Os free walking tours são a pedida perfeita para viajar barato e turbinar sua economia na viagem. Essa modalidade de passeio gratuito a pé permite explorar centros urbanos globais – de São Paulo e Rio de Janeiro a Amsterdã e Istambul – com guias locais e a flexibilidade de pagar apenas o que você achar que valeu a experiência, garantindo uma imersão cultural e histórica autêntica e inesquecível.
Para quem busca economizar na hora da viagem, os free walking tours podem ser uma boa pedida para explorar grandes centros urbanos pelo mundo totalmente de graça! – ou pagando pouco, se o viajante assim desejar.
Esse tipo de passeio consiste em fazer uma espécie de city tour por uma determinada cidade, sem pagar nada, bastando apenas estar no ponto de encontro marcado para aproveitar o roteiro.
Alguns deles também trabalham no modelo “pague o que achar”, ou seja, se o viajante gostou do passeio, ele é livre para dar um valor simbólico ao guia que disponibilizou seu tempo para estar ali com ele.
Os free walking tours existem em diversas cidades pelo mundo – inclusive no Brasil – e vamos conhecer alguns deles agora!
No Brasil
São Paulo
O Free Walking Tour SP possui três diferentes rotas, sendo o Centro Histórico, a Avenida Paulista e a Vila Madalena/Pinheiros, com tours em português e inglês. A duração do passeio depende da rota escolhida, mas geralmente leva em torno de duas horas e meia a três horas e meia.
Ele funciona independente do clima, ou seja, baixas chances de cancelamento, e com grupos de no máximo 30 pessoas por vez. Por isso, a reserva antecipada pode ser bem interessante.
É uma ótima maneira de conhecer São Paulo de forma interativa – você aprende história, passa por artes de rua, vê a evolução urbana – com guia local que mostra “o lado da cidade” além dos pontos típicos. Alguns dos principais pontos são:
- Centro Histórico: Catedral da Sé, Teatro Municipal, Edifício Copan, Viaduto do Chá, entre outros;
- Vila Madalena: Beco do Batman (grafite), arte urbana, bares/restaurantes no bairro;
- Avenida Paulista: Mansões antigas, MASP, parque Trianon, centro cultural da cidade, etc.
Rio de Janeiro
A capital carioca também leva os turistas para um belo passeio a pé, visitando os principais pontos turísticos como o centro histórico, bairro da Lapa, e outras rotas temáticas como a Escadaria Selarón, Catedral Metropolitana, Praça XV, etc.
Disponível em português, espanhol e inglês, o passeio permite que você conheça o “lado histórico e cultural” menos óbvio da cidade, não só praia e paisagem, mas história urbana, arquitetura, influências afro-brasileiras.
Um ótimo complemento ao passeio “clássico”, mas fique atento: é preciso chegar cedo, principalmente se for em alta temporada.
São Luís
Uma das melhores formas de entender a história e a alma cultural de São Luís, no Maranhão, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, é o free tour pelo centro histórico.
O passeio que leva em torno de 2h15 combina história, arquitetura, curiosidades locais e sabores regionais – ideal para quem quer ir além das praias e mergulhar na cultura local.
A aventura começa no Cais da Praia Grande e passa por lugares como Rua Portugal (com seus casarões e fachadas de azulejos portugueses), Praça Benedito Leite, Mercado das Tulhas (feirinha tradicional com produtos locais), Museu do Reggae, Catedral da Sé e Mirante da Lagoa da Jansen.
No Mundo
Amsterdã
O free walking tour é a cara de Amsterdã! E o melhor de tudo é a variedade desses passeios. Tem desde o tour clássico até o de Anne Frank e de comidas – o que muitos tours comuns ou de ônibus não fazem.
Com cerca de 2h a 2h30 de passeio, o percurso feito a pé permite acesso a locais onde ônibus e barcos não conseguem ir, passando pelo centro histórico e o bairro Jordaan. Há até o Dark Side Tour, que é um passeio noturno medieval pelas ruas mais sombrias da cidade e que já foram palco de caças à bruxas, enforcamentos, torturas para estudo de anatomia e túmulos de freiras.
Istambul
Para quem está em Istambul pela primeira vez, esse tipo de tour gratuito é ideal para entender a trama histórica complexa da cidade, seus impérios, sua localização “entre dois continentes”, e para se ambientar antes de explorar mais distante ou sozinho.
Este é um passeio gratuito que foca no centro histórico (bairro de Sultanahmet Square) onde estão monumentos como Hagia Sophia, Blue Mosque, o Hipódromo e outros marcos dos períodos romano, bizantino e otomano. É bom ficar atento, pois o passeio é feito apenas pelo lado de fora e não inclui ingressos para acesso dentro dos lugares.
Não é necessário fazer reserva antecipada, mas é sempre bom se programar.
Berlim e Alemanha
Na Alemanha, a empresa Sandemans oferece alguns tours gratuitos, tanto pela capital Berlim, quanto para Munique e Hamburgo. Ela também tem outros tipos de tours, mas cobrados a parte.
São 2h de passeio que começa no Portão de Brandemburgo, passando pelo Bunker de Hitler, o Memorial dos Judeus assassinados na Europa e ainda uma visita aos restos do Muro de Berlim que existem até hoje. Vale a pena para quem ama história!
Buenos Aires
Para quem está na capital argentina os free walking tours são uma ótima atração de passeio gratuito que cobre o centro histórico, avenidas importantes, arquitetura, e a história política e cultural da cidade, como por exemplo, o tour que começa no Congreso Nacional argentino e vai pela Avenida de Mayo até a Plaza de Mayo.
São dois tipos de free tours: o Recoleta e Retiro, pela manhã, e o City Center à tarde. Há outras opções, pagas à parte com valores mais simbólicos. Se for sua primeira visita a Buenos Aires, esse tipo de tour permite conectar rapidamente com a cidade, sua história, o estilo arquitetônico, o espírito cultural, antes de se aventurar por bairros mais “alternativos”.





