Destino em alta, as Cataratas do Iguaçu confirmaram em 2025 a força do turismo de natureza no Brasil e bateram um recorde histórico de turistas. Uma tendência que tem cada vez mais se consolidado como uma escolha entre os brasileiros.
O Parque Nacional do Iguaçu encerrou o ano com o maior público de sua história, superando marcas pré-pandemia e consolidando o atrativo no cenário global. Em 2025, o parque recebeu mais de 2 milhões de visitantes, atingindo um novo recorde histórico. O número supera o melhor resultado anterior, de 2019, e confirma a retomada definitiva do turismo no destino após período pandêmico.
Do total de visitantes que as Cataratas do Iguaçu receberam em 2025, os turistas brasileiros representaram aproximadamente 55%, enquanto estrangeiros corresponderam a 45%. Os turistas estrangeiros que visitaram o parque eram de mais de 200 nacionalidades. O dado reforça o caráter global das Cataratas do Iguaçu, um dos principais cartões-postais do país.
Perfil internacional reforça alcance global do destino
Entre os visitantes estrangeiros das mais de 200 nacionalidade, a maior procura ficou por conta dos turistas argentinos, O Paraguai foi o segundo país com mais visitantes, seguido pelos Estados Unidos. Em 2025, o parque alcançou o maior número de nacionalidades já registrado em sua história.
Esse desempenho posiciona o atrativo entre os destinos naturais mais visitados do planeta, reforçando sua relevância para o turismo receptivo brasileiro. Além disso, em 2025, o destino foi novamente eleito a principal atração turística do Brasil e da América do Sul pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Best of the Best, o que mostra a excelência na experiência do visitante.
Localizado no coração da Mata Atlântica, o parque é reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. O conjunto de quedas d’água é o maior do mundo em extensão e símbolo da biodiversidade brasileira.
Nos últimos 10 anos, o Parque Nacional do Iguaçu apresentou trajetória consistente de crescimento, interrompida apenas no período mais crítico da pandemia. O novo recorde confirma a consolidação do destino como referência mundial em turismo sustentável e de natureza.
Novas experiências para o turismo
O ano também contou com a ampliação das experiências oferecidas ao público. Entre as novidades, destacam-se a Ciclovia das Cataratas, com mais de 11 quilômetros em meio à floresta, e o Circuito São João, com acesso a cachoeiras.
Além disso, atrações como o Céu das Cataratas, voltado ao astroturismo, e o Bike Iguaçu, serviço de locação de bicicletas, diversificaram o roteiro além da visita tradicional. Todas essas iniciativas integram o projeto conduzido pela Urbia+Cataratas, em parceria com o ICMBio, que prevê investimentos superiores a R$ 600 milhões até 2030.
Atendimento especial e ingressos
Durante períodos de alta demanda, como as férias de verão, o parque opera com horários estendidos para garantir mais conforto aos visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial, com possibilidade de flexibilidade para reagendamento.
Passeios especiais, como Amanhecer, Pôr do Sol e Céu das Cataratas, têm vagas limitadas e exigem reserva antecipada.
Para saber mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





