É claro que Lisboa tem muito mais a oferecer, mas aqui eu compartilho dez dicas de passeios em Lisboa para um fim de semana prolongado. É claro que a cidade oferece muito mais que isso e seria necessário provavelmente uma semana inteira para se ver tudo.
Mas, como sempre, nós turistas nunca temos tempo para ver tudo e acabamos tendo que priorizar alguns passeios em detrimento de outros. Nesse artigo eu sugiro alguns passeios te possibilitará conhecer e experimentar um pouco da cultura dessa cidade maravilhosa.
Além disso, nesse artigo aqui você pode ler sobre o hotel onde eu me hospedei da última vez que estive em Lisboa. Vamos lá explorar a cidade!
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Castelo de São Jorge
Uma visita a Lisboa, seja ela longa ou curta, não estará completa se não incluir o Castelo de São Jorge, uma construção erguida pelos mouros no século 11 que invadiram a Península Ibérica três séculos antes. Após a expulsão dos mouros, no século 14, o castelo ganhou esse nome e passou a ser a residência dos reis portugueses.
Assim que você chegar ao castelo, se dará conta que não sobrou muita coisa. Agora por que vale a pena visitá-lo mesmo assim? Porque o castelo está em uma posição privilegiada e você pode ver toda a parte antiga de Lisboa e o Rio Tejo. Honestamente, a vista é maravilhosa e você conseguirá ótimas fotos.
Dica 01: Compre o ingresso diretamente no site do castelo para evitar filas.
Dica 02: Chegue cedo se você quer explorar o espaço com mais tranquilidade. As portas se abrem às 09:00h da manhã.
Dica 03: Se você quer fotos do pôr do sol, visite o castelo no fim do dia. Aliás, esse horário é bem popular com os turistas.
Dica 04: Ao sair do castelo vá para a esquerda atravesse o que parece ser um portão e você estará numa ruazinha com pequenos bares onde você pode sentar-se do lado de fora e tomar um vinho. Vale a pena!
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Bonde 28
Assim que você começar a passear pelas ruas de Lisboa, se dará conta que os bondes dominam o centro antigo da cidade. E te garanto que os pequenos e rangentes bondes são uma atração à parte.
Você não pode deixar a cidade sem andar de bonde. Um em particular é o mais famoso de todos e é nesse que você deve andar. Eu estou falando do bonde 28 que cruza todo o centro histórico de Lisboa, daí sua popularidade com os turistas.
Dica 01: Combine o passeio de bonde com a visita ao Castelo de São Jorge. Saia do castelo, pare num bar como eu recomendei acima e depois vá para a Rua da Voz do Operário para tomar o bonde 28.
Dica 02: Antes de pegar o bonde, aproveite para visitar a igreja de São Vicente de Fora. Você não vai se arrepender.
Agora vem o problema com o bonde 28. Como você verá, ele é minúsculo e super popular com os turistas. Então prepare-se para … digamos … passar um aperto! Siga no bonde até ele atravessar o Bairro Alto.
Dica 03: Você pode comprar o bilhete diretamente no bonde com o condutor.
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Torre de Belém
A Torre de Belém, ou Torre de São Vicente, foi encomendada por D. João II no século 15. De lá partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral que no fim das contas chegaram em Porto Seguro, na Bahia. A torre é bem pequena e a visita não leva muito tempo. No dia que eu estive lá o tempo estava horrível e com água por todo lado, como vocês podem ver na foto. A única vantagem disso é que o local está quase deserto!
A Torre de Belém é outro ponto que você não deve deixar de visitar em Lisboa e tem um valor histórico muito grande. Você deve aproveitar que está na área e visitar também o Museu de Arqueologia, a Igreja Santa Maria de Belem e o Mosteiro dos Jerônimos.
No Mosteiro dos Jerônimos você terá a chance de ver os túmulos de alguns nomes bem famosos que ligam a história luso-brasileira. Em particular, Luís Vaz de Camões e Vasco da Gama.
Dica: Reserve umas quatro horas para deslocar-se a partir do centro de Lisboa e visitar a Torre de Belém e as outras atrações que eu mencionei acima.
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Fado
Sabe aquilo você seguramente já deve ter ouvido falar (ou leu) de que o Fado é triste e sem graça, esqueça! Assista a uma boa apresentação e tenho certeza que você mudará de opinião. Minha única recomendação é que você evite salões grandes que foca apenas nos turistas.
Pergunte no seu hotel onde você pode assistir a um show de Fado que seja popular com os lisboetas! Provavelmente você vai acabar na Alfama ou no Bairro Alto.
Na minha última viagem a Lisboa eu tive a oportunidade de ver a Joana Amendoeira, que além do ótima cantora é super simpática, fazendo uma pequena apresentação na festa de aniversário de um amigo.
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Bairro Alto
Bem e já que estamos falando de Fado, temos que falar do Bairro Alto. Um passeio pelo Bairro Alto, principalmente para os mais jovens que curtem a noite é um item obrigatório na sua lista de coisas para se ver e fazer em Lisboa.
Você verá que as pessoas tomam conta das ruas. Vá a diferentes bares e aproveite a noite. Particularmente no verão, você verá o quão popular o Bairro Alto é!
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Passeio a Pé
Faça um passeio guiado a pé, os famosos walking tours. Eles são gratuitos e no fim do passeio você dá algum dinheiro ao seu guia. É uma forma bem legal de conhecer a cidade e ainda ouvir as histórias que o guia tem para contar.
Eu fiz meu passeio com o Sandemans e gostei bastante. O passeio todo durou umas três horas e percorremos alguns pontos do centro antigo da cidade. Leia mais sobre os passeios aqui.
Meu passeio começou no Largo de Camões e terminou na Praça do Comércio. Acho que a parte mais interessante do passeio é ouvir as histórias do guia, que falou entre outras coisas sobre o terremoto que devastou Lisboa em 1755 e sobre o fim do período ditatorial de Portugal.
Porém os passeios têm um pequeno inconveniente – eles são apenas em inglês ou espanhol. Mas o guia me disse que caso exista um grupo grande é possível fazer em português, mas precisa ser organizado com antecedência. Outra opção é um passeio privado e aí tem-se que pagar um valor fixo.
Dica: Não pague para subir no Elevador de Santa Justa. Se você vier do Bairro Alto, a descida pelo elevador é gratuita. Devo essa ao meu guia do Sandemans, o João!
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Time Out Market
O Time Out é um mercado com muitos restaurantes onde você pede a sua comida e depois senta-se em uma das mesas. O espaço é bem informal, recebe muitas recomendações de revistas especializadas e eu rsugiro jantar (ou almoçar) lá um dia.
A clientela é bem diversificada. Vi jovens que provavelmente estavam jantando por ali antes de sair para uma balada e até famílias com crianças pequenas.
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Oceanário
O Oceanário fica um pouco afastado do centro da cidade, porém é de fácil acesso via metrô. Aliás, é possível visitar quase todos os principais pontos turísticos de Lisboa apenas com transporte público.
Ele está localizado na área onde foi a Expo Lisboa há alguns anos atrás e é bem interessante, principalmente se você estiver com crianças. Eles vão adorar!
Dica: Tente visitar o oceanário durante a semana, ou se você for durante o fim de semana procure chegar cedo. Estive lá num domingo à tarde e o local estava lotadíssimo.
Dez Dicas de Passeios em Lisboa – Fundação Calouste Gulbenkian
Esse é um dos poucos pontos que você precisará de um taxi ou uber para chegar. A fundação fica em uma área bem bonita da cidade, porém um pouco distante do centro antigo. Para nós, turistas, a parte interessante da Fundação é o museu, claro.
O Museu Calouste Gulbenkian é considerado um dos melhores museus de Portugal. Além de exposições temporárias, ele tem duas exposições permanentes cobrindo o período desde o Egito Antigo até os dias de hoje. Eu achei o jardim ao redor dos prédios muito bem cuidados e certamente merecem uma visita.
Dica: A visita ao museu é gratuita aos domingos depois das 14:00h.
Parque Eduardo VII – Avenida da Liberdade – Terreiro do Paço
Eu sempre digo que a melhor forma de se conhecer uma cidade é caminhando e em Lisboa isso não é diferente. Comece uma caminhada no parque Eduardo VII, com paradas para fotos e apreciar a vista, siga para a Avenida da Liberdade, ou a Champs Elysee de Lisboa, aprecie as vitrines das boutiques e siga rumo ao Tejo.
Se for hora do almoço, tome um vinho e coma umas sardinhas em algum restaurante. Só fuja dos pontos mais turísticos, pois nem sempre eles têm os preços mais justos ou a melhor refeição. Peça sugestões no seu hotel e eles seguramente te indicarão alguma coisa boa.
Continue sua caminhada pela Praça do Rossio, Rua da Prata, parando para comer um pastel de nata em alguma pastelaria por ali e termine o passeio na Praça do Comércio. Ao fim você terá percorrido quase 3km e terá visto muita coisa interessante. Eu garanto!
Algumas Palavras
Lisboa é uma das minhas cidades favoritas na Europa e toda vez que a visito me divirto muito. Como disse no começo, existem muitas outras coisas para se ver e fazer na cidade. Minha lista de sugestões é apenas uma parte do que a cidade tem a oferecer.
Se você conseguir fazer essas dez coisas que listei, com certeza terá aproveitado bastante a cidade. E, o mais importante, espero que tenha se divertido.
Caso tenha tempo de ir a algum outro bar a noite, além dos bares do Bairro Alto, eu sugiro visitar o Red Frog. Mas não espere um bar comum e para achá-lo você tem que procurar o sapinho vermelho na parede, tocar a campainha e alguém abrirá a porta para você entrar.
Para Saber Mais
Procurando lugar para se hospedar em Lisboa? Clicando aqui você terá uma sugestão nossa dos melhores locais para se hospedar na capital portuguesa.
Clique aqui para ler mais sobre outros destinos que já visitamos.