Quando vamos voltar a viajar? Depois das promoções da Hurb, esse tem sido o tema mais frequente em nossos grupos de WhatsApp. Inclusive, fizemos até uma live com o grande Túlio para discutir o assunto, mas … e aí .. quando vamos voltar a viajar?
Infelizmente, no cenário atual é impossível precisar uma data de quando poderemos voltar a circular livremente, seja em nossas cidades, países ou no exterior. Alguns, e eu me incluo nesse grupo, se arriscam a dizer que no segundo semestre teremos alguma normalidade.
Todavia, voltar a viajar requer mais que simplesmente existir um voo que nos leve de A a B. A qualidade da viagem, principalmente se for de férias, é igualmente importante. Sendo assim, mesmo que exista a possibilidade de viajar é preciso levar alguns outros fatores em consideração.
Restrição de circulação nos países de destino
Embora atividades industriais e comerciais voltem a acontecer, é preciso se informar sobre a circulação não essencial de pessoas. Turismo urbano muitas vezes significa aglomeração de pessoas e isso poderá estar proibido no seu país de destino.
Além disso, seria prazeroso estar em um país que acaba de sair de uma crise séria de covid-19?
Restrições quanto ao país de origem
O seu país de origem ou os quais você passou também poderão ter um impacto na viagem. Na tentativa de controlar as infecções em seus territórios, governantes poderão olhar o quão bem (ou não) outros países estão controlando as infecções pelo covid-19.
Numa atitude radical, a entrada de visitantes de determinados países (ou que passaram por certos países) pode ser proibida. Inclusive, a Bia já escreveu sobre isso neste post.
A qualidade do voo
Por último, eu gostaria de discutir um ponto bem subjetivo que pode ser relevante para muitos que, assim como eu, vêem o voo como parte das férias. Para minimizar o contato humano, as empresas têm simplificado imensamente o serviço de bordo.
Por exemplo, todos os lounges da British Airways no Aeroporto de Heathrow em Londres estão fechados. O serviço de bordo na maioria dos voos consiste em um sanduíche e uma garrafa de água – independente da cabine que a pessoa estiver viajando.
É justamente nesse ponto que quero tocar, imagine que você conseguiu uma ótima emissão de passagem com suas milhas ou pontos para voar executiva ou primeira classe. Mas quando você chegar a bordo, tudo o que será oferecido não passará de um sanduíche e água!
Antes de cancelar um voo para São Paulo que eu deveria ter feito no fim de março, eu recebi um email da KLM informando que o serviço de bordo seria simplificado e eu receberia apenas um sanduíche e refrigerantes. Estamos falando de um voo diurno de 11h!
A nota dizia ainda que eu poderia trazer meus lanches, mas a tripulação não poderia aquecê-los para mim.
Algumas Palavras
Retornando à pergunta inicial de quando vamos voltar a viajar, a resposta não depende apenas da retomada dos voos. Acho que caberá a cada um de nós avaliar a situação baseado na empresa aérea e destino escolhido.
Por último, se você ainda não o faz, siga-nos no nosso Instagram para poder participar de lives futuras (pontoseviagensoficial) e caso queira, escreva para info@pontoseviagens.com e te adicionaremos em nossos grupos de WhatsApp.