O cuidado com os documentos é essencial sempre. Mas se acontecer de ter seu passaporte for roubado, furtado ou extraviado durante uma viagem, você sabe o que fazer?
Uma coisa importante que as autoridades brasileiras recomendam é que, antes de sair do país, todo viajante deve fazer uma cópia autenticada de seu documento de identidade e de sua certidão de nascimento, além de cópia simples do seu passaporte. Essas cópias devem ser mantidas, se possível, no cofre do hotel, no caso de ser necessário obter novo documento de viagem.
Você pode ler todas as instruções clicando aqui.
Aqui você encontra:
Furto ou Roubo de Passaporte no Brasil
O governo brasileiro informa que, nesses casos, o portador do documento deverá registrar um BO, Boletim de Ocorrência, na unidade da Polícia Civil mais próxima. Isso evitará que você pague uma taxa adicional ao obter seu novo passaporte.
Perda de Passaporte no Brasil
Neste caso, o registro do Boletim de Ocorrência não é necessário. Basta apenas preencher o Comunidade de Ocorrência (que você pode obter ao clicar aqui) e levá-lo até um posto de emissão de passaporte e comunicar a perda.
Furto, Roubo ou Perda de Passaporte no Exterior
Nesse caso o que se deve fazer é procurar a representação brasileira do país onde ocorreu o roubo ou furto. Se não for possível emitir um novo passaporte, a representação diplomática irá fornecer uma Autorização de Retorno para que você possa voltar ao Brasil.
Passaporte com Visto Americano Válido
E se meu passaporte com o visto americano ainda válido for roubado durante uma viagem, perdido ou danificado em território nacional?
A primeira atitude a tomar é comunicar imediatamente a Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos sobre o ocorrido. Isso evitará que outra pessoa faça uso do seu passaporte. Esse comunicado deve ser feito através do formulário DS-64 e pode ser enviado eletronicamente.
Em seguida, você deverá se dirigir a uma delegacia da polícia local e documentar o acontecido. De posse desses documentos, o próximo passo é procurar a Embaixada ou Consulado americano que emitiu seu visto, preencher um formulário que pode ser encontrado clicando aqui.
É preciso anexar o boletim de ocorrência, além de colocar seu nome completo, data de nascimento, local de nascimento, informações de contato, número do passaporte roubado/perdido, tipo do visto e uma cópia do seu visto roubado/perdido.
Uma má notícia: os vistos que forem perdidos, roubados ou ainda danificados não poderão ser substituídos. Será preciso solicitar um novo visto pagando novamente, inclusive, a taxa MRV.
Você pode encontrar no site da Embaixada dos Estados Unidos respostas a várias outras dúvidas com relação a esse e outros assuntos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias publicadas no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.