A Turkish Airlines, reconhecida pela World Finance como “Companhia Aérea Mais Sustentável” pelo terceiro ano consecutivo, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade na aviação por meio de projetos de redução de carbono, como o programa CO2mission e o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Entre as iniciativas estão economia de combustível, gestão de resíduos e uso de embalagens biodegradáveis.
A aviação enfrenta grandes desafios quando se trata de sustentabilidade, especialmente devido às altas emissões de carbono e ao consumo intensivo de combustível. O setor é frequentemente criticado por seu impacto ambiental, mas sua importância para a economia global, o comércio e o turismo, é inegável.
Hoje na coluna Turismo Sustentável vamos trazer as iniciativas e conversar um pouco com uma das maiores companhias aéreas do mundo e que é referência quando o assunto é sustentabilidade, a Turkish Airlines.
Companhia Adota Projetos para Redução da Emissão de Carbono
A Turkish Airlines ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio como a “Companhia Aérea Mais Sustentável” pela World Finance, liderando as iniciativas de sustentabilidade na aviação. Essa premiação é uma referência para o âmbito de finanças e negócios global, concedido para organizações que demonstram e comprovam boas práticas nas dimensões ambiental, econômica e social.
O prêmio reflete um pouco dos esforços que a companhia tem adotado já há alguns anos, quando iniciou uma série de implementações para mitigar os efeitos do uso de combustível, bem como programas de compensação de carbono.
Um deles é o CO2mission, que está alinhado a nove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Nossa plataforma de compensação voluntária de carbono permite que os passageiros compensem as emissões relacionadas aos seus voos, contribuindo para projetos certificados de mudança climática e desenvolvimento social”, explica Levent Konukcu, Diretor de Investimentos e Estratégia da Turkish Airlines.
Além disso, ele conta que a Turkish Airlines possui um programa de Combustível de Aviação Sustentável (SAF – Sustainable Aviation Fuel), onde o combustível é sintetizado a partir de uma variedade de matérias-primas sustentáveis em vez de combustíveis fósseis e que foi integrado a várias rotas, para gerar menor emissão de carbono.
Gestão de Resíduos e Redução na Emissão de Carbono
Segundo Konukcu, em 2023, a Turkish economizou 75.148 toneladas de combustível e evitou 236.751 toneladas de emissões de carbono. Desde 2008, o total de economia gerada com combustível a chega a 748.496 toneladas, com 2.357.764 toneladas de emissões de carbono compensadas.
“Além disso, a adoção de práticas sustentáveis atraiu mais viajantes conscientes, aumentando o número de passageiros e contribuindo para a rentabilidade”, afirma.
Para além da pegada de carbono, a companhia também adotou outras medidas para gestão de resíduos, focados em reduzir, reutilizar e reciclar materiais. A bordo, por exemplo, cartões de embarque e outros materiais de leitura passaram a ser digitais, a fim de reduzir o consumo de papel.
A empresa também adotou embalagens biodegradáveis e amenities ecológicas, além da separação de reciclagem, para minimizar o impacto ambiental. Uma boa iniciativa da companhia também foi a reutilização de peças de aeronaves que não são mais utilizadas – ou “aposentadas” – para recriar itens como suporte de menus, porta-copos e outros elementos decorativos, a fim de reduzir o desperdício.
Criação de Comitê e Alinhamento de Gestão Focada em Negócios e Sustentabilidade
No entanto, sabemos que não é fácil criar este tipo de iniciativa dentro das organizações e, principalmente, de mensurar resultados. Para que elas sejam, de fato implementadas e que gerem também bons negócios, é imprescindível que as boas práticas estejam alinhadas à governança e gestão de riscos de uma empresa.
“Temos um Comitê de Sustentabilidade dedicado, responsável por supervisionar projetos, ações e decisões relacionadas à sustentabilidade. Este comitê trabalha em estreita colaboração com vários departamentos, incluindo Operações, Estratégia Corporativa e Experiência do Cliente, para garantir que as iniciativas de sustentabilidade sejam implementadas de forma eficaz e alinhadas aos nossos objetivos gerais”, conta Konukcu.
De acordo com o executivo, os acionistas da companhia foram amplamente envolvidos nas iniciativas, inclusive com sessões de planejamento estratégico. Assim, implementaram também políticas de gestão para melhorar a sustentabilidade da empresa e integrá-la na estratégia corporativa.
Foram elaboradas outras estratégias de comunicação interna de forma abrangente, programas de treinamento e projetos colaborativos.
“Nossos funcionários recebem atualizações regulares e treinamento em práticas sustentáveis, enquanto incentivamos nossos fornecedores a adotar padrões ecológicos. Os acionistas são informados sobre as conquistas e metas de sustentabilidade, promovendo uma cultura de transparência e responsabilidade. Esse engajamento resultou em maior eficiência operacional, melhoria da reputação da marca e fortalecimento dos relacionamentos com as partes interessadas”, analisa.
Viagens Mais Sustentáveis
Em junho deste ano, a Turkish Airlines realizou o lançamento oficial do programa “Tomorrow On-board”, que vai atuar como uma marca que orientará as práticas sustentáveis e esforços de comunicação da companhia – em resumo, a iniciativa que visa integrar os impactos ambientais, sociais e econômicos em todas as operações.
O programa foca em melhorar a eficiência de combustível, reduzir as emissões de carbono e apoiar projetos de desenvolvimento comunitário. Além disso, a empresa também fez parcerias com a Organização Mundial do Turismo e a agência das Nações Unidas para trabalharem em conjunto para impulsionar iniciativas que promovam o turismo sustentável e a aviação civil em escala global.
“Entre as iniciativas esperadas estão programas de viagem ecológicos, gestão sustentável de destinos e projetos de turismo comunitário que fortalecem as economias locais ao mesmo tempo em que preservam o patrimônio cultural e natural”, revela o executivo da Turkish.
Segundo ele, essas ações, bem como outras futuras da companhia, serão complementadas por parcerias com hotéis e operadores turísticos com certificação ecológica, oferecendo aos passageiros opções de viagem sustentável que minimizem o impacto ambiental e apoiem as comunidades locais.
Aviação x Meio Ambiente
Quando perguntamos a respeito das duras críticas ouvidas de ativistas e outras lideranças e autoridades às companhias aéreas de forma geral, na guerra contra o meio ambiente como um “mal necessário”, Konukcu explica que enfrenta essa ambiguidade na Turkish Airlines se comprometendo com práticas de sustentabilidade na aviação e mantendo o desempenho ambiental.
De acordo com ele, a aviação pode empregar a sustentabilidade por meio de investimentos financeiros em tecnologias verdes, campanhas de conscientização, educação ambiental e políticas de gestão robustas.
“Melhorar a relação entre aviação e meio ambiente envolve inovação contínua, colaboração com partes interessadas da indústria e um compromisso firme com a sustentabilidade”, conclui.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre a nossa coluna de Turismo Sustentável, acesse este link.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.