Com a extensão da parceria até 2032, Emirates e Air Canada ampliam sua colaboração em passageiros e carga, fortalecendo rotas entre Canadá, Oriente Médio e Ásia e contribuindo para o crescimento do comércio bilateral, que já avançou com alta de 14% no último ano.
Emirates e Air Canada anunciaram hoje (19) que vão aprofundar e prolongar sua cooperação por mais sete anos, ao assinarem um novo memorando de entendimento que renova a parceria de codeshare, fidelidade e carga até 31 de dezembro de 2032. O acordo marca a evolução de uma colaboração iniciada em 2022 e que já permitiu que mais de 550 mil passageiros utilizassem rotas conjuntas entre Canadá, Estados Unidos, Dubai e outros destinos globais.
Expansão da Conectividade e Novos Benefícios
O eixo da parceria continua sendo a integração das redes. Atualmente, são 56 rotas em codeshare e acesso a mais de 225 destinos globais por meio do acordo interline. A extensão abre caminho para novos aeroportos canadenses na malha conjunta e melhorias nos benefícios premium, além de maior coordenação operacional, incluindo a transição futura para o aeroporto Dubai World Central (DWC), prevista após 2032.
O vice-presidente executivo e CCO da Air Canada, Mark Galardo, destacou que o acordo foi renovado antecipadamente graças aos resultados alcançados.
“A parceria da Air Canada com a Emirates tem sido altamente bem-sucedida, e temos orgulho de renová-la mais cedo, ampliando seu escopo e estendendo sua duração até 2032”.
Galardo acrescentou que o fortalecimento da cooperação é especialmente relevante para passageiros com vínculos familiares, culturais e comerciais com regiões atendidas pela Emirates.
O vice-presidente da Emirates, Adnan Kazim, também reforçou a importância da continuidade do acordo, destacando que o avanço conjunto melhora a experiência dos passageiros e amplia a conectividade entre os dois mercados.
“Nossa parceria estratégica com a Air Canada tem apresentado resultados excepcionais, e temos o prazer de estender essa colaboração até 2032. Este acordo fortalece nossas capacidades de transporte de passageiros e carga, permitindo-nos aprimorar as experiências dos clientes em voos de codeshare, ao mesmo tempo que expandimos a conectividade da rede para viajantes em ambos os mercados.”
Cooperação em Carga e Possível Joint Venture
A ampliação também envolve o setor de cargas, que deverá ganhar novos fluxos entre as Américas, o Oriente Médio, o Sudeste Asiático e o subcontinente indiano. As empresas estudam inclusive uma joint venture dedicada ao transporte de cargas, visando otimizar a movimentação global de mercadorias.
Kazim também destacou que a parceria tem impulsionado o comércio entre Canadá e Emirados Árabes há anos.
“Além dos serviços de passageiros, reconhecemos o papel vital que a conectividade aérea desempenha no fomento do crescimento econômico. Desde o estabelecimento de nossa parceria de codeshare em 2022, temos testemunhado uma expansão comercial consistente entre os Emirados Árabes Unidos e o Canadá. Por meio de uma cooperação aprimorada em carga, permanecemos comprometidos em facilitar o comércio e contribuir para a prosperidade contínua de ambas as economias. Acreditamos que essa parceria servirá como um catalisador para fortalecer nossa presença no Canadá e desbloquear novas oportunidades de crescimento.”
Leia também 🔗 Emirates anuncia nova fase de retrofit em 111 aeronaves
Serviços, Fidelidade e Integração Operacional
A coordenação operacional entre as duas companhias continuará evoluindo. Desde 2022, a Air Canada opera no Terminal 3 do Aeroporto de Dubai, facilitando conexões e o acesso de passageiros elegíveis aos lounges da Emirates.
Os programas de fidelidade Aeroplan e Skywards permanecerão integrados, permitindo acúmulo e resgate em toda a malha das duas companhias. A novidade será a expansão dos resgates recíprocos para cabines premium economy.
A vice-presidente de Assuntos Internacionais, Rede e Parcerias da Air Canada, Mary-Jane Lorette, destacou que a parceria já conectou mais de meio milhão de passageiros desde 2022, quase 500 por dia. Ela afirmou ainda que o novo acordo ampliará escolhas de rotas, opções de lounges e possibilidades de resgate de pontos.
Atualmente, a Air Canada opera voos diários entre Toronto e Dubai com Boeing 787 Dreamliner, enquanto a Emirates utiliza o A380 em seu serviço diário para Toronto e o Boeing 777 nos voos entre Dubai e Montreal.
Impacto Econômico e Comércio bilateral
A conectividade aérea tem sido um catalisador do comércio entre Canadá e Emirados Árabes Unidos. Entre 2022 e 2023, o comércio bilateral cresceu 14%, e as exportações canadenses aumentaram 17% em 2024, alcançando CAD 3,3 bilhões. O transporte de cargas pela Emirates a partir do Canadá cresceu 37% no último ano.
Dubai continua desempenhando papel importante como hub logístico na região, facilitando o acesso de empresas canadenses a mercados do Oriente Médio, Sul da Ásia e além.
Leia também 🔗 Emirates amplia a frota com 65 novos Boeing 777X, em negócio de US$ 38 bilhões
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Emirates, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





