A Emirates começa a revelar como serão as cabines de classe executiva do Boeing 777X. As imagens retiradas de um vídeo de divulgação oficial da companhia indicam um produto alinhado ao que o mercado já esperava. A estratégia da companhia não é reinventar, mas sim aprimorar o que já é um produto de valor no mercado.
A renovação da frota da Emirates passa diretamente pelo seu investimento nas aeronaves Boeing 777X. A companhia tem 270 unidades encomendadas e planeja usar o modelo como pilar de sua próxima geração. Existe a possibilidade dessas aeronaves substituírem gradualmente os A380 à medida que forem aposentados.
No entanto, o processo até então tem sido acompanhado de frustração, já que a frota de aeronaves 777X deveria ter entrado em serviço em 2020. Com atrasos sucessivos na certificação, o cronograma acabou sendo empurrado em cerca de sete anos. Ainda assim, a Emirates segue prometendo um produto totalmente novo.
O que esperar do B777x da Emirates
Até recentemente, as informações sobre a experiência a bordo do 777X eram limitadas. Mesmo assim, alguns pontos já estavam confirmados.
As aeronaves receberão a primeira classe “Game Changer”, introduzida em 2017 e instalada, até agora, em apenas nove Boeing 777-300ER. Presume-se que o produto chegue ao 777X com tecnologia atualizada e possíveis melhorias.
Além disso, a Emirates já havia confirmado novas suítes de classe executiva e a presença de um lounge a bordo. Esse espaço, contudo, não deve replicar exatamente o lounge do A380.
O pacote se completa com a nova cabine de premium economy e um produto de classe econômica atualizado.
Apesar do discurso reservado, a Emirates parece ter revelado mais do que pretendia. Imagens renderizadas das novas cabines surgiram de forma discreta. O portal One Mile at a Time publicou algumas imagens que supostamente refletem o novo produto.

Classe executiva B777X Emirates | Retirado do portal One Mile At A Time
As imagens divulgadas parecem mostrar o novo assento seguindo exatamente o modelo que a companhia já apresenta em suas outras aeronaves. Fruto de uma parceria de anos com a Safran. Ao que parece trata-se do modelo Safran Unity, o mesmo utilizado em outras aeronaves Airbus, como o A350-1000 da Japan Airlines.
Este modelo de assento é considerado um dos melhores do mundo para classe executiva. Além disso, também existe a possibilidade de se tratar de uma evolução personalizada do atual assento em configuração alternada. Não há ainda qualquer confirmação, apenas especulações.
No entanto, dado o porte da Emirates como cliente, é razoável supor que a Safran tenha feito adaptações específicas. Grandes operadores costumam ter influência direta no desenvolvimento final do produto.
Como comparação do novo assento, podemos observar o modelo atual utilizado nas aeronaves A350 da Emirates.

Assento cabine executiva A350 Emirates | Retirado de One Mile at a Time
Os assentos aparentam ser excelentes e plenamente competitivos com o que há de melhor no setor. Ainda assim, não se trata de algo verdadeiramente revolucionário.
Chama atenção o fato de a Emirates não ter introduzido esse produto antes, mesmo durante a reconfiguração dos Boeing 777 existentes e a chegada dos novos Airbus A350. A explicação parece simples. A companhia não precisava fazer isso antes. A leitura estratégica da Emirates sempre foi muito clara sobre o que realmente impulsiona sua imagem e suas vendas.
Elementos icônicos, como o chuveiro-spa e o lounge a bordo do A380, criam um forte “efeito halo” para a marca. Esses diferenciais reforçam a percepção de luxo e liderança global. Nesse contexto, portas em suítes de classe executiva não parecem tão essenciais para a Emirates quanto para outras companhias. A empresa operou, por anos, com assentos angulados e sete lugares por fileira.
Mesmo assim, alcançou níveis recordes de lucratividade. Isso mostra que a estratégia comercial da companhia vai além de tendências pontuais de cabine.
Lounge a bordo no 777X
Outro ponto relevante é a manutenção de um lounge a bordo relativamente grande no 777X. Trata-se de uma decisão que envolve custo de oportunidade, conforme indica a imagem abaixo.

Lounge bar B777X Emirates | Retirado de One Mile At The Time
Espaço dedicado a áreas comuns reduz o número de assentos disponíveis. Ainda assim, a Emirates segue apostando nesse diferencial como parte de sua identidade. A mensagem foi clara: manter elementos simbólicos da marca é estratégico.
O Boeing 777X deve começar a chegar à frota da Emirates a partir de 2027. Essas aeronaves marcarão a próxima fase da companhia após a era do A380.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




