Neste post buscarei, na prática, a partir de uma emissão que recentemente realizei, que você, caro leitor, entenda o que são os segmentos divorciados que prejudicam a montagem da emissão.
Aqui você encontra:
Introdução
Ainda no ano de 2022, como publicado aqui, expliquei e mostrei para vocês sobre a técnica dos segmentos casados, com o objetivo de facilitar a busca de disponibilidade por parte dos leitores.
Pois bem, agora, no presente post, venho explicar o conceito oposto à referida técnica: a dos segmentos divorciados.
O objetivo de trazer ao conhecimento de vocês o referido conceito é conscientizar nosso leitor de que a montagem da sua emissão, mesmo respeitando as regras do programa emissor, nem sempre será totalmente bem-sucedida, e, normalmente, isso ocorrerá por problemas alheios à sua vontade.
Isto é, por questão possivelmente sistêmicas, infelizmente, não será possível que você, leitor, conhecedor das regras dos programas, mesmo havendo a disponibilidade na classe tarifária saver, consiga adicionar algum trecho na montagem da sua emissão.
Convém, ainda que rapidamente, esclarecer que a adição de um segmento a um bilhete já emitido, é um dos exemplos que caracterizam outra técnica, mais ampla, que este editor intitula e conceitua como de “personalizar” a emissão.
Referido conceito foi por mim referido quando da apresentação que realizei no PPV EXPERIENCE de 2023. Na oportunidade, referi que, para buscar extrair o máximo de uma emissão, não bastava apenas o milheiro encontrar a disponibilidade e emitir o bilhete, devendo, sempre que possível, tentarmos aprimorar aquela emissão.
Pois bem, foi dentro desta ótica que me deparei, recentemente, com uma situação de segmentos divorciados, que, a seguir, irei explicar em detalhes para vocês.
Exemplo Prático
Nada melhor que exemplificar no que consiste uma situação de segmentos divorciados a partir de um exemplo prático, considerando uma emissão que realizei recentemente, em trechos que fazem parte de uma viagem de férias em família que irei realizar no final deste ano e início do ano que vem, passando por diversos países.
Lembrando que maiores detalhes das emissões irei, futuramente, mostrar para vocês na série compartilhando emissões.
Pois bem, já havia encontrado disponibilidade para três passageiros em classe executiva de Frankfurt para Osaka, via Tóquio, ou seja, (FRA-NRT-ITM), como você pode conferir a seguir:
Previamente a essa emissão, inclusive, já havia me posicionado na Europa (Madri), ciente de que, lá estando, em algum dos principais aeroportos que vinha monitorando, iria abrir as vagas que precisava (pelos menos três e em classe executiva).
Logo, tendo surgido esta disponibilidade saindo de Frankurt, faltava a “peça de ligação” (para os futeboleiros de plantão, o meia de ligação, típico camisa 10), ou seja, o trecho de Madri para Frankfurt (MAD-FRA).
Ocorre que, quando da emissão dos trechos saindo de Frankfurt, não havia, ainda, surgido disponibilidade na tarifa saver no referido trecho, o que somente ocorreu posteriormente.
Assim que verifiquei a existência da disponibilidade, entrei em contato com o programa emissor (AAdvantage) do bilhete saindo de Frankfurt e solicitei a inclusão deste trecho adicional.
O atendente encontrou a disponibilidade, porém, ao finalizar a inclusão, informou que o sistema não consegui concluir a operação.
Referida situação persistiu por mais um bom tempo, e a emissão foi tentada com diversos atendentes, mas, infelizmente, sem sucesso.
Logo, apesar de estar sendo respeitada a regra do programa quanto ao número de segmentos, e a despeito da existência de tarifa saver, possivelmente por algum problema sistêmico (ou até mesmo algum bloqueio ou restrição por parte da cia que opera o voo) não foi possível a adição pretendida.
Referida situação, ao que tudo indica, é um típico exemplo de segmento divorciado, isto é, na qual, na montagem da sua emissão, não é possível adicionar o trecho a outros.
Importante esclarecer, contudo, que, separadamente, é possível realizar ambas as emissões. O problema surge justamente quando da tentativa de se “casar” uma emissão à outra, daí porque a conveniente e oportuna definição de segmentos “divorciados”.
Ao final, a solução foi aproveitar um voo que saía mais cedo de Madri, e, durante a promoção de emissão com avios via Iberia Plus com 50% de desconto, ao custo final de apenas 4.125k avios e mais taxas de 25,80 dólares, emitir o trecho “descontente”, que não quis se unir aos demais, ou seja, aquele saindo de Madri:
Tome Nota
Como falamos neste post, buscamos mostrar e explicar como a existência de segmentos divorciados podem impedir, por questões alheias à nossa vontade, a adição de um trecho na sua emissão, mesmo havendo disponibilidade na tarifa saver e respeitando-se as regras do programa emissor.
Buscamos expor e explicar este conceito a partir de um exemplo prático, servindo, assim, de lição para todos nós, viajantes milheiros.
Sendo assim, o post evidenciou, do ponto de vista prático, como a ocorrência dos segmentos divorciados pode impactar e prejudicar a montagem da sua emissão.
E você, leitor, já imaginava que existiria algum impedimento desse tipo na montagem da sua emissão? Compartilhe abaixo, nos comentários, a sua opinião.
Comunidade Cartões e Emissões VIP
Venham fazer parte da nossa Comunidade de Cartões e Emissões VIP, onde vocês terão acesso ao nosso Suporte VIP, a todo o conteúdo do curso Milhas Para Todos, além de uma mentoria mensal ao vivo com o Paulo Leo e comigo, momento ideal para terem acesso a novidades do mercado em primeira mão e para tirarem dúvidas e traçarem novas estratégias.
Além disso, a Comunidade oferece vários produtos extras, como aulas de estratégias para emissões perfeitas, voltas ao mundo e todo o conteúdo sobre os programas de fidelidade de hotéis e cartões de crédito internacionais.
Acesse a Comunidade de Cartões e Emissões VIP, clicando aqui.
Para Saber Mais
Veja mais sobre programas de fidelidade aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.