Com um horizonte de planejamento que avança até a próxima década, a Ethiopian Airlines confirmou um novo pedido de nove Boeing 787-9 Dreamliner. As entregas, programadas entre 2031 e 2033, elevam o volume de encomendas do modelo e reforçam o papel do 787 na estratégia operacional da companhia.
A Ethiopian Airlines confirmou a compra de nove aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner, com entregas programadas entre 2031 e 2033. O pedido amplia o planejamento de frota da companhia aérea africana para a próxima década e está alinhado ao projeto de expansão da malha internacional a partir de seu hub em Adis Abeba.
Pedido complementa encomenda recente de aeronaves Boeing
A nova encomenda de widebodies se soma ao compromisso anunciado anteriormente pela Ethiopian Airlines para a aquisição de 11 aeronaves Boeing 737 MAX, divulgado durante o Dubai Airshow. Ambos os pedidos foram finalizados em dezembro de 2025 e, juntos, adicionam 20 aeronaves Boeing ao livro de encomendas da companhia.
Com isso, a Ethiopian amplia sua frota futura com modelos considerados mais eficientes em consumo de combustível, tanto para operações de médio quanto de longo alcance.
O CEO do Ethiopian Airlines Group, Mesfin Tasew, comentou o papel dos novos Boeing 787-9 na modernização da frota e no aprimoramento do serviço ao cliente.
“Temos o prazer de confirmar o pedido de nove aeronaves Boeing 787 Dreamliner para expandir ainda mais nossa frota existente. Este pedido reforça nosso compromisso contínuo de aprimorar nossa frota com aeronaves modernas e eficientes em termos de combustível, fortalecendo ainda mais o nosso serviço ao cliente. Continuaremos a adquirir mais aeronaves e a adotar as tecnologias mais recentes como parte da nossa visão estratégica para avançar a aviação sustentável”, comentou.
Maior operadora africana do Boeing 787
Atualmente, a Ethiopian Airlines opera a maior frota de Boeing 787 Dreamliner do continente africano. As aeronaves dos modelos 787-8 e 787-9 são utilizadas principalmente em rotas intercontinentais a partir de Adis Abeba, conectando a capital etíope a destinos de alta demanda na Europa, Ásia e América do Norte, além de importantes rotas intra-africanas.
Pela Boeing, o vice-presidente de Vendas Comerciais e Marketing para a África, Anbessie Yitbarek, ressaltou a relevância da família 787 para a aviação global e a parceria com a Ethiopian Airlines:
“A família 787 Dreamliner provou ser um divisor de águas para companhias aéreas em todo o mundo, e temos orgulho de apoiar a Ethiopian Airlines em sua missão de conectar a África com a comunidade global. Juntos, esperamos moldar o futuro do transporte aéreo com aeronaves avançadas, eficientes e confortáveis para atender seus passageiros.”
Frota futura inclui 737 MAX e 777X
Com a confirmação do novo pedido, a Ethiopian Airlines passa a ter um total de 20 aeronaves Boeing 787-9 encomendadas. Além disso, a companhia mantém pedidos firmes, opções e direitos de compra para aeronaves Boeing 737 MAX e Boeing 777X, ampliando a flexibilidade de crescimento da frota nos próximos anos.
Expansão além das aeronaves

Paralelamente à renovação e ampliação da frota, o Ethiopian Airlines Group também avança em projetos de infraestrutura. Um dos principais é o Bishoftu International Mega Airport City, um complexo aeroportuário em desenvolvimento que pretende ampliar a capacidade operacional da companhia e fortalecer o papel da Etiópia como um dos principais polos da aviação no continente africano.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Ethiopian Airlines, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





