Pampa, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia são os principais biomas brasileiros que oferecem experiências únicas para viajantes de todo o mundo. Veja os principais destinos e suas atrações.
Uma viagem internacional está nos sonhos de muita gente, mas viajar para dentro do Brasil tem ganhado cada vez mais adeptos. Não só pela valorização da cultura, mas simplesmente porque o país tem belezas naturais incríveis. Só em solo brasileiro temos à disposição seis biomas diferentes, prontinhos para serem explorados!
Esses biomas carregam consigo espécies únicas da fauna e flora, além de propiciar ricas experiências para todo perfil de viajante, desde o mais aventureiro, até crianças e idosos com mobilidade mais reduzida.
Por isso, separamos 6 destinos que são perfeitos para conhecer cada um desses biomas e deixar a sua próxima viagem nacional “de cair o queixo”!
Rio Grande do Sul – Parque Estadual do Espinilho (Pampa)
O Pampa só está presente em um único lugar no Brasil: o Rio Grande do Sul. Ele ainda é pouquíssimo explorado pelos turistas, devido a sua caracterização de campo aberto e vegetação baixa, que a princípio, não parece ter nada demais. Porém, ele pode te surpreender!
O campo é ideal para observação de aves, onde o bioma conta com mais de 400 espécies, algumas endêmicas. É ideal para práticas de ecoturismo e algumas fazendas oferecem o turismo rural, onde o visitante vivencia a vida no campo, participa de cavalgadas e ainda pode saborear um delicioso churrasco gaúcho.
O Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí, é um dos poucos parques voltados à preservação do bioma.
Pernambuco – Vale do Catimbau (Caatinga)
A caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil e é um dos ecossistemas mais singulares que existem, com uma biodiversidade rica, cultura sertaneja, história colonial e religiosa, e paisagens impressionantes do semiárido nordestino.
O Vale do Catimbau, em Pernambuco, é um dos melhores destinos para viver a experiência da caatinga. Trata-se de um dos maiores e mais espetaculares parques arqueológicos (Serra do Catimbau) do Brasil, com cânions, formações rochosas, e pinturas rupestres com mais de 6.000 anos. É ideal para trilhas, ecoturismo e arqueoturismo.
Mato Grosso do Sul – Corumbá (Pantanal)
Este bioma brasileiro é uma das maiores áreas alagáveis do planeta, onde é possível observar animais únicos no mundo como a onça-pintada, a arara-azul, o jacaré e o tuiuiu. É claro que estamos falando do Pantanal mato-grossense.
Estar no Pantanal é vivenciar emoções indescritíveis. Os hotéis fazenda da região oferecem uma verdadeira imersão na vida pantaneira, com atividades guiadas por biólogos experientes, pensão completa, passeios a cavalo e até safáris terrestres e fluviais, realizados de barco, chalana ou 4×4.
Rio de Janeiro – Ilha Grande (Mata Atlântica)
Um dos biomas mais ameaçados do Brasil é também dona dos cenários mais impressionantes do país. A Mata Atlântica é onde a floresta tropical se une ao mar, com espécies de fauna que chegam a ser centenárias como palmeiras, orquídeas, bromélias e outras árvores.
Ilha Grande em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é um dos melhores destinos para explorar o bioma. Ao todo, são mais de 100 km de trilhas que conectam vilarejos e praias escondidas, com práticas de mergulho, passeios de barco e de caiaque.
Goiás – Chapada dos Veadeiros (Cerrado)
Entre os biomas brasileiros, o cerrado é considerado a savana com maior biodiversidade do mundo, com suas formações rochosas únicas, campos rupestres, veredas e matas ciliares. Algumas espécies mais emblemáticas que podem ser vistas por lá são o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, e aves como a seriema e o papa-moscas-do-campo.
O melhor destino para conhecer o bioma é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com paisagens de tirar o fôlego. São diversas trilhas, cachoeiras impressionantes e mirantes que deixam qualquer um feliz por simplesmente estar ali.
Pará – Alter do Chão (Amazônia)
Um dos maiores e mais importantes biomas do mundo, a Amazônia impressiona pelo gigantismo de suas árvores, principalmente a Sumaúma. A fauna inclui macacos, preguiças, botos-cor-de-rosa, aves como araras e tucanos, e uma enorme diversidade de peixes. As águas dos rios, cristalinas e azul-esverdeadas em certos trechos, tornam a experiência ainda mais especial.
Alter do Chão, no Pará, durante a maré baixa (de agosto a janeiro), revela praias brancas e extensas, oferece o puro suco de água doce para famílias relaxarem à vontade e tem até passeios de barco para ver o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





