea brasileira anunciou a assinatura de contratos de leasing operacional com a irlandesa Avolon para até sete aeronaves Airbus A330-900neo, em um acordo que faz parte do planejamento do Grupo Abra, controlador da GOL, da Avianca e com participação na espanhola Wamos Air.
Arrendamento com Entrega a Partir de 2026
O acordo inicial prevê o arrendamento de cinco aeronaves do modelo Airbus A330-900neo, com opção para mais duas unidades adicionais. As entregas estão previstas para ocorrer ao longo de 2026, conforme as condições estabelecidas nos contratos de leasing, que ainda dependem do cumprimento de etapas regulatórias usuais no setor aéreo.
Segundo informações divulgadas pela GOL, não há impactos financeiros imediatos relacionados à assinatura dos contratos, o efeito real virá somente com a efetiva entrega das aeronaves.
Frota Flexível Dentro do Grupo Abra
Um ponto central do acordo é a flexibilidade de operação: as aeronaves poderão ser utilizadas por qualquer empresa do Grupo Abra. Na prática, isso significa que GOL, Avianca ou até mesmo a Wamos Air poderão receber os A330neo, dependendo das necessidades operacionais e das oportunidades de negócio de cada uma.
O modelo de compartilhamento de frota tem sido uma das estratégias do Grupo para otimizar custos e ampliar a conectividade entre suas empresas. A titularidade e os custos financeiros de cada aeronave serão arcados pela companhia que efetivamente as operar.
Leia também 🔗 GOL incorpora 58º Boeing 737 MAX 8 à sua frota e se prepara para alta temporada
A Escolha do Airbus A330-900neo
O Airbus A330-900neo é um dos widebodies mais eficientes da atualidade. Capaz de transportar até 410 passageiros e com alcance de aproximadamente 17.960 quilômetros, o modelo consome cerca de 25% menos combustível que aeronaves de gerações anteriores, um ganho que se traduz em redução de custos e menor impacto ambiental.
Além de servir a rotas de longo curso, o A330neo é visto como uma alternativa de alta capacidade para mercados onde o Grupo Abra pretende reforçar presença, especialmente entre América do Sul e Europa.
Estratégia Regional e Internacional
O anúncio das novas aeronaves se soma a outros movimentos recentes do Grupo Abra, que incluem também a aquisição de 50 jatos A320neo e cinco A350-900. A combinação de aeronaves de corredor único e largo demonstra a intenção de fortalecer a malha regional e, ao mesmo tempo, retomar gradualmente as operações intercontinentais.
Embora a GOL não tenha confirmado se será a operadora direta dos Airbus A330neo, o histórico da companhia, que já operou o A330 em voos para os Estados Unidos, levanta a possibilidade de um eventual retorno às rotas de longo alcance sob o guarda-chuva estratégico da holding.
Um Passo Além da GOL
Mais do que um simples arrendamento, o anúncio reflete a consolidação de uma estratégia integrada do Grupo Abra. A holding parece apostar em um modelo de sinergia operacional entre suas companhias para disputar um espaço mais relevante no mercado latino-americano e, possivelmente, na rota entre o continente e a Europa.
A movimentação confirma que o Grupo Abra segue disposto a usar o peso conjunto de suas marcas para expandir sua presença e flexibilidade, com a GOL desempenhando um papel central nesse tabuleiro.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a GOL Linhas Aéreas, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




