Copenhague, capital da Dinamarca, implantou ação para premiar turistas que participam de ações sustentáveis, que incluem também longas estadias e locomoção por bicicletas. Entre os prêmios estão refeições, tours e entradas de museus.
Pelo segundo ano consecutivo, Copenhague implantou durante o verão o CopenPay, um sistema de recompensa para turistas que participam de ações sustentáveis.
De acordo com o Wonderful Copenhagen, escritório oficial de turismo, a iniciativa deu tão certo em 2024 que, neste ano, ela mais que triplicou – agora, são 100 atrações turísticas participantes.
“Em vez de atrair mais turistas para a cidade, o objetivo do CopenPay é incentivar nossos visitantes e conscientizá-los sobre as escolhas que fazemos quando viajamos – explorando Copenhague de forma mais consciente e sendo recompensados com experiências únicas”, afirma Søren Tegen Pedersen, CEO da Wonderful Copenhagen.
Os organizadores do CopenPay consideram que o maior impacto climático do turismo tem origem no transporte. Por isso, viajantes que chegam de trem e carro elétrico ganham recompensas como aluguel de bicicletas, aulas de ioga e refeições.
Também há vantagens para quem reservar hotéis por mais de quatro dias – Pedersen explica que o objetivo é fazer com que os turistas viajem menos e permaneçam mais tempo na cidade.
“O turismo precisa deixar de ser um fardo ambiental para se tornar uma força de mudança positiva. Felizmente há uma grande disposição entre os turistas em contribuir positivamente para os destinos que visitam”, complementa o CEO da Wonderful Copenhagen.
O escritório cita pesquisa da Booking.com que indica que sete em cada dez viajantes desejam deixar um destino melhor do que o encontraram.

Refeições são oferecidas como recompensa a turistas (Crédito: VisitCopenhagen)
Tome Nota
Na edição 2025, a CopenPay começou em 17 de junho e vai até 17 de agosto.
Para participar, basta entrar no site e verificar as atrações participantes e as ações necessárias: www.CopenPay.com.
Alguns exemplos:
- Quem ajudar a comunidade Frederiksberg a limpar o jardim pode ganhar desconto de 50% no almoço do Copenhagen Pier Bar no Copenhagen Marriott Hotel.
- Quem chegar de transporte público ou de biciclete à cervejaria Bryggeriet Apollo ganha uma cerveja ou refrigente ao pedir uma refeição.
- Quem chegar de metrô ou de bicicleta ao rooftop Frodes Folkehus ganha um café orgânico.
Também participam do programa o Museu Nacional, o Castelo Kronborg em Elsinore, o The Urban Garden e a Galeria Nacional, além do passeio de GoBoat e do serviço de aluguel de bicicletas Donkey Republic. Quem chega de carro elétrico tem vantagens na recarga.
A região de Copenhague tem cerca de 1,9 milhão de habitantes e 750 mil bicicletas (cinco vezes mais que carros). São 382 km de ciclovias.
A cidade já tem uma preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade – mais de 70% da eletricidade é de energia renovável e os canais são limpos o suficiente para nadar.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.



