No meio do caos criado pela pandemia do covid-19, dos cancelamentos de voos em massa e do comportamento caótico de muitas empresas, a Finnair é um exemplo de como muitas empresas deveriam agir.
Veja abaixo como a empresa tratou o meu caso.
Minha reserva original
Em outubro do ano passado a Finnair ofereceu uma tarifa em classe executiva com valores a partir de €500 para viagens entre Bolonha e algumas cidades da Alemanha para Hong Kong. No fim nunca soubemos se foi um error fare ou uma promoção mesmo.
Bem, eu e alguns leitores do Pontos e Viagens acabamos tirando proveito de tal tarifa. A minha viagem seria no fim de junho e eu finalmente teria a chance de conhecer Hong Kong, que já está na minha lista de destinos há algum tempo.
Mas aí veio o “coronga”, o fechamento das fronteiras, o cancelamento de voos e a minha viagem foi para o espaço!
Remarcando meu voo
Assim que a Finnair decidiu cancelar todos os seus voos, eu recebi um e-mai informando do impacto na minha viagem e que eu deveria aguardar até que minha reserva fosse efetivamente cancelada.
Na última sexta-feira eu recebi o tal e-mail de que meu voo havia sido cancelado. Hoje eu entrei com contato com a empresa e o atendimento não poderia ter sido melhor.
Assim que o agente localizou minha reserva no sistema, ele me ofereceu três opções:
- Cancelar a viagem com estorno do pagamento
- Cancelar a viagem e ficar com um voucher
- Remarcar o meu voo (sem nenhuma diferença tarifária)
Como eu quero ir para Hong Kong, eu optei pela remarcação. Além de remarcar o voo, eu também consegui alterar a duração da viagem. Ao invés de 7 dias, agora a viagem durará 10 dias.
Como o voo de Bolonha está cancelado e sem previsão de volta, me ofereceram como opção Milão (que eu escolhi) ou Roma para iniciar a viagem.
Algumas Palavras
A atitude da Finnair, no meu caso, foi exemplar. Não tenho do que reclamar e gostaria que outras empresas seguissem o seu exemplo!
Dentre as empresas que eu tive que entrar em contato para cancelar ou alterar viagens, a Finnair o grupo de hotéis Hilton foram os melhores. Seguramente olharei para ambos como opção de viagem no futuro!
Para Saber Mais
Neste link você pode acessar o site da Finnar (em inglês).