Com a chegada de julho, cinco cidades brasileiras se destacam por celebrar festas juninas inesquecíveis: Campina Grande, Caruaru, São Luís, Aracaju e Mossoró. Cada destino oferece experiências únicas com shows, danças típicas, gastronomia regional e manifestações culturais que reforçam a riqueza das tradições juninas no país.
Julho se aproxima e com ele chegam as tradicionais – e deliciosas – festas juninas! Difícil encontrar alguém que não goste das comidas, fogueiras, bandeirinhas e de todo o ânimo que uma festa junina pode proporcionar.
Da pipoca estourando aos doces de milho e amendoim, passando pelos hot dogs, canjicas quentinhas e bolos de fubá perfumados, a cada trança no cabelo, pintas nas bochechas e chapéu de palha, essa festa é a cara do Brasil!
E é lógico que uma viagem para conhecer os principais destinos de festas juninas será sempre uma boa pedida. Que tal pular a fogueira com muita arte folclórica no Maranhão ou dançar no meio do maior bloco junino do país no Rio Grande do Norte? Vamos conhecer 5 destinos que vão fazer qualquer viajante exclamar: “quem trem bão, uai”!
Campina Grande, Paraíba
Campina Grande é conhecida como a “Capital do Forró” e abriga “apenas” o maior São João do mundo! A cidade se transforma durante o mês de junho, com programações especiais, cheias de atrações, com shows de grandes artistas, concursos de comida típicas e apresentações de quadrilhas.
O Parque do Povo, coração da festa, reúne barracas e palcos de shows, além de trios de forró. Se possível, não deixe de fazer o “Trem do Forró”, que é uma atração turística e típica do São João da cidade. Ele consiste em um passeio de trem temático que leva os passageiros até o distrito de Galante, um dos polos mais tradicionais da festa junina.
Durante o trajeto, que dura cerca de duas horas (ida), os vagões são transformados em verdadeiros arraiais móveis, com decoração típica, trios de forró pé-de-serra tocando ao vivo, e muita animação com dança, comidas típicas e personagens caracterizados como matuto.
Caruaru, Pernambuco
É no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga que grandes nomes da música nordestina se apresentam durante as festas juninas de Caruaru. Além de curtir as quadrilhas, aproveite para explorar a gastronomia e experimente pratos como o sarapatel, a canjica e o bolo de milho, muito tradicionais por lá.
Há também alguns polos culturais espalhados pela cidade que oferecem desde forró pé-de-serra até apresentações de teatro e literatura de cordel. Uma das tradições mais curiosas é o desfile dos bacamarteiros, grupos vestidos a caráter que desfilam pelas ruas disparando suas armas típicas, simbolizando proteção e prosperidade.
São Luís, Maranhão
No São João de São Luís, os arraiais no Centro Histórico e em bairros como Cohatrac e Ipem apresentam uma variedade folclórica incrível. O Bumba Meu Boi, celebrado em dezenas deles, conta com apresentações que unem música, teatro, dança e fantasia em espetáculos. Cada boi tem “torcidas” apaixonadas, e acompanhar o cortejo de grupos rivais é uma experiência emocionante. Dá até para visitar os barracões dos grupos para ver a produção dos trajes bordados à mão.
Outra tradição inesquecível da época junina no Maranhão, é o batizado dos bois, cerimônia simbólica e religiosa, sempre acompanhada por tambores e cantos. Entre um arraial e outro, não deixe de experimentar as delícias da região como o mingau de milho verde, bolo de tapioca, arroz de cuxá, juçara com camarão e a torta de camarão.
Aracaju, Sergipe
Os casarões coloniais do centro histórico de Aracaju se transformam em grandes arraiais decoradas com bandeirinhas e viram palcos das tradicionais quadrilhas de Sergipe. Uma tradição bem divertida por lá são os concursos de rainha do milho e rei do amendoim, além das barracas temáticas que oferecem comidas típicas enquanto tocam bandas de forró.
Mas se você quer um passeio diferente e inusitado, vale experimentar o Barco do Forró, que navega com um trio pé-de-serra ao vivo, muitas bandeirinhas decorativas e dançarinos que animam o pôr do sol ao som de Luiz Gonzaga.
Mossoró, Rio Grande do Norte
O Mossoró Cidade Junina é uma das maiores festas do Rio Grande do Norte e uma das mais tradicionais do país. No espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, uma peça teatral ao ar livre narra a resistência da cidade ao ataque de Lampião com cenografia, pirotecnia e muita emoção popular.
Outra atração junina imperdível é o “Pingo da Mei Dia”, arrastão de forró que arranca multidões às ruas ao meio-dia, com trios elétricos e muito xote, xaxado e baião. Durante a festa, é comum ver competições de carroças decoradas, onde moradores transformam veículos simples em verdadeiros palcos móveis de cultura!
Nas barracas, os destaques são as receitas de milho e o tradicional arroz doce com canela. Hummm!
Você já esteve em alguma dessas cidades para curtir suas festas juninas? Nos conte nos comentários como foi a experiência ou indique outros lugares para visitar 🙂
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





