Gente! O Direto da Galley está de casa nova!
Nestes tantos anos de voo tive o prazer de atender vários políticos e famosos e é muito interessante poder perceber as pessoas de verdade, quando se despem dos rótulos, cargos ou atividades que exercem.
Como comissária eu desenvolvi a capacidade de sorrir e servir de acordo com os padrões da empresa sem julgamento ou opiniões pessoais, e hoje relembro algumas situações que compartilho com vocês.
Em uma ocasião, um político que havia sido notícia nos maiores jornais do país, se acomoda no assento da executiva e se recusa a falar português comigo durante as 11 horas de voo. Talvez ele não soubesse que na aérea inglesa tinham comissários brasileiros, foi cômico e estranho ao mesmo tempo porque eu sabia quem ele era, mas entendi que talvez ele tivesse embarcado em uma empresa estrangeira a fim de não ser reconhecido. Respeitei seu silêncio e seguimos ´in English` até Londres.
Um outro que havia sido candidato a presidente, se surpreende ao ser parado na porta de embarque porque deveria apresentar o cartão de embarque. Pois é, regras da empresa, nada pessoal senhor, preciso conferir o cartão de embarque. Ele sorriu um pouco desconfiado, me apresentou o documento e eu o levei até a primeira classe com toda minha classe de comissária experiente.
Uma modelo internacional americana atrasa a saída do voo de Guarulhos porque estava fazendo compras no duty free. Entra bela e desfilando, calma como se nada a incomodasse. Ela era a mais famosa no avião mas não mais importante que todos os outros passageiros a bordo. O Chefe de Tripulação foi conversar com ela e furiosa reportou toda a tripulação pela falta de sensibilidade com o atraso dela no embarque…. oi?
Eu sempre fiquei muito à vontade para me comunicar com meus convidados famosos, e em um voo retornando a São Paulo, um piloto de fórmula 1 esperava para desembarcar ao meu lado, havia ganho a corrida na Europa, reparo nos cabelos despenteados dele e discretamente lhe sussurro: Não acha melhor dar uma ajeitada no visual?
Os repórteres já estarão lhe aguardando no aeroporto. Ele tinha que ser o primeiro a desembarcar porque ia ser recebido pelo gerente da empresa. Aceitou minha sugestão e foi ao toilette, a porta da aeronave abriu e ele não saía…. lá fui eu de novo… toc toc toc… vamos desembarcar senhor?? Um campeão e uma pessoa comum!
Eu nunca tive problemas em negar bebida a qualquer pessoa a bordo, mas negar bebida a um locutor famoso que acabou com as champagnes e vinhos da primeira classe, foi uma situação bastante constrangedora naquele dia. Tive que dizer que o bar estava fechado porque o limite do álcool já havia sido mais que ultrapassado! Ele inconformado foi buscar apoio na executiva e eu fui atrás! Acabei convencendo a pessoa a tomar um café na galley com chocolates, deu certo! A conversa foi boa e o tempo passou voando!
Acho que é isso, o tempo passou voando!
Para Saber Mais
Neste link você encontra todos os artigos do Direto da Galley e aqui você acompanha a Rosane no Instagram.
Caso você queira ler algum assunto específico no Direto da Galley, deixe sua sugestão nos comentários.