Delta Air Lines se une à Maeve Aerospace para desenvolver o MAEVE Jet, aeronave híbrida elétrica regional que promete reduzir até 40% o consumo de combustível e avançar a aviação sustentável.
A Delta Air Lines firmou uma parceria com a Maeve Aerospace para acelerar o desenvolvimento do MAEVE Jet, uma aeronave híbrida elétrica voltada para voos regionais. O projeto promete reduzir em até 40% o consumo de combustível em comparação com aeronaves regionais convencionais, utilizando combustível fóssil tradicional, com potencial de cortes adicionais de emissões quando operado com combustível de aviação sustentável (SAF).
Segundo Delta, a iniciativa faz parte de sua campanha para identificar soluções alternativas mais eficientes, reduzir custos com combustível, melhorar a experiência do passageiro e alcançar emissões líquidas zero até 2050.
MAEVE Jet: inovação em voos regionais
O MAEVE Jet propõe um conceito inédito para aeronaves regionais: combinar a economia e conforto de um narrow-body em operações de curta distância. Com assentos cinco a cinco em fileira única, o modelo busca oferecer uma experiência de voo mais confortável e eficiente.
Martin Nuesseler, Chief Technology Officer da Maeve Aerospace, destacou:
“É um privilégio ter a Delta como parceira no desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores. A expertise da companhia em inovação de frota e seu compromisso com a sustentabilidade na aviação são incomparáveis. Estamos orgulhosos de trabalhar juntos para adaptar o MAEVE Jet ao mercado dos Estados Unidos.”
A aeronave híbrida permite assistência elétrica no baixo nível de altitude, otimizando a eficiência da planta motora e das asas, além de facilitar a integração de sistemas elétricos mais avançados.
Delta contribui com experiência operacional
Como parceira global da Maeve na América do Norte, a Delta fornecerá conhecimento operacional e expertise em frota, ajudando a tornar o MAEVE Jet comercialmente viável. Kristen Bojko, Vice-Presidente de Frota da Delta, reforçou a importância da colaboração:
“Estamos orgulhosos de colaborar com a Maeve para moldar o próximo capítulo da aviação regional e acelerar o progresso rumo a um futuro mais sustentável. Buscamos soluções que avancem o design de aeronaves, aumentem a eficiência operacional, elevem a experiência de passageiros e funcionários, e reduzam emissões, sempre com foco em segurança.”
O MAEVE Jet será compatível com combustível convencional e SAF, oferecendo flexibilidade operacional e contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa.
Sustentabilidade integrada à operação
O projeto da Maeve se soma a outras iniciativas da Delta dentro do Sustainable Skies Lab, laboratório da companhia dedicado a soluções inovadoras de aviação sustentável. Entre os parceiros do laboratório estão JetZero, com aeronaves de fuselagem em asa blended wing; Joby, oferecendo transporte aéreo de curta distância; e os fabricantes Airbus e Boeing, focados em designs aerodinâmicos avançados.
Além do MAEVE Jet, a Delta também colabora com a Green Taxi Aerospace, desenvolvendo tecnologia de taxiamento elétrico para reduzir combustível, custos operacionais, tempo de taxi e emissões nos aeroportos. Segundo a companhia, essa iniciativa complementa esforços mais amplos, incluindo uso de SAF, otimização de operações e redução de peso a bordo, dentro de uma estratégia que combina “o que voamos, como voamos e o combustível que usamos”.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Delta Air Lines, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





