Neste artigo compartilho algumas dicas do que ver e fazer em Tarragona, um encanto de cidade que fica entre Valência e Barcelona. Aqui deixo dicas para você que terá tempo apenas de passar algumas horas na cidade, mas se puder, fique o dia todo.
Aqui você encontra:
História de Tarragona
Quando viajo de carro e me desloco de uma cidade para outra, sempre procuro se há algum lugar interessante para dar uma paradinha e conhecer alguma coisa. Em minha viagem a Espanha, procurei uma parada para o almoço no trajeto entre Valencia e Barcelona e achei Tarragona!
A Catalunha está dividida em 4 províncias: Barcelona, Lleida, Girona e Tarragona. Esta última, tem como capital a cidade que leva este mesmo nome. A cidade é pequena, tem cerca de 63 km² de área total. Segundo o censo realizado em 2021, possui 135.436 habitantes.
Originou-se na cidade romana de Tarraco por volta do ano de 218 a.C. Tarraco foi uma das cidades mais importantes do império romano e até hoje é possível encontrar restos da presença romana espalhados por todo lado.
Devido à sua importância histórica, assim como a seu legado, no ano 2000 a UNESCO declarou o conjunto arqueológico de Tarraco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Mas não é somente o aspecto histórico que atrai os turistas à Tarragona. Ela é simplesmente banhada por aquele azul maravilhoso do Mar Mediterrâneo, com praias perfeitas para esquecer o relógio e se perder naquela paisagem deslumbrante.
O que Fazer em Tarragona
A Visita
Depois de pesquisar, deixei o carro no Parking Balcó del Mediterrani – Rambla Nova, S/N. Vi que o preço máximo a ser cobrado seria de 18,00 €/dia. Mas acabei pagando só o proporcional pelo tempo que fiquei.
Catedral de Tarragona

Dicas do que fazer em Tarragona, Catedral da cidade – Crédito: catedraltarragona.com
A construção da Catedral de Tarragona se deu sobre os restos de uma antiga basílica (que, diga-se de passagem, foi construída onde antes era uma mesquita árabe do século X) e teve seu início em 1184. com estilo românico em transição ao gótico.
Sua planta tem o formato de uma cruz latina, apresentando três naves e um cruzeiro em cima do qual se ergue a cúpula octogonal. O destaque fica por conta de dois elementos presentes em sua fachada principal: uma linda rosácea rendilhada e duas portas românicas datadas do século XII.
Já em seu interior chama a atenção dos visitantes o retábulo principal datado do século XV, obra de Pere Johan. Todo feito em alabastro policromado com esculturas de Nossa Senhora, Santa Tecla e São Paulo.
No templo o que se destaca são: o sepulcro do Arcebispo, em estilo gótico e a capela de Santa María, do século XIV.
Não deixe de visitar o Museu Diocesano e conhecer a coleção de tapeçarias procedentes dos ateliês de Bruxelas.
Tickets, horários de funcionamento e outras informações podem ser obtidas aqui.
Circo Romano

Dicas do que fazer em Tarragona, Circo Romano – Crédito: Fátima Pasquotto
O Circo Romano era anteriormente um prédio usado para corridas de cavalos e carruagens. Tinha cerca de 320 metros de comprimento e até 115 metros de largura. Estima-se que tivesse capacidade para 30.000 espectadores. Também serviu como castelo real na Idade Média.
Construído no século I o Circo Romano fica localizado bem no centro histórico da cidade, denominado popularmente como Castell de Pilat. O acesso a ele é feito através de um portal neoclássico conhecido como Sant Antoni, aberto no século XVIII nas muralhas. Possui características arquitetônicas diferenciadas. É tido como um dos circos mais bem preservados do Ocidente, embora parte de sua estrutura ainda esteja escondida sob prédios antigos do século XIX.
Atualmente o local é sede do Museu Nacional Arqueológico de Tarragona.

Dicas do que fazer em Tarragona, O antigo e o novo lado a lado – Crédito: Fátima Pasquotto
Uma das coisas que mais me chamou atenção no Circo Romano de Tarragona foi a convivência, lado a lado, do novo e do antigo (você pode observar na foto acima). Fiquei pensando como seria morar num apartamento e todo dia abrir a janela do seu quarto e se deparar com uma construção do século I!!! É tão distante de nossa realidade brasileira!!!
O horário de funcionamento varia de acordo com as estações do ano, mas você poderá obter todas as informações se clicar aqui.
Anfiteatro Romano

Anfiteatro de Tarragona – Crédito: Fátima Pasquotto
Com dimensões de 130 x 102 metros, o Anfiteatro Romano de Tarragona foi construído no início do século II dC. C. Neste local aconteciam todos os tipos de espetáculos (alguns lamentáveis), desde lutas de gladiadores e caçadas de animais, sem falar nas execuções públicas, até apresentações teatrais.
Sua construção data do século II d. C. e, atualmente, faz parte do sítio arqueológico de Tarraco. Sua localização é lindíssima – numa encosta íngreme junto ao mar. O desnível natural da pedra do terreno foi explorado para a construção de uma área para as arquibancadas.
Existem ingressos combinados desta atração e outras e você pode obter todas as informações aqui.
Balcón di Mediteraneo

Balcón di Mediteraneo – Crédito: tripadvisor.com.br
De saideira, caminhe pelo Balcón di Mediteraneo, que fica localizado no final da Rambla Nova. A vista é lindíssima! Se tiver calor, como no dia em que visitei a cidade, compre um sorvete, procure um lugar para se sentar e só desfrute da paisagem! Impossível não sair de lá revigorado!
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.