O Brasil, além dos destinos turísticos tradicionais, reserva lugares diferentes e pouco explorados como a Cordilheira do Espinhaço em Minas Gerais, a Serra do Roncador no Mato Grosso, Abrolhos na Bahia, o Vale do Catimbau em Pernambuco, a Chapada das Mesas no Maranhão e os Lençóis Piauienses no Piauí, que surpreendem com formações rochosas, biodiversidade marinha e paisagens intocadas. Essas opções oferecem experiências únicas, desde trilhas em parques nacionais até mergulhos em alto mar, ideais para quem busca roteiros de viagem fora do comum no Brasil.
Existem muitos destinos no país amplamente conhecidos por qualquer turista, mesmo que ele ainda nem tenha pisado lá. A maioria pode até já estar saturado, sofrendo com superlotações e preços abusivos.
Porém, como um país de dimensões continentais, o Brasil tem inúmeros destinos diferentes, pouquíssimo explorados até pelos próprios brasileiros! Tem cordilheira, um parque isolado em alto mar e o Portal para Atlântida.
Neste artigo separamos alguns destes lugares para quem sabe, você incluir no seu próximo roteiro de viagem.
Espinhaço – Minas Gerais

Destinos diferentes no Brasil | Cordinheira do Espinhaço | Créditos: Agência Minas Gerais
Você sabia que o Brasil tem uma cordilheira e é a única do país? Pois é. A Cordilheira do Espinhaço, em Minas Gerais, é formada pelo segundo maior conjunto de Montanhas da América Latina e abrange três biomas – Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga).
Cerca de 90% da cordilheira fica em Minas Gerais, enquanto os outros 10% passam pela Chapada Diamantina, na Bahia. Além disso, por lá é possível fazer passeios por cânions, rios, cachoeiras, trilhas nos três parques da região: o Parque Estadual de Grão Mogol, o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional das Sempre-Vivas.
Serra do Roncador – Mato Grosso

Destinos diferentes no Brasil | Serra do Roncador | Créditos: Blog ao Ar Livre
Outro destino de turismo de aventura, para quem curte uma emoção a mais na viagem, a Serra do Roncador não tem esse nome por acaso. O nome é uma referência ao som do vento que rasga as fendas das rochas.
Tomado por biomas como a Amazônia e o cerrado, o local é rodeado de uma cadeia de montanhas que se estende até o Para, e tem sítios arqueológicos, trilhas de baixa dificuldade, piscinas naturais aos pés de cachoeiras e formações rochosas. Por isso, já foi chamado de Portal para Atlântida e acesso para a Terra Oca, uma espécie de cidade intraterrena.
Abrolhos – Bahia

Destinos diferentes no Brasil | Abrolhos | Créditos: Ricardo Frantz por Unsplash
Se você gosta de mergulhos com cilindro, ver naufrágios ou avistar a vida marinha de snorkel, Abrolhos é uma boa opção. Esse destino na Bahia é formado por cinco ilhas e tem uma das biodiversidades mais ricas do Brasil!
Ela é abrigo de espécies únicas no mundo, como o coral-cérebro da Bahia e os chapeirões, além das imensas colunas de corais. É possível fazer diversos passeios bate e volta, mas também passar até três dias em alto mar, em liveaboards com cabines, refeições e atividades de mergulho.
Catimbau – Pernambuco

Destinos diferentes no Brasil | Catimbau | Créditos: SESCPE
Em Buíque, a 290 km de Recife, em Pernambuco, fica o Vale do Catimbau – lugar que parece ter saído daquelas imagens que ilustram muitos Windows.
Com uma área protegida de 62 mil hectares, o Parque Nacional do Catimbau é sua principal atração, com 13 trilhas em formações geomorfológicas e 30 sítios arqueológicos catalogados pelo IPAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Das trilhas – que precisam ter obrigatoriamente um guia! -, a que mais chama a atenção é a Trilha do Santuário, com 7 km (ida e volta), onde o lugar foi usado como lugar sagrado para rituais indígenas.
Chapada das Mesas – Maranhão

Destinos diferentes no Brasil | Chapada das Mesas | Créditos: Guia Viajar Melhor
Passeios pelo rio Tocantins, mirantes naturais com vista para o Morro do Chapéu, trilhas molhadas em meio a cânions, lar do Encanto Azul, local com piscinas naturais de águas impressionantes.
Essa é a Chapada das Mesas, no Maranhão. Uma chapada de platôs em sequência em forma de mesa, que esconde cachoeiras, cânions e formações rochosas milenares. A maior atração é o parque nacional de mesmo nome, que tem 160 mil hectares, que abriga as fortes cachoeiras do Prata e de São Romão.
Lençóis Piauienses – Piauí

Destinos diferentes no Brasil | Cordinheira do Espinhaço | Créditos: Guia Viajar Melhor
O estado do Piauí também tem seus “Lençóis”, um cenário ainda pouco conhecido até mesmo por quem é próximo da região. A apenas oito quilômetros de Parnaíba, saem os passeios de buggy para este local recém-descoberto.
As atividades turísticas só começaram por ali em 2017, por isso, o local é extremamente tranquilo. São 30 km de dunas que poderão ser feito em quadriciclos semiautomáticos.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.