Fazer uma viagem de intercâmbio é uma das experiências mais enriquecedoras que uma pessoa pode ter na vida e pensando nisso vamos compartilhar algumas dicas de como planejar a sua viagem.
Aqui você encontra:
Dicas de Como Planejar sua Viagem de Intercâmbio
Defina seu Objetivo
Eu sempre pensei que a gente entra na faculdade muito cedo, num período em que nem sabemos direito o que queremos da vida. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para você ter maior clareza de suas aptidões e de seus objetivos na vida.
O primeiro passo no planejamento de um intercâmbio é definir o objetivo que você pretende alcançar. Você quer apenas ter uma experiência internacional? Quer ver como se sai longe de casa? Ou simplesmente deseja conhecer pessoas novas de outra cultura?
Enfim, definir seu objetivo desde o início o ajudará a tomar decisões mais direcionadas e lhe permitirá fazer uma avaliação bem mais proveitosa no final.
Escolha seu Destino
Estabelecido seu objetivo, é hora de escolher seu destino.
Os destinos mais procurados para se fazer intercâmbio são: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia, Argentina e Espanha.
Colete informações gerais como: clima, perfil dos moradores e da cidade, alimentação, custos de vida, etc. Quanto mais informações você tiver de seu destino, menor será a probabilidade de ter surpresas, talvez, desagradáveis.
Lembre-se: você vai passar um tempo lá, o que é bem diferente de fazer turismo – será uma experiência da vida real!
Pesquise as Opções
Faça uma pesquisa prévia sobre quais as oportunidades de intercâmbio disponíveis no local que você escolheu dentro de seu objetivo, incluindo o curso que deseja fazer. Não adianta escolher o Polo Norte se não houver nenhuma oportunidade de intercâmbio por lá!
Avalie os Custos
Agora que você colheu informações sobre seu destino e sobre as opções disponíveis para intercâmbio, procure fazer uma estimativa de quanto você irá gastar, incluindo as despesas com o curso, hospedagem, alimentação, transporte, uma graninha para turismo nas horas vagas, etc. E não esqueça de deixar uma margem sobrando para imprevistos.
Determine seu Investimento
Agora que você já sabe aproximadamente o quanto irá precisar despender, analise seus recursos e veja a viabilidade de suas escolhas. E, se for preciso, faça as adaptações necessárias. Pé no chão não significa frustração, apenas melhor gerência da situação.
Escolha uma Agência de Intercâmbio
Antes de fechar um intercâmbio com uma agência, procure se informar sobre o histórico dela no mercado. Há muitas reclamações registradas sobre ela nos sites de defesa do consumidor (como Reclame aqui, Procon de seu estado, Consumidor.gov )? Qual a avaliação das pessoas que já utilizaram seus serviços? Como é a avaliação geral da agência? Ela possui representação no exterior ou apenas um escritório no Brasil?
Após escolher a agência, analise muito bem os papeis que você irá assinar. Se possível, mostre-os a um advogado de sua confiança antes de fechar o negócio. Existem muitas pegadinhas nessa área. Aliás, em todas! Muito cuidado. Cuidado também na hora de entregar sua documentação.
Documentação
Informe-se sobre a documentação que o país para onde você está indo exige de pessoas que fazem intercâmbio. Inclua carteira de vacinação, passaporte com validade mínima de seis meses, visto, etc. Veja tudo isso o mais depressa possível porque, dependendo do país, obter o visto pode não ser algo muito rápido.
Acomodação
Se a opção escolhida não incluir hospedagem, pesquisa as possibilidades disponíveis, custos, distâncias, etc. A própria agência que você escolher, muito provavelmente, poderá lhe auxiliar com isso.
Envio de Dinheiro
Determine como você levará o dinheiro para se sustentar durante o período do intercâmbio. Avalie todas as possibilidades. Felizmente hoje existem diversas opções de bancos virtuais que disponibilizam contas em diversas moedas. Isso tem facilitado muito a vida de quem viaja.
Algumas opções bem populares são as contas digitais da Nomad, Wise ou Revolut, por exemplo. Com elas você pode manter o seu dinheiro no Brasil, ir transferindo aos poucos, de acordo com as suas necessidades e ainda pagará menos IOF em todas as transações feitas.
Saúde
Agende um check-up antes de viajar. Nada é garantido nessa vida, mas faça sua parte. Certifique-se de que tudo está certo com sua saúde antes de entrar no avião. Melhor prevenir do que remediar!
Procure também fazer um seguro de viagem. Alguns cartões de crédito oferecem benefícios nesse sentido, mas você precisa se informar, com certeza, antes de tomar sua decisão. E não esqueça de levar remédios de uso contínuo, caso você faça uso.
Aprenda pelo Menos o Básico
Imagino que um de seus objetivos seja o de aprender ou aperfeiçoar uma nova língua. Caso seu conhecimento seja zero, aprenda um vocabulário básico, pelo menos para quando você chegar no aeroporto, na escola, no hotel, no supermercado, enfim, em seu primeiro contato com o local. Isso evitará situações de saia justa, mas também lhe dará mais confiança.
Aproveite o Máximo Possível
Com tudo resolvido, agora é aproveitar cada minuto desta experiência. Esteja aberto para aprender coisas novas, rever valores, estabelecer metas, conhecer pessoas novas, se divertir, enfim, volte para casa com a mala cheia de experiências e aprendizados!
Viaje com Milhas
Obviamente, para a sua viagem ficar mais em conta use milhas para pagar as suas passagens, tanto para chegar no destino quanto para fazer viagens locais.
Em grande parte dos programas de pontos, ao pagar com milhas, você tem a opção de comprar só a ida e depois emitir o retorno de outro ponto.
Uma coisa é certa: sua vida nunca mais será a mesma! E espero que nossas dicas de como planejar uma viagem de intercâmbio lhe tenham sido úteis!
Para Saber Mais
Para ler mais publicações do Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.