O Direto da Galley de hoje é para você leitor que gosta de viajar com bilhetes aéreos emitidos com milhas.
É um privilégio poder convidar a família para aquele destino tão desejado e pagar apenas as taxas, não é mesmo? O mundo das milhas e nossos sonhos de viagem. Esse é o tema de hoje!
Em 1989, trabalhei no marketing da British Airways e participei do lançamento do Executive Club, o programa de pontos da British Airways. Naquela época era preciso voar para acumular créditos e obter alguns benefícios. Desde então o mundo mudou muito e também mudou o mundo das milhas. Agora você não precisa voar para acumular as milhas necessárias para sua próxima viagem, e isso é maravilhoso, não é mesmo?
Na intenção de esclarecer algumas dúvidas dos nossos leitores, eu consultei alguns amigos de diferentes empresas aéreas que trabalham no aeroporto de Guarulhos em São Paulo e vou compartilhar com vocês algumas informações.
Voos Cancelados
Todas as passagens quando são emitidas tem um código específico de identificação, independente da classe que você optar por viajar e no caso de um bilhete emitido por pontos ou milhas ele vai ser identificado com um código especial porque teoricamente não tem valor comercial.
Mas é importante ressaltar que isso não faz com que você tenha um tratamento diferenciado, diminuído, ou seja, você não vai ser acomodado no pior assento do voo porque está com um free ticket.
Como uma regra quase geral, as companhias internacionais, assim como as domésticas seguem o mesmo padrão de atendimento. Seu bilhete é igual a qualquer outro bilhete pago na mesma classe daquele voo.
Você pode optar por fazer o check-in online ou direto no aeroporto nos quiosques de auto atendimento, ou ainda pode ir ao balcão de check-in, a opção é sua, é um bilhete como outro qualquer.
A única exceção a ser considerada é no caso de haver cancelamento do voo que você está com a reserva. Neste caso, a aérea não poderá endossar seu bilhete para outra empresa, como é feito normalmente com os passageiros pagantes. Isso porque como dito antes, teoricamente seu bilhete não tem valor comercial.
Entretanto vale lembrar que a remarcação poderá ser feita pelo próprio passageiro, contatando o emissor daquela passagem e verificando o contrato de emissão do bilhete. Essa é a única restrição que me foi relatada.
Gosto sempre de dizer que, nos casos de cancelamentos de última hora, os colegas agentes de aeroportos farão o que for possível para resolver qualquer problema, inclusive gentilezas´ podem acontecer se você for um passageiro elite.
O Atendimento a Bordo
E a bordo? Você acha que os comissários sabem que você está com um bilhete emitido por milhas?
Bem, a resposta é NÃO. Mesmo nos voos intercontinentais que temos a bordo uma lista com todos os nomes dos passageiros, não me lembro de ter visto qualquer informação sobre o tipo de tarifa paga. Apenas se o passageiro era VIP, se tinha alguma solicitação de refeição especial ou alguma condição médica que exigisse atenção durante o voo.
Em uma ocasião, em um voo de São Paulo para Londres, na classe executiva, uma família de 4 pessoas não teve a opção de jantar atendida. O patriarca, muito enfurecido me chamou para perguntar se eles tinham sido deixados por último porque estavam viajando com os pontos do cartão de milhas de outra empresa aérea.
Na verdade, estavam sentados na última fileira da cabine, o fluxo do serviço iniciava da frente da aeronave para o fundo, então foram os últimos a serem servidos. Eu nunca saberia se ele não tivesse contado e isso também não fez nenhuma diferença. Portanto, fica a dica, reserve sua refeição no site da empresa (quando possível) ou sente nas fileiras da frente!
Em um voo lotado, na correria do serviço completo a ser oferecido, não havia tempo para essas particularidades. Atender um passageiro na minha cabine era fazer de cada um deles uma pessoa especial e ao mesmo tempo atender todos igualmente com a mesma consideração.
Eu era instruída a lembrar dos nomes dos passageiros das classes executiva e primeira, tarefa complicada e quase impossível, imagina ainda lembrar qual tarifa cada um pagou?
Então relaxe, acumule seus pontos e planeje a próxima viagem dos seus sonhos para quando a pandemia acabar, pois você será well looked after a bordo!
Para Saber Mais
Neste link você encontra todos os artigos do Direto da Galley e aqui você acompanha a Rosane no Instagram.
Caso você queira ler algum assunto específico no Direto da Galley, deixe sua sugestão nos comentários.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?