Um novo acordo de codeshare firmado entre Etihad Airways e Tunisair passa a integrar as redes das duas companhias na ligação aérea entre Abu Dhabi e Túnis, com impactos diretos na conectividade entre o Norte da África e o Oriente Médio.
A Etihad Airways e a Tunisair anunciaram a assinatura de um acordo de codeshare que passa a integrar as operações das duas companhias na rota entre Abu Dhabi e Túnis. A parceria tem como objetivo ampliar a conectividade aérea entre o Norte da África e o Oriente Médio, atendendo tanto à demanda turística quanto a fluxos corporativos.
Com o acordo, passageiros podem adquirir passagens entre Abu Dhabi e a capital tunisiana utilizando o código de qualquer uma das companhias em voos operados pela Etihad. Dessa forma, modelo permite que a viagem seja realizada com um único bilhete, check-in unificado e despacho de bagagem até o destino final, reduzindo etapas operacionais para o passageiro.
Frequência e operação da rota
O codeshare se aplica aos três voos semanais operados pela Etihad na rota Abu Dhabi–Túnis, inaugurada em 1º de novembro de 2025. As operações são realizadas com aeronaves Airbus A321LR, configuradas para voos de médio e longo alcance.
A aeronave utilizada conta com três classes de serviço, incluindo duas suítes de primeira classe, 14 assentos na classe executiva e 144 na classe econômica. O modelo A321LR permite maior eficiência operacional em rotas intercontinentais de menor densidade, sendo uma alternativa adotada por diversas companhias para ampliar presença em novos mercados sem a necessidade de widebodies.
Relevância do codeshare para Etihad e Tunisair
Segundo Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways, a parceria amplia o alcance da companhia no Norte da África e facilita o acesso a Abu Dhabi para viajantes da região.
“Firmar parceria com a Tunisair aproxima Abu Dhabi dos viajantes de todo o Norte da África. Estamos observando um forte interesse da região pelo que Abu Dhabi oferece — desde oportunidades de negócios e conexões comerciais até turismo e laços familiares. Este codeshare oferece aos clientes da Tunisair acesso ao nosso serviço e produto, tornando Abu Dhabi um destino mais fácil de ser alcançado”, afirmou o executivo.
Do lado da companhia tunisiana, o acordo é visto como uma forma de ampliar o alcance da sua rede e fortalecer a ligação entre o Magrebe, a África e o Golfo.
Halima Ibrahim Khouaja, CEO da Tunisair, destacou que a parceria cria novas possibilidades de viagem para os passageiros da empresa.
“Por meio desta parceria, estamos abrindo novas oportunidades de viagem para nossos clientes ao conectar o Magrebe e a África ao Golfo. Abu Dhabi é um mercado estratégico para a Tunisair, e nossa colaboração com a Etihad amplia ainda mais a gama de conexões disponíveis para os passageiros em toda a nossa rede. Este acordo fortalece a ponte aérea entre nossas regiões e reforça o papel da Tunisair como um ator-chave na conectividade regional”, declarou.
O acordo entre Etihad e Tunisair vai permitir que ambas companhias expandam mercados, aumentem a conectividade e testem novas rotas com menor risco operacional. Para os passageiros, isso significa mais opções de viagem e simplificação nos processos, enquanto as companhias fortalecem sua presença regional sem grandes investimentos imediatos em frota ou frequência.
Leia também: Etihad Airways encerra 2025 com recorde de passageiros transportados
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Etihad Airways, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





