Turim, uma das cidades mais subestimadas da Itália, oferece uma experiência autêntica e menos turística, ideal para quem busca explorar além de Roma e Milão. Confira dicas do que fazer em Turim e descubra suas atrações culturais, culinárias e históricas, que fazem da cidade um destino imperdível.
Se você está planejando viajar para a quarta maior cidade da Itália nos próximos meses, este artigo te ajudará a entender um pouco da história de Turim e também planejar o que fazer na cidade.
Aqui você encontra:
Por que Escolher Turim?
Muitos veículos de comunicação importantes já expressaram seu espanto com a pouca importância dada pelos turistas à cidade de Turim. Por exemplo, há pouco tempo a EuroNews escreveu: a Itália não tem escassez de cidades famosas – mas nenhuma é tão subestimada quanto Turim.
Basicamente o mesmo foi expressado pelo jornal Telegraph, de Londres e pela revista Vogue. O The New York Times chegou até mesmo a destacar a cidade em sua seção de viagens.
Não é necessário mencionar sobre os inegáveis atrativos das cidades mais visitadas da Itália como Roma, Florença, Veneza e Milão. Mas, Turim tem algumas vantagens sobre elas. Por exemplo:
- O trânsito em Turim não é ruim como em algumas das cidades mais visitadas
- É perfeitamente possível conhecer a pé as diversas atrações que a cidade oferece
- A cidade possui uma ampla área verde
- Os custos em geral não são tão altos como em outras badaladas cidades italianas
- É incrível, mas os restaurantes e os bares da cidades ainda dependem dos moradores locais e não de turistas, como em muitos outros locais
Aliás, por falar em restaurantes, o difícil mesmo em Turim é comer mal!
Informações Gerais Sobre Turim
Localização
A cidade de Turim fica localizada da parte norte da Itália e é a capital de Piemonte. Com cerca de 910.000 habitantes e uma área total de 130 km², é conhecida, em particular, por sua arquitetura e gastronomia requintada. Turim é a quarta cidade italiana mais populosa e representa um terço do complexo econômico produtivo do país.
Nome
O nome original da cidade é Torino, que vem da palavra Taurini, o nome da tribo celta-Lígure, a qual habitava a região antes que os romanos a dominassem. A palavra Taurini está associada ao touro, taurus em latim, que é um importante símbolo para a tribo, o que levou ao nome original da cidade.
História
A cidade de Turim foi fundada no século III a.C. pelos Turini e posteriormente, no ano 28 a.C., foi conquistada pelos romanos. Era um destacado centro político e cultural no período do Reino de Saboia, tendo representado um papel relevante no Risorgimento. Foi a primeira capital italiana a ser unificada no ano de 1861.
Turim passou a se tornar um centro industrial a partir do século XX, especialmente no tocante à indústria automobilística e por ser escolhida para ser a sede da Fiat.
Mas hoje a cidade é também famosa por sua herança cultural, seus museus de grande relevância, sua arquitetura no estilo barroco, além de ser um centro de educação e de inovação tecnológica.
E como se não bastasse todos estes atrativos, a região em que se localiza Turim, Piemonte, é nada menos do que a maior região vinícola da Itália. Turim é berço de grandes vinhos tintos colecionáveis da Itália, como: Barolo, Barbaresco, Barbera e Dolcetto. Já para os amantes de vinho branco, o mais famoso é o Moscato d’Asti; mas outros rótulos locais menos conhecidos, são igualmente deliciosos – é o caso do Arneis.
Ou seja, de fato não dá pra entender porque ela não atrai muitos turistas como tantas outras cidades da Itália….
Dicas do que Fazer em Turim
A cidade de oferece diversas atrações para os mais variados gostos. Vamos mencionar compartilhar a seguir três dicas do que fazer em Turim.
Catedral de Turim
Este é o principal templo da Igreja Católica Romana em Turim. Sua fama se deve especialmente por ser lá que está guardado o Santo Sudário, tido como o manto que cobriu o corpo de Jesus. Ele fica guardado no altar da igreja e e nele estão impressas marcas de sangue.
A igreja, concebida por Amedeo di Settignano de Francisco, também conhecido como Meo del Caprino, foi construída entre os anos de 1491 e 1498 no mesmo local em que antes ficavam três igrejas, dedicadas a São Salvador, Santa Maria de Dompno e, a principal delas, a São João batista. As três igrejas foram demolidas no período entre 1490 e 1492.
No século XVII a igreja passou por algumas modificações realizadas por Filippo Juvarra. E em 1515 o Papa Leão X a confirmou oficialmente como sede metropolitana.
A entrada na Catedral de Turim é gratuita e pode ser feita diariamente, das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h00.
Palácio Real
O Palácio Real de Turim foi construído entre os séculos 16 e 18. Foi considerado pela UNESCO Patrimônio Histórico da Humanidade.
Fica localizado na região central da cidade, na Piazzetta Reale, fazendo parte do conjunto de residências reais.
Observando sua parte externa, é fácil identificar que sua arquitetura foi grandemente influenciada pelo estilo neoclássico, não parecendo ser uma obra de extremo luxo. Mas não se engane. Os cômodos do Palácio são imensos e decorados por lindas e valiosas obras da época.
No primeiro andar do interior do Palácio, fica o piano nobile, ou andar nobre. O estilo cortesão predomina neste piso, escolhido especialmente para destacar a importância da dinastia. Os destaques ficam para o Apartamento de Inverno do Rei, a Sala do Trono, o Salão Chinês (Salotto Cinese), a Armaria Real, a Galeria de Daniel, entre outros.
Através da Escadaria das Tesouras, toda feita de mármore, uma obra prima do arquiteto Filippo Juvarra, chega-se ao segundo andar do Palácio. Ali ficam os Apartamentos do Príncipe do Piemonte. O andar passou por diversas renovações, uma em comemoração a cada matrimônio, nos anos de 1722, 1750 e 1775. Destaque para a grande Sala da Baile, as Três Antecâmaras (Tre Anticamere).
Também localizam-se neste andar os Apartamentos do Duque de Aosta, destinados a Vítor Emanuel I, Duque de Aosta, e à sua consorte, Maria Teresa de Habsburgo. O pequeno Gabinete Chinês (Gabinetto Cinese) é o destaque aqui.
Se estiver em Turim, a visita ao Palácio Real é imperdível. Existe, inclusive, a opção de fazer uma visita guiada que, com certeza, será muito proveitosa pela sua riqueza de detalhes. E você pode adquirir os bilhetes, além de obter maiores informações sobre esta atração, clicando aqui.
Museu do Automóvel de Turim
Claro, a cidade onde a Fiat nasceu, não poderia deixar de possuir um Museu do Automóvel, conhecido como MAUTO.
Fundado em 1933, sua primeira exposição foi criada por Cesare Goria Gatti e Roberto Biscaretti di Ruffia, dois pioneiros do automobilismo italiano, e continha carros históricos. Di Ruffia, um aristocrata de Turim, foi quem concebeu a ideia do projeto e batalhou muito para que ele se tornasse uma realidade.
O museu passou por uma completa reforma e ampliação, tendo sido reaberto em 2011, por ocasião do 150º aniversário da Unificação da Itália, valorizando e destacando ainda mais sua coleção de automóveis. A reforma foi um sucesso, tanto que a revista Times, dois anos após sua reabertura, o classificou com um dos 50 mais belos museus do mundo.
Os visitantes podem conhecer desde o primeiro modelo de carro a vapor até os incríveis carros de Fórmula 1 de hoje. E eles estão expostos com um pano de fundo todo especial, caracterizando a época em que cada um deles foi criado, o que torna a visita ao museu, além de tudo, bem divertida e curiosa!
Tome Nota
Não poderia terminar este artigo, sem mencionar que Turim é o berço do chocolate italiano! Aquela maravilhosa mistura de chocolate e avelã foi criada lá! E é exatamente em Turim que fica localizada a sede corporativa da Nutella!!!
Depois de visitar as inúmeras atrações que a cidade oferece, procure um de seus diversos cafés e saboreie calmamente as delícias da região!
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.