Neste artigo compartilho algumas dicas de viagem para cidades históricas de Minas Gerais. Afinal de contas, se há um estado brasileiro que respira história, esse estado é Minas Gerais. Como seriam necessários vários e vários artigos pra falar sobre tudo que o estado oferece, aqui vamos nos deter a 2 de suas cidades apenas!
Aqui você encontra:
Minas Gerais
O estado de Minas Gerais é o quarto maior do país em termos de área territorial e o segundo quanto ao número de habitantes. São 20.870.000 habitantes espalhados por 586.528 km² de pura beleza! Em termos de PIB, Produto Interno Bruto, Minas Gerais ocupa o terceiro lugar.
Entre montanhas e vales, sua topografia é bastante variada. Seu clima é tropical e apresenta consideráveis variações entre suas regiões. No sul o clima é mais úmido e frio. Já em sua parte setentrional o clima é semiárido.
Quando os portugueses chegaram à nossa terrinha, eram os indígenas que habitavam o estado de Minas Gerais. Até que foi anunciada a existência de ouro na região e uma grande quantidade de imigrantes se moveu para lá. A extração desse metal acabou trazendo desenvolvimento e riqueza para a região.
Como nada dura para sempre, o ouro foi acabando e muitas pessoas deixaram Minas Gerais. Mais tarde, o cultivo de café acabou atraindo novamente muita gente. Porém, até hoje a exploração de metais ocupa papel de destaque em sua economia.
O turismo também é outra fonte significativa de renda para o estado. Isso, em grande parte, devido à história contada através das vielas e monumentos de várias de suas cidades.
Dicas sobre Cidades Históricas de Minas Gerais
São várias as cidades históricas de Minas Gerais como, por exemplo, São João del Rei, Tiradentes, Sabará, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Serro, etc. Vamos nos deter aqui às duas primeiras.
São João del Rei
No início a cidade de São João del Rei recebeu o nome de Arraial Novo do Rio das Mortes. Como aconteceu com várias cidades históricas de Minas Gerais, sua origem deu-se devido à busca pelo ouro, tendo sua fundação datada entre 1704 e 1705. Ínicialmente o intuito principal era que a cidade fosse um lugar de entreposto entre Paraty, no Rio de Janeiro e as cidades da região central do estado de Minas.
Sua população é de pouco mais de 90 mil habitantes espalhados por uma área de 1.464 km². Apesar de relativamente pequena, a cidade é bem movimentada, devido ao seu grande desenvolvimento econômico sem, porém, perder sua atmosfera histórica, percebida em sua arquitetura, museus, etc.
Atrações turísticas
Centro Histórico de São João del Rei
As ruazinhas estreitas de seu centro histórico são um convite para uma caminhada sem pressa e compromisso, apenas apreciando seus mais de 700 imóveis tombados pelo IPHAN, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional. Destaque para o Museu de Arte Sacra e a Rua das Casas Tortas.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Seu processo de construção teve início em 1733, depois que o bispo do Rio de Janeiro, Dom Antônio de Guadalupe, concedeu a benção da capela-mor. Durante o século seguinte a igreja foi erguida e reformada até que no ano de 1879 foi finalmente concluída.
A igreja possui duas torres gêmeas. Apresenta um aspecto diferente do tradicional desde sua base até as cúpulas – foram construídas
em formato octogonal. Outra diferença é que a madeira utilizada foi esculpida e posteriormente pintada de branco, sendo que nunca foi possível concluir seu processo de douramento e pintura.
A igreja abriga várias obras de arte, entre elas, as do grande artista Aleijadinho que esculpiu os anjos sob as pilastras.
Mais informações como horários de missas, etc., pdem ser obtidos aqui.
Passeio Turístico pela Maria Fumaça
A Maria Fumaça liga a cidade de São João del Rei à Tiradentes. É a mais antiga em operação em todo o país. Foi inaugurada em 28 de agosto de 1881 por, ninguém menos que, Dom Pedro II.
O passeio percorre um trajeto de 12 quilômetros, atravessando as margens da Serra de São José. Durante o passeio, é possível ver paisagens da arquitetura do século 10 ainda preservada.
Ainda na estação de São João del Rei é possível conhecer o Museu Ferroviário inaugurado em de 1981, criado em comemoração ao centenário da antiga EFOM, Estrada de Ferro Oeste de Minas. Ali são encontradas peças utilizadas tanto na EFOM quanto em outras ferrovias da época. É considerado o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil. A visita é gratuita.
Você pode obter mais detalhes sobre esse passeio superespecial clicando aqui.
Solar dos Neves
Apesar de não ser aberto ao público, vale a pena conhecer o exterior desse belo edifício. É um dos principais pontos turísticos da cidade.
Datado do século XIX, este prédio foi a antiga residência do ex-presidente Tancredo Neves. entre os anos de 1957 a 1985. Após sua morte, Risoleta Guimarães Tolentino Neves, a esposa de Tancredo, utilizou o casarão até o fim de sua vida.
Tancredo Neves foi uma figura de destaque na política brasileira. Foi um dos políticos que apoiou a redemocratização do país, tendo participado do movimento das Diretas Já.
Em 1985 candidatou-se ao cargo de Presidente da República tendo vencido as eleições. Porém, devido a problemas de saúde, morreu antes de assumir o cargo.
Se tiver curiosidade, você pode conhecer mais sobre a história de Tancredo Neves clicando aqui.
Tiradentes
Quando algumas pessoas vindas de São Paulo descobriram ouro na Serra de São José, fundou-se em 1702 um arraial que recebeu inicialmente o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes, a atual Tiradentes.
A região foi um dos principais centros produtores do Estado, tendo a exploração de ouro uma de suas principais atividades.
Atualmente o turismo desempenha papel importante na economia local. Um dos atrativos é seu praticamente inalterado conjunto arquitetônico colonial. Além disso a cidade oferece uma vasta programação cultural e artística durante todo o ano, assim como uma rede hoteleira de qualidade.
Origem do Nome
A cidade havia sido palco da inconfidência mineira – uma das maiores revoltas organizadas durante o período colonial contra a coroa portuguesa. Um dos seus principais participantes foi Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes que, por causa da morte prematura dos pais, precisou exercer diversas ocupações ao longo de sua vida. Uma delas foi a de dentista amador – daí a origem de seu apelido.
Surgiu, então, a sugestão de que a cidade recebesse o nome de um herói brasileiro e não de um rei português. Em 06 de Dezembro de 1889 a cidade passa, assim, a se chamar Cidade e Município de Tiradentes.
A cidade de Tiradentes foi tombada em 20 de Abril de 1938, como patrimônio histórico pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Suas igrejas, casas, monumentos, etc., passaram por um processo de recuperação.
Veja mais sobre a biografia de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” clicando aqui. Ou aqui para saber mais sobre a cidade de Tiradentes.
Atrações turísticas
Igreja Matriz de Santo Antônio
Ela é considerada uma pérola do barroco mineiro. O prédio data do início do século XVII, mas sofreu diversas alterações no início do século XIX. Aleijadinho deixou aqui sua marca criando uma escultura na fachada da igreja. Ainda em sua parte externa é possível observar seu relógio do sol – que acabou se tornando um dos símbolos da cidade.
É uma das mais ricas e impressionantes igrejas de Minas Gerais. Seu interior é rico em detalhes de ouro, além de belíssimas pinturas e lustres enormes.
Outro grande destaque da Igreja é seu órgão de origem portuguesa, datado do século XVIII.
Mais informações sobre esta bela Igreja podem ser obtidas aqui.
Bichinho
Além de toda a história que você pode encontrar exibida por toda a cidade, uma das atrações da cidade de Tiradentes são suas lojas de obras de artes, artesanatos diferenciados, móveis rústicos, etc.
Mas, além das lojas espalhadas pela cidade, vale a dica de dar um pulinho em Bichinho – um povoado vizinho, bem pertinho, a apenas 7 km de distância de Tiradentes. Nesse simpático vilarejo, cujo nome oficial é Vitoriano Veloso, você encontrará vários ateliês, além de diversas lojas onde poderão ser encontrados desde artesanatos e móveis até obras de arte. Tudo com excelentes opções e preços justos.
Não poderia escrever sobre Minas Gerais e deixar de falar de sua culinária que, só de pensar, minha boca enche de água!!! Então fica aqui algumas dicas de onde comer em São João del Rei e Tiradentes.
Onde Comer em São João del Rei
Restaurante Colher de Pau
O restaurante Colher de Pau funciona numa antiga casa bem pertinho da Estação Ferroviária. É um lugar para você se sentar, sem pressa, e se deliciar com a inigualável comida tipicamente mineira, com aquele aroma e gostinho que nenhuma outra tem!
E depois, escolha entre as várias opções de sobremesa!
Informações adicionais sobre o Colher de Pau podem ser encontradas aqui..
Taberna d’Omar
O Taberna d’Omar é um restaurante super agradável e, para muitas pessoas, é o melhor da cidade. O local serve café da manhã, almoço, jantar e até mesmo um brunch.
Seus pratos são muito bem preparados, sua carta de vinhos é bem diversificada e os pães servidos são produzidos no próprio local. Ou seja, estão sempre fresquinhos!
Visite a página da Taberna d’Omar para conhecer mais sobre o local.
Onde Comer em Tiradentes
Dona Xica
O restaurante Dona Xica é o lugar ideal para quem está procurando uma autêntica comida mineira! O local não é grande e sem luxos – isso para o que o destaque fique só por conta da comida! Você encontrará pratos como bolinhos de arroz (com gosto de infância!), feijão tropeiro, torresmo, couve, lombo…. huhmmm… só coisa boa!
Localização: Rua Ministro Gabriel Passos, 26, no centro histórico, pertinho do Largo das Forras
Conheça aqui o menu do Dona Xica.
Mia confeitaria
E que tal um cafezinho passado no coador de pano acompanhado de um pãozinho de queijo bem quentinho? Na Mia confeitaria você vai encontrar! Um ambiente minimalista, de bom gosto e muito aconchegante.
Tudo lá é de excelente qualidade. Há opções de lanches, pães artesanais e deliciosas opções de doces. Excelente opção para um chá da tarde, por exemplo.
Localização: Rua Direita, 176
Horário de funcionamento: 2ª a domingo, das 12h00 às 17h00.
Compartilhe conosco nos comentários suas dicas sobre outras cidades históricas de Minas Gerais.
Para Saber Mais
Para ler mais publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.