Olá passageiras e passageiros do PPV. Tudo bem com vocês? Como o maravilhoso Airbus A380 voltará a pousar em nossas terras daqui a dois dias, decidi aproveitar a ocasião para falar um pouquinho da minha experiência trabalhando nesta aeronave, enquanto tripulante da Etihad.
O A380 sempre chama muito a atenção onde quer que esteja, seja nos céus ou estacionado em algum aeroporto. Por isso, algumas empresas aéreas o mantinham em sua frota mais por uma estratégia de marketing do que por lucro real. Afinal, a relação consumo x número de passageiros transportados nunca foi das mais vantajosas.
Um Beberrão dos Ares
O A380 é um avião que tem personalidade própria. A começar pelo porte: quatro turbinas gigantes, que podem beber até 254.000 litros de combustível por abastecimento e a largura de quase 80 metros da ponta de uma asa até a outra*.
Para efeito de comparação, dependendo da configuração, o Boeing 777, por exemplo, transporta cerca de 400 passageiros com “apenas” dois motores e um consumo de 100.000 litros a menos.*
O Embarque no A380
A experiência diferenciada já começa no embarque. São necessários dois air bridges (fingers), sendo um exclusivo para o andar superior, onde ficam as premium zones e outro para o boarding no térreo.
Considerando que a classe econômica pode comportar nada menos do que 405 passageiros, fica fácil entender essa exigência.
Falando de embarque, a porta do 380 é tão grande e pesada que o tripulante não precisa fazer aquele contorcionismo todo para abrir ou fechar a mesma. Basta segurar um botão enquanto se observa todo trabalho pesado sendo feito pelo sistema elétrico.
Mas durante o treinamento e recheques semestrais, temos que abrir e fechar manualmente uma porta idêntica em forma e peso no simulador para garantir a perfeita execução no caso de uma emergência ou pane no sistema.
Etihad The Residence no A380
Faço um pequeno parênteses aqui para falar da The Residence. Afinal de contas, não tem como falar do A380 sem mencioná-la!
Além das já conhecidas Business Class e First, com seu chuveiro quente e lounge bar, o A380 da Etihad possuía ainda a “The Residence” – a primeira classe da primeira classe!
A The Residence era nada menos que um agradável quarto privativo, mais sala de TV com duas poltronas (usando o mesmo couro usado nos bancos das Ferraris), além de um mordomo especialmente treinado em Londres, no “The Savoy Hotel”, com suas luvas brancas e elegância sempre impecáveis. Melhor que um jatinho particular, não acha?
Tripulação no A380
O A380 é tão grande e denso que precisa ser dividido “em dois”, a fim de organizar os serviços e funções de cada tripulante. E essa duplicidade se reflete também no número de tripulantes necessários. E nos desentendimentos.
Às vezes, especialmente em longos voos noturnos, alguém da tripulação sumia do nada e precisávamos trazer o espírito Indiana Jones à tona, em Busca da Arca Perdida. Em um avião menor, é bem mais difícil sumir por alguns minutos.
Geralmente encontrávamos a pessoa descansando ou conversando no cockpit. Ou demorando demais em algum lavatory. Ou ainda, perambulando por aí e dando paradinhas para bater um papo com colegas em uma galley de outra área ou classe. Tudo isso para tentar combater o sono! Chegava um ponto que os copos de café já não faziam mais efeito… Qualquer dia, posso contar mais sobre isso.
Mas quando um dos serviços estava para começar, a equipe despertava instantaneamente e todos se tornavam super ativos, a fim de concluir tudo o mais rápido possível. Seja para os passageiros poderem dormir mais tempo, ou porque estávamos prestes a iniciar o Top of Descend, ou início do procedimento de pouso.
O A380 também era onde os corações eram separados. Acontecia muito daquela pessoa que batia total com o nosso santo ter que trabalhar na outra galley. Muitos voos eram tão cheios de pedidos dos passageiros que ficava muito difícil dar uma escapada pra bater um papo.
Por outro lado, com tantos colegas à bordo, pelo menos uma companhia para turistar naquele destino imperdível era praticamente garantida!
Enquanto que em um avião comum temos as posições 1L, 2L, 1R e 2R, no 380 tínhamos: M1L, M2L, M3L, M4L, M5L, M5LA, M1R, M2R, M3R, M4R e M5R, U1L, U2L, U3L, U1RF, U1R, U2R e U3R. Ufa!
E todo esse pessoal era somente a tripulação mínima requerida legalmente para que um A380 pudesse sair do chão. Na prática, embarcavam também os adicionais: M3LA, M1RA, M2RA, M3RA e U1RC.
No total tínhamos 23 tripulantes no A380 da Etihad! E sem contar o pessoal do cockpit.
Existe também um elevador de serviço para transportar containeres ou carts entre galleys de andares diferentes. Inclusive é parte do “pre-flight check” testar o equipamento.
Estamos de Olho o Tempo Todo
Como a classe econômica era superior à encontrada em outras aeronaves, isso gerava situações inusitadas a bordo! As aeronaves tinham muitos banheiros espaçosos, perfeitos para as pessoas tentarem fumar escondidas (e serem pegas por nós). ¯\_(ツ)_/¯
Também havia mais espaço entre assentos, onde alguns tinham a “brilhante” ideia de deitar no chão para dormir, confiantes que nós nunca iríamos perceber. Sabe de nada, inocente! Nada foge ao nosso radar!
Devido a privacidade das classes superiores, equipadas com portas de correr, era até comum passageiros se sentirem tão em casa que assistiam TV em trajes mínimos ou casais acabavam se empolgando além da conta. Nós fingíamos não perceber e passávamos dando aquela olhadinha discreta de canto de olho.
O Destino dos Airbus 380 na Etihad
Infelizmente, a Etihad aposentou de vez seus 10 Airbus 380 devido à pandemia e uma reorganização estratégica.
Felizmente, com a Emirates logo teremos a possibilidade de voltar a voar (ou voar pela primeira vez) nessa aeronave espetacular, enquanto as últimas unidades ainda estiverem em atividade.
Mal posso esperar por esse dia! E você? Você teve a oportunidade de voar em um A380 da Etihad? Se sim, me conta o que achou da experiência?
Até o próximo voo!
“Cabin Crew, disarm doors and cross check”.
*Fonte: Safety and Emergency Procedures Manual (SEPM). Etihad Airways.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos do Direto da Galley, clique aqui.
Caso você queira ler algum assunto específico nesta coluna, deixe sua sugestão nos comentários.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.