Se você busca apenas conforto, tranquilidade e praticidade em suas viagens, te aconselho a parar de ler por aqui, pois este artigo não é para você. Agora se você é daqueles que adora experimentar o maior número de empresas áreas e cabines de classe executiva possíveis, vem comigo para essa adorável maluquice numa viagem para a África do Sul
Opção com Conforto – LATAM Pass
Embora eu tenha afugentado já no primeiro parágrafo os que buscam conforto, vamos lá olhar qual seria essa opção, que em realidade também será a primeira parte da viagem dos que buscam aventuras!
São Paulo – Doha – Johanesburgo
Atualmente, uma das formas mais populares para os que querem voar com milhas para a África do Sul é através da Qatar Airways, que no Brasil tem parceria com a Smiles e o LATAM Pass.
Além desta parceira com os programas tupiniquins, a Qatar Airways também tem hoje o que é provavelmente a melhor classe executiva do mundo. Aliando conforto e a possibilidade de se queimar milhas, fica fácil entender a preferência, não?
Emissões LATAM Pass com a Qatar Airways
O LATAM Pass é o programa que oferece o melhor custo benefício para as viagens com milhas partindo do Brasil. Um trecho de ida e volta, em executiva, custa a partir de 168 mil pontos mais taxas.
Portanto, se você busca apenas conforto, faça uma emissão de ida e volta com o LATAM Pass e pronto. Mas, como temos os aventureiros, vamos lá explorar as possibilidades!
São Paulo a Doha – Primeira Cabine
Nos últimos meses têm sido relativamente fácil encontrar disponibilidade de assentos para emissões com pontos em um dos 10 voos semanais que a Qatar Airways opera entre a capital paulista e Doha.
No momento ambos os voos estão sendo operados com o A350-1000 e todos eles contam com a QSuite. Portanto, é fácil conseguir experimentar os mimos da Qatar neste trecho.
Doha a Johanesburgo – Segunda Cabine
Já o segundo trecho da viagem é feita em um A350-900 e algumas aeronaves deste modelo não oferecem a QSuite. A configuração é no layout 1-2-1 e também é um excelente produto.
Veja o layout da executiva do A350-900 que não apresenta a QSuite:
Obviamente isso pode mudar a qualquer momento, mas de acordo com o timetable atual, nenhum dos voos da Qatar Airways entre Doha e Johanesburgo é feito com a QSuites. Portanto, fica fácil experimentar a sua segunda cabine nesta viagem.
Como eu disse no início, se você busca apenas conforto e praticidade, basta repetir o trajeto acima no sentido inverso e sua viagem para a África do Sul será um sucesso. Agora, vamos seguir adiante e colocar um pouco de aventura.
Cidade do Cabo – Europa – Brasil com TAP Miles&Go
Como você já deve ter se dado conta, você chegará em Johanesburgo e a volta sugerida será a partir da Cidade do Cabo. Portanto, você terá que emitir um outro bilhete para ir de uma cidade até a outra.
Para fazer a emissão da volta descrita aqui, é preciso ter milhas no TAP Miles&Go, que é parceiro da Emirates. A emissão descrita a partir deste ponto, em classe executiva, sai por 105 mil milhas mais taxas.
Note que esta reserva deve ser feita por telefone diretamente com o TAP Miles&Go.
Cidade do Cabo a Dubai – Terceira Cabine
A Emirates opera um voo diário entre a Cidade do Cabo e Dubai com um B777-300. Veja os horários abaixo.
Confira abaixo o layout da cabine do B777-300. Note que ele é no formato 2-3-2, o que não é um problema para quem viaja acompanhado e pega os assentos da janela.
Dubai a Londres – Quarta Cabine
Atente-se para o fato de que embora o exemplo do artigo tenha Londres como o destino europeu, o raciocínio é válido para qualquer outra capital do velho continente.
De acordo com o timetable atual são 5 voos diários entre Dubai e Londres e todos eles são operados com o A380.
A configuração da classe executiva do A380 é 1-2-1. Veja abaixo:
Viagem de Londres a Lisboa
É preciso ter um outro bilhete para viajar de Londres a Lisboa, provavelmente uma outra emissão com a TAP. É importante ressaltar que para conseguir manter o custo do voo em 105 mil milhas o tempo entre a chegada em Londres e a partida de Lisboa para o Brasil não deve ser superior a 24 horas.
Lisboa a Recife – Quinta Cabine
Veja que para Recife a TAP está atualmente usando os seus novos A321 que contam com cabines de classe executiva tão confortáveis quanto as do A330neo.
E o layout da cabine na classe executiva atende bem as necessidades de quem viaja acompanhado ou sozinho, além de serem flat bed.
Custos da Emissão
Vamos lá conferir os pontos e os custos! Para fazer a emissão direta ida e volta com o LATAM Pass são necessários 168 mil pontos e R$381,67 em taxas.
Já ao se combinar as duas emissões o custo total é 84 mil pontos no LATAM Pass mais 115,66 reais em taxas e 105 mil pontos no TAP Miles&Go e R$750 em taxas. Além disso, é preciso levar em conta o custo da viagem entre Johanesburgo e a Cidade do Cabo e entre Londres e Lisboa, no caso do exemplo acima.
Tome Nota
Volto a repetir mais uma vez, é claro que para quem busca conforto e praticidade o voo de ida e volta com a Qatar Airways usando o LATAM Pass é o mais conveniente! Porém, para quem quer combinar a viagem para a África do Sul com a experiência de voar em diferentes empresas aéreas e cabines de classe executiva, usar o LATAM Pass e o TAP Miles&Go é uma boa opção.
Leve em consideração também que as cabines podem sofrer alterações, além de que as emissões devem ser feitas por telefone e conseguir o agente com conhecimento e paciência tanto no LATAM Pass quanto no TAP Miles&Go nem sempre é algo fácil!
Entendemos que devido à pandemia da covid-19 não é possível fazer tal viagem nos próximos meses, mas fica aqui uma dica para o futuro.
Para finalizar, eu gostaria de agradecer o nosso querido leitor Allan por compartilhar conosco a dica acima. Aliás, se tudo correr bem, ele fará essa aventura em alguns meses.
Você teria coragem de encarar uma viagem dessas para África do Sul para experimentar cinco cabines diferentes de classe executiva?
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?